terça-feira, 29 de novembro de 2011

NÃO PERCA ESTE SENSACIONAL EVENTO   !!!  CURTA, LEVE SUA FAMÍLIA  E VIVA MOMENTOS DE MUITA ALEGRIA..... A  FESTA  É  SUA !!!!!!



 

Real Moitense perde a segunda na Taça do Brasil





Orlândia (SP) - O Carlos Barbosa conseguiu sua segunda vitória consecutiva na disputa da Divisão Especial da Taça Brasil Correios Masculina de Clubes, categoria adulta. Jogando na tarde desta terça-feira (29/11), em Orlândia, interior paulista, os gaúchos venceram o Moita Bonita-SE pelo placar de 8 a 0.

Com o resultado o clube da região serrana do Rio Grande do Sul conquistou mais três pontos na disputa da chave B da competição, ficando na liderança da chave de forma isolada.O Moita Bonita, que vinha de derrota na estreia, permaneceu sem somar pontos até o momento.

A partida foi muito equilibrada em seu início. Com muita marcação, o Moita Bonita não permitia que o Carlos Barbosa encontrasse facilidade para buscar jogadas ofensivas. Por outro lado, o time sergipano buscava se aproveitar nos contra ataques.

Mas, aos poucos, o Carlos Barbosa foi se organizando no ataque e pressionando mais em busca do gol, que acabou chegando quando Sinoê recebeu passe agudo no meio da área e bateu de primeira, fora do alcance do goleiro Erik.

A partir do primeiro gol o time do Moita Bonita, que estava atuando bem, caiu muito de produção. Se aproveitando deste momento, o Carlos Barbosa passou a atacar na base da pressão para abrir boa vantagem.

O resultado foi que o clube ainda marcou mais três vezes na primeira etapa, por meio de Flávio e de Marcênio, em duas oportunidades, encerrando o placar momentaneamente. Na segunda etapa o clube gaúcho se manteve ofensivo e seguiu marcando gols.

O quinto tento saiu dos pés de Sinôe e o sexto, em jogada de Daniel Japonês. No final, Kevin e Marcênio completaram o placar. “O importante hoje foi que vencemos e abrimos boa vantagem de gols, diante de um adversário que a Krona, por exemplo, marcou menos tentos. Agora é só pensar nos dois jogos decisivos que teremos pela frente”, disse Rennan, goleiro da ACBF.

Equipe de recuperação asfáltica atua em vários pontos de Socorro

 
Nesta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou mais uma frente de trabalho relativa à operação tapa buraco, distribuída em diversos pontos do município. O serviço que é executado pela equipe de Recapeamento Asfáltico visa a recuperação de trechos danificados, possibilitando aos motoristas e pedestres um deslocamento seguro e confortável.

Pela manhã, a equipe trabalhou na Rua 84/79, no conjunto Marcos Freire II. No turno da tarde, os serviços foram deslocados para as avenidas localizadas no Eixo F e D, no Distrito Industrial de Socorro – DIS -, em seguida foram para a Avenida Antonio Valadão, do Porto Grande. A ação tem como objetivo recuperar o pavimento danificado por conta da ação do tempo.

O trabalho de recuperação asfáltica é executado por uma equipe composta de cinco profissionais, que conta com o apoio de caminhão para transporte da massa asfáltica e máquina rolo que efetua a compactação do asfalto ao solo.

Para solicitar o serviço de recuperação de ruas e avenidas basta ligar para a Secretaria de Obras, através do telefone: (79) 3256-5l29 e 9811-0092, das 8h às 14h, e agendar o pedido, ou através do e-mail: obras@socorro.se.gov.br.

Segurança

De acordo com o secretário de Obras, Eliel Felipe, o serviço de tapa buraco faz parte das ações realizadas pela Prefeitura de Socorro para recuperar o pavimento danificado. "Esse é um serviço pontual que atende pedidos da população e o planejamento do setor, que trabalha conforme o material, de massa asfáltica que é disponibilizada. Lembrando que em períodos chuvosos o serviço garante as condições adequadas ao tráfego e ao deslocamento seguro dos cidadãos", destaca o secretário.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atletas recebem premiação na 15ª edição da Corrida Rústica de Socorro

 
 
Foi entregue na noite do sábado, dia 26, no conjunto João Alves, a premiação para os atletas melhor colocados na 15ª edição da Corrida Rústica de Nossa Senhora do Socorro. Receberam medalhas e troféus os cinco primeiros colocados na categoria geral, os sete primeiros colocados em categorias individuais e as duas primeiras equipes. O prefeito Fábio Henrique, o vice-prefeito Job Carvalho e o secretário de Esportes, Roberto Wagner, conhecido como Betinho, marcaram presença na entrega dos prêmios.

Neste ano, o evento apresentou novidades, como a mudança no percurso e no horário do evento, o que contou com a aprovação de grande parte dos atletas. O número de inscritos também foi superior à edição passada, totalizando 300 pessoas, 50 a mais do que em 2010. Segundo o secretário de Esportes, Betinho, as modificações proporcionaram uma melhor estruturação da corrida, tanto para os atletas quanto para o público. “Foi um sucesso. Em virtude de ter um percurso melhor, com saída em frente ao Shopping Prêmio e chegada no João Alves, onde a população pôde prestigiar os atletas. E a questão do horário, por exigir menos desgaste dos participantes”, explica.

O secretário enfatiza que o evento foi possível graças ao apoio de parceiros, como a SMTT, o SAU, a Secretaria de Comunicação e toda equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, principalmente ao coordenador Cláudio Francisco Brito. “Tivemos também a total aprovação do prefeito Fábio Henrique, que está sempre preocupado em incentivar o esporte em nosso município”, destaca Betinho.

Durante a entrega da premiação, o prefeito Fábio Henrique agradeceu a presença e participação de todos, em especial a duas pessoas que chamaram bastante atenção na corrida: dona Maria Lúcia Moura, de 90 anos, que completou todo o percurso ao lado de seus filhos, e Messias, que fez toda a prova com uma boneca amarrada às costas.

“Quero agradecer ao meu amigo Messias, que é do município de Propriá e já participou de diversas maratonas em todo o país, como a São Silvestre, e hoje veio trazer um pouco de alegria para os socorrenses com a companhia de sua boneca Maria Jeovina”, destaca o prefeito.

Para dona Maria Lúcia Moura é uma alegria poder completar o percurso. “Estou muito bem e feliz”, diz, indicando estar participando da sua primeira corrida. A idosa ainda contou com o apoio dos dois filhos, Valdelino e Gilton, que a acompanharam durante a prova.

Todos os atletas que completaram o percurso receberam uma medalha por participação. Para Adriana Santos, primeira mulher a cruzar a linha de chegada, é gratificante ver um resultado positivo após muito treino. “Estou muito feliz. Quero agradecer a Deus e ao meu professor, que vem trabalhando essa parte comigo. Meus resultados vêm melhorando a cada competição e isso me alegra muito. Toda organização está de parabéns”, indica, revelando que gostou da mudança do horário do evento.

Confira a classificação geral:

Masculino
1º José Nilson de Jesus
2º Alan Bezerra de Oliveira
3º Garcez Freitas Santos
4º Cosme Gomes Santana
5º José Carlos da Silva Santos

Feminino
1º Adriana Santos Lopes
2º Luciene Holanda Andrade
3º Ingrid Santos
4º Cristiane de Jesus Menezes
5º Sandra Regina

Equipe
1º Pé no Chão
2º Pé de Bala

domingo, 27 de novembro de 2011

Lampião nunca foi santo... nem gay, diz história

 Escrito por Xico Sá 

Lampião, símbolo do macho-jurubeba por excelência, teria sido gay.
Macho-jurubeba é o macho de raiz, o macho roots, como classifico na minha crônica de costumes.
Não quero defendê-lo de nada, até porque ser gay não é uma acusação. Cada um cada dois e isso é lindo.
A trajetória do bandoleiro, no entanto, não bate, segundo os relatos dos principais historiadores do cangaço, com a dita homoafetividade do cabra.
O eterno retorno da polêmica se deu agora com a proibição do livro “Lampião –o Mata Sete” , do juiz aposentado Pedro de Morais, de Aracaju -tudo começou, porém, com o antropólogo Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia, ainda nos anos 1990.
A justiça sergipana vetou, a pedido da família de Virgolino Ferreira da Silva (1897-38), o lançamento. A alegação: a honra do rei dos cangaceiros.
Se foi herói ou bandido, na visão dos parentes, é um debate histórico interminável. A suposta homossexualidade, no entanto, seria um crime contra a sua imagem.
Na visão do autor do livro proibido o bando era uma festa. Lampião mantinha um caso com o cangaceiro Pedro Mendes, que, por seu turno, transava com Maria Bonita.
Proibir a circulação de um livro é sempre um absurdo. Sou contra.
Quanto à homoafetividade... Não é o que parece, não convence.
Ouvi e reouvi pesquisadores como Frederico Pernambuco de Melo (“Guerreiros do Sol”) e Amaury Corrêa de Araújo (“Lampião: as Mulheres e o Cangaço) sobre o tema.
Eles sabem quase tudo sobre Virgolino. Além de estudos por décadas, conviveram e entrevistaram a maioria dos cabras e fêmeas do bando.
Talvez o pioneirismo de Lampião em certos usos e costumes deixe no ar a sugestão de que era gay.
Era difícil para um sertanejo da caatinga entender que um bandoleiro bordasse as suas indumentárias e apreciasse o perfume francês  Fleur d´Amour, como vemos no filme  “Baile Perfumado” (1997), dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas.
Outro grande tabu que o facínora quebrou foi o de aceitar moças no bando, até então era proibido no cangaço. A entrada de Maria Bonita liberou geral para todos.
A desconfiança da maioria era que a chegada das fêmeas fragilizasse o grupo. Isso não aconteceu.
O melhor dessa história é a forma como Maria amoleceu o coração lampirônico no momento em que o seguiu:
"Como é, quer me levar ou quer que eu lhe acompanhe?", sapecou a baiana de 19 anos -casada com outro à época-, deixando Virgolino , acossado, apaixonado, derretido, sem saída.

Secretaria de Saúde de Socorro realiza mutirão de cirurgias de catarata

 
 
Cerca de 100 socorrenses estiveram na manhã deste sábado, dia 26, no Hospital de Olhos Rollemberg Gois, situado na rua Lagarto, em Aracaju, para participarem de uma cirurgia de catarata. A ação é fruto de uma parceria entre os governos estadual e municipal com o Instituto Oftalmológico de Sergipe - Iose. O prefeito Fábio Henrique e o secretário de Saúde, Saulo Eloy, estiveram presentes acompanhando o atendimento aos pacientes.

Logo cedo, as pessoas com problemas de catarata foram chegando ao hospital para realizar o cadastramento e passar por procedimentos pré-operatórios. Um dos primeiros pacientes foi Afonso Vieira Gomes, de 60 anos, que reside no Parque dos Faróis. "Tem cerca de quatro anos que estou com esse problema na vista e agora tenho a oportunidade de fazer essa cirurgia. Estou muito feliz", afirma, confiante no procedimento.

Dona Benedita Barreto Santos, de 75 anos, moradora da Tabocas, em Nossa Senhora do Socorro, também estava muito contente pela cirurgia. "Eu já não consigo enxergar direito as pessoas e estava com a vista embaçada há uns oito anos, mas agora, com fé em Deus, tudo vai melhorar", declara. Para a nora de Benedita, Lindaci Silva, essa ação da prefeitura é muito positiva. "Ela já reclamava disso há muito tempo, mas agora vai melhorar", diz.

O secretário de Saúde, Saulo Eloy, enfatiza que o cuidado com os pacientes tem sido uma marca da administração Fábio Henrique, e, por isso, para este sábado, dia 26, a prefeitura, através da Secretaria da Saúde, disponibilizou uma grande estrutura para os socorrenses. "Há uma equipe técnica acompanhando os pacientes, disponibilizamos lanche e transporte para o retorno ao município. A nossa preocupação é com o bem estar do nosso povo", aponta.

Saulo enfatiza que Socorro se destaca em relação a todo o cuidado pré-operatório disponibilizado aos pacientes. "Nossa equipe realizou o cadastro de todas as pessoas que tinham problema de catarata no município. Posteriormente, elas passaram por uma triagem e por exames gratuitos. Essa parceria foi de extrema importância, pois o gasto com uma cirurgia desse tipo chega a R$ 6 mil", indica o secretário.

De acordo com ele, ações dessa natureza não vão parar por aqui. "Temos uma grande preocupação com a saúde no município de Nossa Senhora do Socorro. Desde que assumiu, Fábio Henrique tem proporcionado uma atenção especial a esta pasta, realizando diversos benefícios para a população, a exemplo do tratamento gratuito a pessoas com glaucoma, que já chega a três mil pessoas. É realmente uma revolução na saúde do município", finaliza.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O centenário de Mário Lago


Mário Lago nasceu no bairro da Lapa, berço da boemia carioca, no dia 26 de novembro de 1911. Viveu a época de ouro do samba e do florescimento da cultura popular brasileira no início do século XX. Foi ator, escritor, jornalista, compositor, dramaturgo, poeta e militante político. Um homem de vários atos.

Teatro e Televisão

Ao mesmo tempo em que se dedicava à música e ao rádio, Mário Lago também assumiu sua vocação de artista popular ao escrever para o teatro de revista. De acordo com a historiadora Monica Velloso, as peças de Mário eram consideradas "popularescas" e de "baixo nível" por causa do seu conteúdo cômico e improvisado, em uma época em que a rígida crítica teatral distinguia o teatro "sério e erudito" do teatro "baixo e popular". Mário escreveu cerca de 40 peças entre os anos 1930 e 1970. Na década de 1960, ele levou suas experiências no teatro e no rádio para a televisão.

Sua estreia ocorreu em 1963, na série "Nuvem de Fogo" em 1966, Mário Lago fez sua primeira novela, "Sheik de Agadir" da Rede Globo. Entre novelas, séries e minisséries, Mário participou de mais de 90 produções para TV. Sua última atuação foi na novela "O Clone", da TV Globo em 2001.

Música

Oriundo de uma família de músicos, Mário Lago teve contato com a música ainda na infância, durante as aulas de piano com Lucília Villa-Lobos. Mas na adolescência, abandonou os instrumentos clássicos para se dedicar ao samba. Assim como Noel Rosa, Ari Barroso e João de Barro, Mário faria parte de um grupo de jovens de classe média do Rio de Janeiro a formar parcerias com músicos populares. Entre as décadas de 1920 e 1930, passou a compor sambas e marchinhas de carnaval, como "Aurora" e "Ai, que saudades da Amélia", famosas até hoje.

Segundo Monica Velloso, autora da biografia "Mário Lago: boemia e política", Mário costumava dizer que se inspirava na vida, na boemia e na sua amizade com as prostitutas, verdadeiras contadoras de histórias. As prostitutas representavam a arte "de saber viver a vida". A partir da década de 1940, o jovem músico começou a trabalhar como ator e produtor de rádio. Foi roteirista da radionovela "Presídio de Mulheres", sucesso de audiência da Rádio Nacional na década de 1950.

Cinema

Além do rádio, do teatro e da TV, Mário Lago também se aventurou no cinema, atuando e escrevendo em várias produções entre as décadas de 190 e 1980. Apesar do currículo extenso nas telonas, o cinema não era uma das suas áreas preferidas. Conta a historiadora Monica Velloso: "Em uma de nossas entrevistas para a biografia, Mário disse certa vez que gostava mais de fazer TV, pois cinema tinha ritmo muito lento. Além de atuar, outra grande paixão dele era a música."

Mário Lago atuou em filmes como "Terra em Transe", de Glauber Rocha (1967), "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade (1966) e "São Bernardo", de Leon Hirszman (1972).

Literatura

Mário Lago gostava de dedicar parte do seu tempo à literatura. O primeiro livro, "O Povo Escreve a História nas Paredes", de 1948, reunia poemas de cunho político e histórico. Durante a vida, Mário escreveria outros 11 livros, a maioria como tema principal a memória. "O Mário não se limitava a contar as próprias lembranças. Ele gostava de escrever sobre as memórias do seu país e da sua cidade, o Rio de Janeiro". revela Monica Velloso.

Atuação Política

Além da arte, Mário Lago vivia em intensa atividade política. Durante a época da faculdade, na década de 1930 (ele se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão) aproximou-se do Partido Comunista.

Em 1957, chegou a viajar para a União Soviética a convite da Rádio Moscou. No entanto, esse vínculo lhe rendeu algumas prisões durante o governo de Getúlio Vargas e na ditadura militar. 
Mário "sobreviveu" a duas ditaduras porque ele 'interpretava' o tempo todo. "Ele contava que, graças as suas habilidades artísticas, era bem sucedido nos interrogatórios promovidos pelos militares. Foi o seu talento de ator e sua rapidez ao responder as perguntas que o salvaram dos momentos difíceis", revelou.  Mário Lago atuou em várias campanhas políticas, como as Diretas Já. Com a volta da democracia no fim da década de 1980, passou a apoiar o PT nas eleições.

Blog do Deni Menezes destaca morte de Carlos Rodrigues

CARLOS RODRIGUES DEIXA SAUDADE



Com a morte de Carlos Rodrigues, 64 anos, diretor de esportes da Rádio Liberdade 930 AM, de Aracaju, o rádio sergipano está triste. Ele atuou durante mais de 50 anos em diversos órgãos de comunicação do estado, sempre com presença marcante pela qualidade do  trabalho sério e competente. Foi também presidente da Associação de Cronistas Desportivos de Sergipe e era aposentado da Petrobras, onde também se notabilizou pela correção, um dos traços marcantes da sua personalidade.
Fernando Pereira, comentarista da Rádio Cultura, diz que o rádio esportivo sergipano ganhou impulso com as atuações de Carlos Rodrigues: “Ele deixou a marca de um trabalho que ficará como exemplo, inclusive para os mais jovens”. Outro colega que lamenta muito a morte de Carlos Rodrigues é Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe: “Foi uma figura que marcou érpoca na crônica esportiva do nosso estado, acreditado, principalmente, pela qualidade profissional”.

Iluminação na rodovia das indústrias entra em nova etapa

 
 
A implantação da extensão da rede de iluminação pública na Rodovia das Indústrias, em Nossa Senhora do Socorro, já finalizou a colocação dos 300 postes. Esta semana, os trabalhos iniciaram uma nova etapa, a implantação dos cabos e conectores para fornecimento de energia elétrica. A obra é resultante da parceria da Prefeitura de Socorro com o Governo de Sergipe.

Iniciada na segunda quinzena de setembro, a obra contempla uma área de cerca de nove quilômetros, da rótula Chapéu de Couro, na Sede, até o final da rodovia, no Distrito Industrial de Socorro – DIS -, localizado no Complexo Taiçoca.

O serviço atende solicitação dos moradores da região e os empresários do DIS que utilizam a rodovia estadual para receber matéria prima e para o escoamento da produção. Outro aspecto importante da obra é a valorização das propriedades situadas às margens da rodovia.

Histórico

A obra de implantação na nova iluminação na rodovia de acesso ao DIS é resultante de uma solicitação feita pelo prefeito Fábio Henrique ao governador Marcelo Déda. O serviço contratado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura é executado pela empresa Heplim Construções.

Investimentos

A atual gestão é responsável por um projeto inovador de iluminação pública em Nossa Senhora do Socorro. Com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, a prefeitura contratou os serviços de implantação e manutenção da iluminação pública nos principais anéis viários dos conjuntos residenciais e povoados do município. Os serviços são executados pela empresa Energisa, através de contratos firmados com a prefeitura.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obra de calçamento em via pública é concluída

 
 
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, finalizou a obra de pavimentação da Rua Cedro de São João, antiga Rua 1, no conjunto João Alves, no Complexo Taiçoca. A obra que beneficia moradores da comunidade foi executada com recursos próprios do município e trabalhadores do Serviço de Manutenção da secretaria.

De acordo com o secretário de Obras, Eliel Felipe, a intervenção atende demandas da comunidade. "Em atendimento às solicitações dos moradores da comunidade, a Prefeitura de Socorro finalizou essa importante obra de infraestrutura. Em breve, essas ruas menores do município, sem pavimentação, serão todas calçadas pelas nossas equipes. Socorro passa por uma grande transformação na paisagem urbanística”, destaca o secretário.

Na via foram executados serviços de implantação de 30 metros de calçamento em paralelepípedo, num trecho da via pública que dá acesso a Avenida Governador Sebastião Celso de Carvalho, em frente ao Shopping Prêmio, no conjunto Marcos Freire I. Além da pavimentação, a Prefeitura também implantou quatro postes, equipado com braços de ferro de três metros e luminárias de 250 watts.

Compromisso

As obras na comunidade do João Alves refletem o compromisso da administração municipal com os moradores da região. As ações executadas em Socorro visam assegurar a melhoria na qualidade de vida da população. Para isso, além das obras da Rua Cedro de São João, a gestão investe em outras construções e serviços urbanos, realizados diariamente, a exemplo de limpeza pública, recuperação da drenagem e operação tapa buraco.

Mais obras

Os investimentos no conjunto João Alves também contam com a execução de obras de drenagem e pavimentação de 11 ruas no Siri III que estão em fase de conclusão. O conjunto já foi beneficiado com a implantação da nova iluminação do anel viário do residencial, passando pelo Mutirão.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CBF define Vasco x Flamengo para o Engenhão; Flu x Bota pode ser em Volta Redonda



O efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do Vasco encerrou a novela envolvendo o local do clássico entre Vasco e Flamengo na última rodada, no dia 4 de dezembro. Com a liberação do clássico para o Rio de Janeiro, a CBF definiu que a partida será realizada no Engenhão. Mesmo sem anunciar oficialmente em seu site, a entidade máxima do futebol brasileiro já comunicou informalmente a decisão aos clubes envolvidos.
Com isso, o jogo entre Botafogo e Fluminense, marcado inicialmente para o mesmo local, deverá ser confirmado para o estádio da Cidadania, localizado na cidade de Volta Redonda. A confederação gostaria de aguardar o desdobramento da rodada do fim de semana para confirmar a decisão de marcar o jogo mais importante para o Engenhão, mas em função do Estatuto do Torcedor, que exige que o local seja definido até 10 dias antes do jogo, optou por "privilegiar" a disputa entre Vasco e Flamengo.
Com o Botafogo longe da disputa do título e o Fluminense garantido matematicamente na Taça Libertadores, a CBF entendeu que o jogo entre o cruzmaltino e rubro-negro teria uma maior importância para o resultado final do Campeonato Brasileiro.
Mesmo sem uma decisão oficial anunciada pela CBF, o diretor de futebol rubro-negro, Luiz Augusto Veloso, revela que o clube da Gávea já esperava este tipo de definição e acredita que o fator da segurança influenciou na marcação do "Clássico dos Milhões" para o Engenhão.
"É claro que oficialmente ainda não fomos comunicados, mas esta decisão era o que esperávamos desde o início. Creio que a questão da segurança pesou muito nesse aspecto de mudança de local entre os jogos", salientou o dirigente do Flamengo.

Mães participam de palestra sobre drogas



Com o intuito de orientar as mães de usuários do Centro de Atenção Psicossocial São Domingos Sávio – Caps Infanto-Juvenil –, situado no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, sobre drogas, foi iniciada na terça-feira um ciclo de palestras. A ação foi dividida em duas etapas, terça e quinta-feira, quando serão passadas informações e orientações à comunidade em relação ao uso de entorpecentes.

Segundo a autora do projeto “Conversando sobre drogas: um diálogo necessário”, Apoliana Francisca Santos Vieira, que é estagiária de Serviço Social na unidade, o objetivo é que as mães conheçam mais sobre as drogas, como se pode reconhecer que um adolescente está usando entorpecente, seja ele seu próprio filho ou um parente, e saber como funciona o tratamento no Caps. “Dividimos em dois momentos: hoje com as mães, que serve para orientá-las sobre o assunto e ainda oferecer um dia de descontração para elas, através de dinâmicas voltadas para a auto-estima”, explica.

Na quinta-feira será a vez dos adolescentes participarem de uma palestra com um policial militar que integra o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – e do vice-prefeito de Socorro e médico, Job Carvalho. “É preciso que eles também possam entender os perigos da droga. Para isso, produzimos uma peça, que será apresentada na quinta-feira”, conta.

A dona de casa Genilza dos Santos, de 33 anos, mostrou-se muito interessada na palestra oferecida pela unidade. “Tenho um filho de onze anos e sei que temos que saber sempre como detectar que uma pessoa está envolvida com droga, que está destruindo muitas famílias”, diz. Ela enfatiza que através das palestras recebe orientações sobre o que fazer nesses casos. “Na minha família, graças a Deus, não há ninguém com problemas com drogas, mas a gente vê muitos casos com conhecidos e conhecendo mais sobre as drogas a gente sabe quem procurar”, indica.

Outra palestrante foi a assistente social Edilma Santos Nascimento, que fez um apanhado sobre o que é o Caps Infanto-Juvenil e que tipos de tratamentos são ofertados na unidade. “Esse é o 2º Caps Infantil do Estado. Só tem em Aracaju e Socorro e já estamos trabalhando quase no limite de pacientes por dia. A gente está atendendo transtornos graves, crianças com retardos graves, altistas, entre outros”, explica, passando às mães todo o trabalho desenvolvido no local.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Agora quem dá Bola é o Santos - Campeão da Liga de Futsal/2011

Pela primeira vez o futebol paulista conquista o título de campeão da Liga Nacional de Futsal, e, para  variar  o time que conseguiu este feito foi o Santos F. C., o time  que tem no seu elenco o melhor jogador de futsal do mundo "Falcão". A dcecisão foi  empolgante, pois o time de Carlos Barbosa, atual tetra-campeão da  Liga,  foi um adversário a altura e valorizou por demais a vitória santista.
Sem poder contar com a sua estrela maior, haja vista que, no primeiro jôgo,  que terminou com a vitória de virada do Carlos Barbosa, por 4x3,  o Falcão foi expulso logo após o término da partida, o Santos venceu  no tempo normal por 3x2, na prorrogação  o placar não foi movimentado e nas penalidades  o Santos terminou vencendo e conquistando de forma brilhante o título de campeão !!! Parabéns Peixe, repita a dose  conquistando o  título Mundial de Clubes, a torcida peixeira merece....

II Congresso Municipal da Educação inicia nesta quarta-feira

 
 
No período de 23 a 25 de novembro a Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro realizará o II Congresso Municipal da Educação. O evento acontecerá no complexo desportivo do Sesi, localizado no conjunto Marcos Freire I, ao lado do shopping Prêmio das 8h às 17h.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, o encontro tem como objetivo discutir temas como gestão democrática e o plano municipal da educação socorrense para os próximos dez anos.

"Na ocasião, vamos discutir estratégias para melhorar cada vez mais a educação oferecida pela administração para os munícipes e é por isso que convido pais de alunos, estudantes, professores, diretores, coordenadores das instituições de ensino de Socorro, além da comunidade em geral para prestigiar nosso Congresso", disse Mangueira.

domingo, 20 de novembro de 2011

Concurso público de Socorro é homologado



A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro homologou na última quarta-feira, 16, o último Concurso Público realizado no município. Com isso, fica decretado o fim das etapas do concurso, restando apenas o chamamento das pessoas que foram classificados dentro do número de vagas disponíveis.

O concurso tem prazo de validade por dois anos, renováveis por mais dois. “A partir de agora o prefeito já está autorizado a chamar os aprovados. Fases como provas práticas e de títulos já foram encerradas”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Washley Ramos.

De acordo com o procurador geral de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Krauss, os primeiros candidatos deverão ser chamados a partir de dezembro.  “Os aprovados serão chamados a medida que a administração pública for necessitando de pessoas para o cargo em que elas foram aprovadas”, explicou.

sábado, 19 de novembro de 2011

Socorro se destaca com prêmio na Educação

 
 
Na tarde desta sexta-feira, 18, o prefeito Fábio Henrique e o secretário de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Wellington Mangueira, participarão do Prêmio Gestão Escolar que está sendo realizado no Hotel Parque dos Coqueiros, onde acontece também o II Seminário Gestão Escolar X Formação de Líderes, com o tema Desafio da Educação de Hoje. A premiação será entregue às 14h.

O prêmio envolveu todas as escolas públicas do Estado, as municipais, estaduais e federais, das 187 que foram selecionadas a Escola Padre Pedro, em Nossa Senhora do Socorro receberá o prêmio. A escolha é feita depois de avaliações do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação. Nossa Senhora do Socorro é destaque porque a Escola Municipal Padre Pedro, no conjunto João Alves, ficou em 2º lugar, sendo a única escola da rede municipal de todo o Estado de Sergipe que vai receber o prêmio.
Foram avaliados os modelos de ensino, escolas com dupla jornada, programas educacionais, conservação, entre outros pontos. “Esse prêmio demonstra o respeito com o qual tratamos a educação em Nossa Senhora do Socorro. E também revela o esforço e o trabalho digno dos nossos servidores, professores, coordenadores, diretores e alunos para a construção da educação municipal”, afirmou o secretário Wellington Mangueira.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

II Caminhadada Consciência Negra é realizada na Piabeta

 
 
A comunidade da Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, participou na tarde da quinta-feira, dia 17, da 2ª edição da Caminhada da Consciência Negra. A iniciativa partiu de alunos, professores e diretoria da Escola Municipal Eliza Teles, que sentiram a necessidade de disseminar na comunidade o fim do preconceito.

A caminhada ocorreu na avenida principal da Piabeta e reuniu alunos dos colégios Eliza Teles, Neuzice Barreto e Padre Pedro, além de familiares. A dona de casa Verônica Maria de Oliveira Santos, que é mãe de Jonatan Messias, de seis anos, não perdeu a oportunidade de participar do evento. Segundo ela, ações como esta são bastante positivas para o aprendizado das crianças.

Aline dos Santos Santana, também dona de casa e mãe de três crianças – de quatro, sete e nove anos –, diz que discutir o tema da consciência negra é de grande importância para a sociedade. “A caminhada é também uma boa forma de aprendizado”, destaca.

De acordo com a diretora do colégio Eliza Teles, Vera Neide Alves, a ação é voltada para toda a comunidade e tem por objetivo resgatar a cultura negra no município para que o negro não fique à margem da sociedade, promovendo assim a inclusão social. “A ideia surgiu com os professores e também a partir das próprias crianças, que pediam a realização da caminhada. A primeira edição surtiu muito efeito e estamos realizando mais uma edição”, conta.

O professor Danielson Barreto, responsável pelo Projeto 'O negro em multicores' enfatiza que a questão do preconceito já vem sendo trabalhada com os alunos em sala de aula durante todo o ano. “Tratamos de alguns pontos ligados à consciência negra, como a desmistificação da princesa Isabel e valorização de Zumbi dos Palmares, que foi o disseminador desse processo de descriminalização e do fim da escravização dos negros. Para isso, trabalhamos em sala de aula com a literatura e alguns trabalhos. É importante que as crianças percebam que todo mundo, independente da pigmentação da pele, tem que ser tratado com respeito e com amor e que todos são iguais”, alerta.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Morre aos 64 anos o Comentarista Carlos Rodrigues

Radialista Carlos Rodrigues morreu nesta terça-feira(15), no Hospital do Coração.


O radialista Carlos Rodrigues, 64 anos, sentiu fortes dores no coração na tarde de ontem e foi levado para o Hospital do Coração. Por volta das 14h25 desta terça-feira, 15,o estado de saúde se agravou e ele faleceu. O radialista sofria de diabetes. O velório foi realizado no Osaf da rua Itaporanga - Centro de Aracaju . O corpo do comunicador foi sepultado às 10h desta quarta-feira, 16, no Cemitério Santa Isabel.

Atualmente Carlos Rodrigues comandava a equipe de esportes da Rádio Liberdade 930 AM.

Carlos Rodrigues trabalhou na TV Sergipe, TV Atalaia, Rádio Jornal, Atalaia AM, Liberdade FM, Rádio Aperipê, Rádio Cultura, foi presidente da ACDS - Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe e era aposentado da Petrobrás.

A diretoria da ACDS e do Sindicato dos Radialistas, órgãos que Carlos Rodrigues foi presidente, decretaram luto.

Corpo do radialista Carlos Rodrigues foi velado no Osaf

O maior comentarista esportivo do rádio sergipano, ao lado do ‘diabinho' Welligton Elias, deixou Sergipe de luto, por volta das 13h30 desta terça-feira 15. Carlos Rodrigues sentiu uma forte dor no coração na tarde de ontem, cumpriu a rotina dos últimos meses de buscar socorro no Hospital do Coração, mas, desta vez, não resistiu e faleceu, aos 64 anos. Hipertenso e diabético, Rodrigues deixou viúva e quatro filhos.

"Eu perdi um amigo-irmão. É a melhor forma que tenho para resumir a nossa vida. Nossa amizade. Trabalhamos juntos no Banco da Bahia e o levei para ser meu repórter quando fundamos a Rádio Atalaia AM, em 1968. Senti sua vibração como comunicador e sabia que daria certo", diz emocionado o amigo e também radialista Antônio Barbosa, há mais de 50 anos no rádio sergipano. Carlos Rodrigues iniciou sua carreira no rádio no ano de 1965 na Rádio Liberdade AM.

"Trabalhamos muito tempo juntos. No banco e nas inúmeras transmissões esportivas (Barbosa na locução e Rodrigues comentando os jogos). Viajamos muitas vezes para transmitir futebol. Copas do Mundo. Rodolfo, eu o chamava assim, era, como lhe disse, um amigo-irmão. Um ajudava o outro. Sua maior qualidade era a sinceridade. Dizia a verdade. Dizia o que pensava e não levava desaforo", lembra. Barbosa.

Com toda esta personalidade forte não surpreende que Carlos Rodrigues era um dos maiores críticos de Carisvaldo Souza, dono, ou melhor, ‘eterno' presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF). "Todos nós que gostamos do futebol sergipano criticamos Carisvaldo. Mas Rodolfo rumava o cacete mesmo. Ele não aceitava que o nosso futebol estivesse na situação difícil que vive, e culpava Carisvaldo.", diz Barbosa.

Presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, o radialista Fernando Cabral, lamentou a morte em nome de toda a categoria, exaltando as qualidades do colega no microfone. "lamento a morte de um grande radialista. Fundador do Sindicato dos Jornalistas. Eu fui vice-presidente dele. O Brasil perdeu um grande comunicador. É luto oficial", disse Fernando Cabral. O corpo foi velado no Osaf e  sepultado na amanhã deste dia 16/11, no cemitério Santa Isabel.

Atleta socorrense é primeiro lugar em sua categoria na Volta de Aracaju

 
 
O integrante da equipe de atletismo socorrense Filhos do Vento, Valdemir Vieira de Góis, 52, fez bonito ao participar da 3ª edição da corrida Volta de Aracaju realizada na manhã da última terça-feira, 15, em comemoração ao aniversário de 40 anos da TV Sergipe. Ele percorreu os 10 quilômetros da prova e chegou em primeiro lugar na categoria em que disputa, a Master - acima de 50 anos.

O campeão falou que treina cinco vezes por semana durante duas horas e que por isso, já esperava alcançar a colocação em que ficou. "É muito gostoso representar o meu município e conseguir a vitória para o esporte socorrense e como me preparo bastante e me esforço para fazer bem feito, esperava sim ser o primeiro na categoria que participo", disse confiante.

Segundo Valdemir, que também é presidente da equipe Filhos do Vento, ele e os integrantes do grupo estão se preparando para disputar uma prova na cidade de Recife, no próximo dia 20, como também a Corrida Rústica de Socorro,no dia 26 de novembro, e a famosa São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Para isso, contam com total apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Festa do grupo Sete Quedas conta com a presença do prefeito

 
Após se apresentar ontem no ginásio do Sesi, no conjunto Marcos Freire I para comemorar seus 28 anos de existência, o grupo de Capoeira Sete Quedas se reuniu em um clube no final de linha do conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, para continuar celebrando mais um ano juntos.
O evento que aconteceu neste domingo, 13, reuniu cerca de 150 integrantes do grupo e contou com a presença do prefeito Fábio Henrique. Na oportunidade, o gestor do segundo maior município sergipano falou sobre o momento e parabenizou o organizador e mestre da equipe, Edson dos Santos.
"Fiz questão de vir aqui hoje para parabenizar todos os componentes do Sete Quedas principalmente o mestre Edson, que desenvolve um belo trabalho social com os jovens por meio da capoeira. É muito bom ver que pessoas como ele aproveitam o total apoio que a Prefeitura de Socorro disponibiliza para o esporte no município", destacou Fábio.
O professor Edson dos Santos agradeceu a presença do prefeito. "É com muita satisfação que recebo Fábio Henrique em nossa festa de 28 anos do Sete Quedas. Fico muito feliz pela atenção que nos deu e sempre nos dá e tenho orgulho de tê-lo administrando a minha cidade", ressaltou.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prefeito prestigia futebol no povoado Quissamã


Prefeito prestigia futebol no povoado Quissamã Na manhã deste domingo, 13, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, prestigiou um torneio de futebol de campo que aconteceu no povoado Quissamã. Além conferir de perto o desempenho dos atletas, o gestor cumprimentou ainda todos os munícipes que estavam no local.


O primeiro jogo foi entre os times Juventus e Parque Nossa Senhora de Fátima que perdeu do adversário com o placar 2 a 1. Logo após foi a vez dos atletas da Bita e Lavandeira se enfrentarem, sendo que a primeira equipe venceu por 2 a 0. Em seguida jogaram Guajará e Porto Grande que venceu com o resultado de 3 a 2, durante toda a tarde de domingo foram realizadas partidas no povoado Quissamã.

Estiveram presentes lideranças comunitárias, o secretário municipal da Juventude, Elmo Paixão e o adjunto da secretaria municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Fábio Teles.

sábado, 12 de novembro de 2011

Prefeitura retoma obra no Fernando Collor

 
 
 
 
As obras de urbanização da rótula do final de linha do conjunto Fernando Collor, foram retomadas nesta quinta-feira, 10. O projeto executado pela Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, pretende ampliar a área otimizando a utilização do espaço e garantindo melhorias que contemplem moradores e os ônibus que circulam diariamente pelo local.

A obra que recomeçou esta semana está situada na Avenida Coletora, numa área de 1,3 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico idealizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT - de Socorro prioriza o conforto dos usuários do sistema de transporte coletivo.

Com a execução do projeto de urbanização, o espaço dará lugar a um mini terminal para os ônibus que atendem a região. Dotado de amplo espaço para as manobras, incluindo cobertura, duas plataformas, sendo uma de embarque e outra de desembarque, banheiros e dez estacionamentos para ônibus. No local, os profissionais retomaram os serviços de preparação para implantação da drenagem pluvial.

"O real objetivo do projeto é ampliar o espaço da praça e integrá-la para atender de forma confortável a população que utiliza o sistema coletivo para o trabalho e demais atividades”, explica o secretário de Obras, Eliel Felipe, ao acrescentar que a obra irá promover uma mudança urbanística na praça.

Linhas – Atualmente no conjunto Fernando Collor circulam duas linhas no Sistema Integrado de Transporte (SIT). As linhas 002 (Fernando Collor/DIA) e 007 (Fernando Collor/Atalaia).

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Obras do Parque São José seguem cronograma

 
 
Iniciada há pouco menos de um mês, as obras de pavimentação e drenagem do anel viário do Parque São José e loteamento Nossa Senhora de Fátima seguem adiantadas. A obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, visa proporcionar o bem estar dos cidadãos e melhorar os acessos às ruas das duas comunidades.

Até o momento, a obra atingiu uma área de 1.600 metros. Mesmo com as últimas chuvas que vem atingindo o Estado, os profissionais trabalham de segunda à sexta-feira para garantir que a execução das obras seja finalizada dentro do cronograma estabelecido com a Prefeitura do Município.

Conforme Melicio José Rocha Santos, encarregado da Abracom Construções, as chuvas não interferiram no andamento da obra. “Nosso pessoal trabalha empenhado em entregar essa obra no prazo”, ressaltou ao informar que atualmente as equipes estão divididas entre a execução do serviço de assentamento de meio fio e nivelamento da rua para colocação do paralelepípedo.

O projeto de obras de infraestrutura das comunidades do Parque São José e Nossa Senhora de Fátima contempla uma área de cerca de 7 mil metros, incluindo a Rua I, da Escola Municipal Maria Vitória Costa Santos. Esta via, o calçamento já foi concluído.

Moradores

Para dona Maria das Dores, 71 anos, moradora da Rua A, onde a equipe trabalha na pavimentação, as obras vão melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da região.

"Essa obra é muito boa, porque vai resolver um problema antigo. Quando chove a gente sai de casa na lama e no verão é uma poeira sem fim. Mas agora com o calçamento vai ficar melhor. Eu espero que a Prefeitura traga outras obras para a nossa comunidade”,  disse.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Adjunto do Meio Ambiente apresenta projetos para secretário de Estado

 
 
Nesta terça-feira, 9, o adjunto da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Valério Maynard, realizou uma visita ao secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Macedo Sobral, na sede do Órgão que coordena, em Aracaju, para apresentar projetos e solicitar o apoio do Governo de Sergipe para que estes possam ser concretizados o mais breve possível.

Durante o encontro, Valério foi recebido com bastante cordialidade pelo secretário José Sobral e explanou acerca de vários temas como: incentivo ao aumento da agricultura familiar, horticultura orgânica, fruticultura, piscicultura, cultivo de plantas ornamentais, produção de leite, entre outros. "Estamos muito satisfeitos pela receptividade e pelo apoio demonstrado pelo secretário de Estado", afirmou Valério. José Macedo Sobral elogiou a iniciativa da Prefeitura de Socorro por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e comentou que disponibilizará apoio para o município.

"A visita de Carlos Valério foi importantíssima, discutimos um planejamento estratégico para Socorro por meio de projetos, sendo todos muito viáveis e acredito que nossa conversa foi bastante produtiva. Acredito que a agricultura familiar tem um espaço na cidade, pois, possui pequenas áreas que podem efetivamente contribuir para seu desenvolvimento e ter ainda uma participação na economia socorrense, não digo em valores, mas em qualidade porque produzir alimentos saudáveis é necessário para toda e qualquer população", ressaltou Sobral.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Caps Infantil realiza bazar beneficente




Os funcionários do Centro de Assistência Psicossocial infantil - CAPS I - São Domingos Sávio, localizado no Marcos Freire II, organizaram um bazar beneficente durante toda esta terça-feira, 8. A ação teve como objetivo arrecadar dinheiro para promover festivais de sorvete, picolé, pipoca e passeios para as crianças que são assistidas pelo centro. Todo o material arrecadado para venda foi doado pelos funcionários e pessoas que moram ao redor do Caps.

“Quero agradecer o empenho dos nossos servidores que não mediram esforços para a realização do bazar que com certeza foi o primeiro de muitos que ainda estão por vir. Eles arrecadaram bijouterias, calçados, roupas e ainda venderam produtos confeccionados nas oficinas do centro. Tudo foi vendido em preços bem acessíveis que não ultrapassaram o valor de R$10,00”, informou a coordenadora da Saúde Mental do município, Elizabeth Ferreira.

A dona de casa Maria Sandra de Sousa aprovou a iniciativa do Caps. “Achei muito legal a iniciativa dos funcionários. Eles que cuidam com tanto carinho dos nossos filhos estão fazendo o bazar para ajudar ainda mais as crianças que aqui são assistidas”, disse.

A dona de casa Carla Cristina também tem filho assistido pelo Caps e aproveitou para comprar uma peça de roupa no bazar. “Como as peças de roupas que estão sendo vendidas aqui são baratas não perdi tempo e vim comprar. O melhor disso é que também estou ajudando a todos que fazem parte desta família”, destacou a dona de casa.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Secretaria intensifica serviços de desobstrução de drenagem

 
 
 
A Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está intensificando os serviços de prevenção de pontos de alagamentos em diversas regiões da cidade. Por conta da previsão de volume pluviométrico, as ações que já são executadas ao longo do ano, tiveram os trabalhos reforçados.

Os serviços consistem na limpeza do sistema de drenagem dos principais pontos de alagamento da cidade com a finalidade de evitar possíveis transtornos para a população. Nesta segunda-feira, 7, as equipes trabalharam distribuídas nos conjuntos João Alves, Fernando Collor e loteamento Boa Viagem.

Nesta ação são priorizadas as vias com maior tráfego de veículos e conseqüentemente com volume de água acumulada. Em cada localidade, trabalham em média quatro profissionais que realizam diversos trabalhos no sentido de facilitar o escoamento das águas pluviais.

O trabalho consiste na limpeza de canais, desobstrução de bocas-de-lobo, implantação e recuperação de redes de drenagem. Além da limpeza das redes de drenagem, eliminando resíduos e dejetos que comprometem o funcionamento da estrutura.

“Todo esse trabalho resulta da preocupação da gestão municipal que trabalha para garantir boas condições de tráfego, permitindo que os condutores de veículos e pedestres possam circular com segurança pelas vias”, informou o secretário de Obras, Eliel Felipe.

Drenagem

O Serviço de Manutenção de Drenagem é executado pela Secretaria de Obras ao longo do ano. Nesses três anos o serviço já beneficiou diversos logradouros, reduzindo a incidência de problemas, ocasionado pela obstrução da rede de drenagem pluvial de Socorro. Segundo levantamento feito pelo setor, por mês são atendidos uma média de 20 solicitações para execução do serviço. A depender da situação, cada intervenção pode levar de dez dias a um mês para ser finalizada.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Educadores participam de curso do Programa Alimentos Seguros

 
 
Quinze gestores da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro participaram do Programa Alimentos Seguros – PAS - Educação. Destinado à formação de professores em segurança de alimento, o curso tem como objetivo formar multiplicadores de boas práticas de procedimentos higiênico sanitários nos processos de preparação de alimentos. As aulas acontecem no Serviço Social do Comércio – SESC -, em Aracaju.

O curso realizado em três dias, conta com a participação de representantes das escolas Neuzice Barreto, Leonel Brizola, Nossa Senhora do Socorro, Barquinho Amarelo, Acrísio Cruz, Manoel Cunha, Teixeira da Cruz, Ferreira Neto, Amália Vieira, Maria Vitoria, Josefa Santana e Pedro Moreira.

Na sala de aula são abordados assuntos relativos à produção dos alimentos, tais como resfriamento, congelamento, cocção, distribuição, controle de tempo e de temperatura para que sejam evitados os fatores de exposição à ação de microrganismos causadores de deterioração dos alimentos.

De acordo com a biomédica Sandra Dualibi, uma das instrutoras do curso, durante o treinamento os participantes recebem informações sobre histórico dos alimentos e toda a cadeia até o seu consumo. “Nessa capacitação eles conhecem os riscos em saúde de alimentos contaminados por fungos ou bactérias. Queremos formar multiplicadores dessas informações nas escolas”, explicou.

Avaliação

Para Erivaldo Lima Santos, diretor da Escola Municipal Neuzice Barreto, a iniciativa da Secretaria de Educação vem reforçar o compromisso da gestão com os estudantes e demais profissionais envolvidos com a educação no município. “Com o treinamento, todos poderão contribuir auxiliando a educação e a família dos alunos na transmissão dos conhecimentos sobre a importância de cuidarmos dos alimentos, dos hábitos de higiene e a preparação da merenda escolar”, frisou o diretor.

A vice-diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro, na Sede, Adenoalda de Carvalho Lima, destacou a oportunidade de conhecer e também praticar os procedimentos que envolvem a preparação de alimentos. “Esse curso também está mostrando para todos os atores sociais envolvidos com a educação, a importância de fazer chegar até nossos alunos, alimentos com qualidade e em boas condições de consumo”, ressaltou.

Sobre o programa

O programa é baseado nos procedimentos higiênico sanitário instituído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa - do Ministério da Saúde. É realizado através de treinamentos para repasse dos assuntos técnicos realizados em sala de aula, apoiado em rico material ilustrativo. Como o programa atinge toda a cadeia dos alimentos, é mantido através de uma parceria abrangente com Senai, Sesi, Senac, Sesc e Sebrae.

domingo, 6 de novembro de 2011

Fábio Henrique é escolhido como um dos 100 melhores prefeitos do país




O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, será homenageado neste sábado, 5, pelo Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão LTDA - IBVG - e pela Dalupe Group Editorial com o "Prêmio IBGV 100 Melhores Prefeitos do Brasil". O evento, que reunirá gestores de vários municípios brasileiros, parlamentares, entidades classistas e esportivas, empresas públicas e privadas, acontecerá nos salões do Hotel Blue Tree Premium, na cidade de São Paulo.

Segundo o administrador de Nossa Senhora do Socorro é uma honra ser escolhido para participar desta solenidade. "Sinto-me honrado em ter o trabalho desenvolvido pelo município que administro reconhecido nacionalmente. É muito bom ver que o nosso empenho em promover a geração de renda como também a valorização da educação e a realização de obras estruturantes é visto em outras regiões do país", ressaltou.

Para ele, o prêmio é a confirmação de que os projetos preparados pela Prefeitura para fazer com que o município cresça e se desenvolva e proporcione a melhoria da qualidade de vida dos socorrenses, estão no caminho certo. "Os realizadores deste evento estão de parabéns, pois além de realizarem uma homenagem, provocam também nos gestores a vontade de fazer muito mais pela cidade que administram", disse Fábio Henrique.

Outra premiação

Este é o segundo prêmio que o prefeito Fábio Henrique recebe em menos de um mês. No dia 14 de outubro, ele recebeu o Prêmio Prefeito Amigo do Emprego 2011, na cidade de Curitiba, no Paraná, por conta dos relevantes serviços prestados na atual administração quanto à geração de emprego e renda em Nossa Senhora do Socorro. Além do prefeito Fábio Henrique, apenas os prefeitos de Salvador, na Bahia; Natal, no Rio Grande do Norte, Caruaru e Palmares, em Pernambuco; receberam tal premiação no Nordeste.

Para que se chegasse a esse importante resultado, foi feita uma média de empregos gerados com carteira de trabalho assinada e o número de habitantes no município. Fábio Henrique se destacou como um dos administradores que mais incentivou a geração de emprego em todo o país. A premiação que o prefeito Fábio Henrique receberá nesta sábado, 5, pelo IBVG e pela Dalupe Group Editorial referenda o modo correto e honesto como a atual administração conduz a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.
 

sábado, 5 de novembro de 2011

Socorro realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

 
 
Durante toda esta sexta-feira, 05, aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema ‘Mobilização, monitoramento e ações relacionadas ao plano decenal dos direitos das crianças e adolescentes’. A conferência que é uma prévia das conferências estadual e nacional contou com a presença do vereador Arisvaldo Rodrigues; secretários da Juventude, Elmo Paixão; e da Agricultura, Adidelson dos Santos, além de lideranças comunitárias.

A secretária da Assistência Social, Sílvia Fontes, fez a abertura do evento e falou da importância da conferência. “Mais uma vez estamos reunidos para discutirmos as questões das crianças e adolescentes e vamos discutir qual é o país que queremos para o futuro, qual o adulto que queremos formar. Precisamos trabalhar de forma responsável perante as crianças e adolescentes para que no futuro tenhamos um diferencial no adulto que irá se apresentar à sociedade”, disse a secretária.

"O dia todo estaremos conversando sobre o nosso tema, a assistente social Michele Marry ministrará uma palestra com foco nos adolescentes e ainda os integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti - farão uma apresentação de percussão para mostrar o que eles já aprenderam no pouco tempo de aula e no final da conferência faremos uma plenária para eleição de delegados para conferência estadual”, destacou a diretora executiva das Casas dos Conselhos, Darcy Manuelle.

A conselheira tutelar Ana Lúcia dos Santos falou da importância em participar da conferência. “É de grande relevância este evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos interesses da criança e adolescentes. Queria muito que a sociedade também participasse, pois todos devem fazer parte desse processo”, disse.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Professores da EJA passam por capacitação

 
 
Na noite desta quinta-feira, 3, foi realizada na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT – de Nossa Senhora do Socorro, uma capacitação para os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O curso é oferecido pela editora de livros Ibep – Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.
Essa empresa foi responsável pela distribuição de livros para o 1.498 alunos da EJA. Vale ressaltar que os livros da Ibep foram adotados depois de uma escolha rigorosa feita pelos próprios professores. Depois da escolha que foi feita em 2010, como os livros já foram entregues a Coordenação da EJA em Socorro solicitou que a empresa fizesse essa capacitação para os professores.
Para a professora Naria Gorete Viana, coordenadora da EJA, essa capacitação serve para que todo o trabalho siga uma única linha. “É importante que o professor absorva a linha de trabalho e a use como recurso didático para conhecimento dos alunos”, explicou.
A palestrante Cátia Silene Chaves, bibliotecária e pedagoga com especialização em Educação de Jovens e Adultos, falou sobre o trabalho dos professores e a formação dos alunos da EJA. “Os pais também são importantes na formação dos nossos jovens. Eles devem se preocupar com os estudos dos filhos na EJA. A família precisa estruturar sua base para que não criemos jovens dispersos com os estudos”, afirmou.
De acordo com o divulgador Alexandre Iglesias, a escolha do material didático por parte do professor faz parte do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático. “A prefeitura que faz a escolha pelo nosso material didático, nós oferecemos esse suporte pedagógico de forma gratuita”, garantiu.
“Nossos livros atendem as especificações do Ministério da Educação, e o melhor, foram escolhidos pelos professores”, afirmou Dario Checchitti Filho, gerente da filial Ibep em Salvador que acompanhou a capacitação. A partir de agora, os professores poderão aplicar os ensinamentos alinhados com a linha didática que estão nos livros aplicados na EJA.