segunda-feira, 19 de outubro de 2009

capítulo I


nos idos de 1945, viva em Jeremoabo no interior da Bahia, a senhora Júlia Marques da Silva(Dula) e suas filhas Maria Marques da Silva(Mariquinha) e Silvina Marques da Silva. Pertenciam a uma grande família da região, todos trabalhadores rurais,sendo apenas o seu irmão mais velho , José de Pequena, um comerciante que nos dias de sábado, atendia a todos os moradores dos povoados cricunvizinhos, vendendo-lhes cereais e outros tipos de mercadorias.
Naquela época, reinava no sertão o Virgulino Ferreira(lampião) o rei do cangaço. Na pequena Jeremoabo existia um distrito policial que servia de base para a volante, nome do contingente que corria atrás de prender o cangaceiro. Na família de dona Dula, o seu genro, Barbosa, pertencia à volante, porém poucos tempos depois, foi transferido para Salvador, para tratamento de saúde. Barbosa levou consigo a sogra, a esposa Mariquinha e a cunhada Silvina além do dsejo da não mais voltar para combater o cangaço, pois a doença contraída era considerada na época, muito grave.
Do casamento de Barbosa com Mariquinha, nasceu o pequeno Eronildes, isto já na capital baiana. Poucos tempos depois o barbosa não resistiria a enfermidade e veio a falecer. ( amanhã um pouco mais)

Um comentário: