domingo, 17 de janeiro de 2010

Estande de Socorro explora história e tradição


15/01/2010

O prefeito em exercício de Nossa Senhora do Socorro, Job Carvalho recepcionou secretários e convidados no estande do município, durante a abertura da Feira de Sergipe, na noite da quinta-feira, 14. A Feira realizada pelo Sebrae segue até o próximo dia 31, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju.
A decoração do estande executada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, este ano, explora a história e tradição do município. O espaço caracterizado para a ocasião, também expôs trabalhos feitos com pintura em tecido, crochê e renda de Bilro, este último feito pela artesã, Simone Melo. Outro destaque da decoração é réplica da Igreja Matriz do Perpétuo Socorro, produzida com jornais reciclado.
“Participar de um evento desse porte é uma forma do município divulgar suas potencialidades, o artesanato e as tradições culturais de Socorro, além de mostrarmos para os diferentes públicos a dimensão do nosso Forró Siri. O trabalho feito pela prefeitura é de valorização do município e seus cidadãos”, destacou Job de Carvalho.
De acordo com a secretaria Municipal de Cultura, Renata Braz, nos dezoito dias da Feira, será feito um rodízio entre os artesãos, para que todos possam dispor de um espaço para expor os trabalhos. “Estamos resgatando as tradições esquecidas de Socorro”, ressaltou.
A coordenadora de artesanato do município, Thais Costa, ressaltou o apóio do município para os artesãos através de projetos realizados com a parceria do Sebrae. “Desde o ano passado estamos trabalhando uma identidade para o artesanato socorrense. Participar de feiras e exposições também faz parte desse trabalho”, disse ao informar que este ano, alguns produtos de artesãos de Socorro estão exposto no estante institucional do Sebrae durante os dezoito dias da Feira de Sergipe.
No estande um trio pé-de-serra animou turistas e visitantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de Socorro, através de um vídeo institucional com informações sobre o município, com destaque para a tradição cultural como os grupos folclóricos da Chegança, do Samba de Coco, do Reisado, da Cruzada e do Batalhão. Outra novidade do estande são as comidas típicas dos festejos juninos, além da degustação do tradicional pirão do Calumbi.
Visitantes – O estande de Socorro chamou a atenção das pessoas que passeavam pela Feira de Sergipe. O colorido e a produção do espaço atraiu a atenção do casal João Roberto Matos e Sandra Bergamin, do município de Sorriso, no Mato Grosso.
Em visita ao estado há seis dias o casal, se mostrou impressionado com a cultura do povo sergipano. “Nessa feira estamos conhecendo um pouco da tradição de cada município de Sergipe”, disse o médico João Roberto. “O que mais me impressiona é a valorização da cultura popular. Acredito que através da valorização dos municípios os Estados conquistem o desenvolvimento mais efetivo. O município de Socorro está de parabéns pelo estande e pela riqueza de informações”, comentou o turista mato-grossense.v

Nenhum comentário:

Postar um comentário