terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ações da SMTT melhora trânsito em Socorro


25/01/2010

Implantação da sinalização, aquisição de dois novos veículos e três motocicletas, realização de diversas campanhas e blitze educativas, capacitação de agentes, foram algumas das ações realizadas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Nossa Senhora do Socorro (SMTT), ao longo de 2009. Com o trabalho desenvolvido pelo órgão a prefeitura melhorou o trânsito no município e garantiu a mobilidade urbana da população.
De acordo com o superintendente do órgão, tenente José Toledo Neto, o primeiro ano da gestão foi de organização do sistema. “Primeiro fizemos o levantamento de toda logística, disponível no órgão em seguida traçamos as principais metas de trabalho, com prioridade a garantir à melhoria dos serviços públicos a população socorrense”, explicou.
Uma das primeiras ações promovida pela SMTT, foi a criação da Divisão de Sinalização, responsável pela identificação das localidades para ser colocada sinalização horizontal e vertical, a exemplo da pintura de faixas de pedestres, lombadas, implantação de redutores de velocidade, e sinalização vertical, em frente aos principais colégios do município.
Durante o ano a sinalização foi intensificada nas principais avenidas do Complexo Taiçoca, composto pelos conjuntos João Alves, Marcos Freire I, II e III, Fernando Collor, Albano Franco, loteamento Piabeta. Nos conjuntos Jardim, Parque dos Faróis, povoados Taiçoca de Fora, Calumbi, entre outros.
Outra ação do órgão está relacionada as várias campanhas e blitze educativas, realizadas em vários pontos da cidade, durante 2009, cujo objetivo foi proporcionar mobilidade aos pedestres e melhorar o trafego de veículos na cidade. As blitze ocorreram em várias localidades do município para coibir o estacionamento nas calçadas e canteiros centrais. O trabalho realizado pela diretoria Educação para o Trânsito concentrou as atividades em orientar e alertar os motoristas sobre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As campanhas educativas concentraram as ações na prevenção, o destaque foi para a campanha “Álcool e Direção uma Mistura Explosiva”, além da Semana do Trânsito, realizada pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran), em que todos os municípios brasileiros também desenvolveram atividades. O trabalho seguiu um cronograma especial realizado nas escolas, com a proposta de tornar os alunos multiplicadores de informações.
Durante o ano a Diretoria de Fiscalização desenvolveu várias atividades relativas a organização do trânsito, como, blitz com os pedestres, panfletagem em festas com grande público, a exemplo da, Festa da Padroeira, Socorro Folia, Procissões, Forró Siri, Desfile Cívico estudantil, entre outros. Além de palestras educativas nas escolas da rede municipal de ensino.
Terminal – A entrega do Terminal Franklin Oliveira localizado entre os conjuntos Marcos Freire I e II, foi outro passo decisivo para a melhoria do transporte coletivo no município. O novo terminal integra o Sistema Integrado de Transportes (SIT), onde o usuário paga apenas uma tarifa e tem o benefício de circular entre o Socorro e Aracaju. Com sinalização especifica para portadores de necessidades especiais, faixa de pedestres, luminárias especiais e jardinagem, além de lanchonetes, banheiros masculino, feminino e guarita, o novo terminal está situado numa área que compreende dois mil metros quadrados. Segundo estimativa da SMTT de Socorro, cerca de 30 mil pessoas utiliza o terminal, diariamente. No terminal circulam 11 linhas sendo cinco alimentadores e seis linhas-tronco.
Transporte – A frota de ônibus que circulam em Socorro foi renovada com 18 novos ônibus. Conforme o superintendente da SMTT, tenente José Toledo, o benefício é resultado da luta do prefeito Fábio Henrique para melhorar e aumentar a frota do transporte coletivo da cidade. Dez desses ônibus novos passaram a circular nas maiores linhas: Fernando Collor/DIA, João Alves/Orlando Dantas e Marcos Freire II/DIA. Os ônibus ajudaram a resolver um problema antigo no município, as péssimas condições de trafegabilidade.
Projetos – Dentro das ações realizadas em 2009, o município encaminhou projetos para Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, ligada ao Ministério das Cidades. O primeiro projeto trata da construção de um terminal de ônibus para interligar o conjunto Jardim ao Parque dos Faróis e outro, referente a construção de uma ciclovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário