sábado, 29 de agosto de 2009

MORRE O NARRADOR ESPORTIVO DOALCEI BUENO DE CAMARGO

Sábado trista para a radiofonia brasileira, morreu na madrugada um dos melhores narradores esportivo do Brasil. Doalcei Bueno de Camargo, o homem que criou para o rádio esportivo do Brasil, a figura do comentarista de arbitragem. Conheci Doalcei na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, com o qual tive o prazer de trabalhar e conhecê-lo de perto. Era um figuraço.
Doalcei, nasceu em Itápolis, interior de São Paulo, mas mudou-se para Marília, onde o pai recebera o convite para trabalhar na Prefeitura da cidade. Doalcei cresceu nesta cidade e ainda jovem ingressou no rádio. Trabalhou na PRI 2 Rádio Clube (Marília). Aos 17 anos, em 1947, a convite do irmão Wolner Camargo, mudou-se para o Rio de Janeiro onde decolou em sua carreira, começando trabalhar na Rádio Tupi (AM 1280). Com a transferência de Wolner para a Rádio Globo, decidiu acompanhar o irmão e se transferiu para a Rádio Globo. Depois trabalhou na extinta Rádio Continental trabalhando com Valdir Amaral, além das Rádios Guanabara, atual Bandeirantes e Tamoio, todas também do Rio de Janeiro. Depois de algum tempo, retornou a Rádio Tupi e criou a figura do comentarista de arbitragem no rádio brasileiro e lançou Mário Vianna, um ex-árbitro de futebol, para comentar as arbitragens nas partidas.

Outro comentarista de arbitragem que trabalhou com Doalcei, foi Benjamin Wright, pai de José Roberto Wright que atualmente trabalha na TV Globo e também é ex-árbitro de futebol. Doalcei também trabalhou na Rádio Nacional. Há algum tempo parou de narrar partidas de futebol e passou a participar da “Mesa Redonda”, todos os domingos, de 12h00 às 15h00, programa comandado pelo Luiz Ribeiro, da Rádio Tupi. Doalcei era tratado carinhosamente por “Dodô”, pelos seus amigos e admiradores.
O corpo do famoso narrador esportivo, será cremado neste domingo e em seguida será sepultado no Cemitério do Cajú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário