quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DST/AIDS: Saúde realizará palestra para pescadores e marisqueiros

No próximo dia 20, pescadores e marisqueiros da Associação de Pescadores de Nossa Senhora do Socorro participarão de uma palestra sobre ações de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST). A ação, realizada por meio de uma parceria entre a secretaria municipal da Saúde e o Programa Estadual de DST/AIDS, acontece das 8h às 12h no SESC, localizado no conjunto Marcos Freire II.

Segundo a coordenadora municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - DST/AIDS, Elisângela Andrade, Socorro tem cerca de 216 casos de AIDS registrados. Ela disse ainda que além da palestra, ministrada pelo gerente do Programa Estadual de DST/AIDS, Almir Santana, serão disponibilizados aconselhamentos e testes anti HIV, que serão realizados pela equipe do (CTA). Os resultados estarão disponíveis no local onde ocorre o evento, 15 minutos após a realização dos exames.

''Estaremos realizando essa palestra para conscientizar os participantes sobre os riscos que correm ao optarem por não utilizar a camisinha e evitar o alastramento da AIDS. Para facilitar a detecção, resolvemos trazer toda a equipe do CTA. Eles vão realizar os exames na hora”, ressaltou Elisângela Andrade.

''Socorro é o primeiro município onde vamos realizar uma palestra direcionada a pescadores. Uma população vulnerável às DST's, devido às dificuldades que enfrentem, ao pouco acesso à informação e até mesmo à questão cultural. Trataremos de assuntos como transmissão de doenças através do sexo, da importância do uso do preservativo durante as relações sexuais como forma de proteção, facilitando para essas pessoas o acesso à informação”, afirmou o palestrante Almir Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário