terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeito luta por campi da IFS Socorro

 
 
Como parte da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Sergipe – IFS - receberá quatro novos campi no interior do Estado. Entre os municípios agraciados com a instalação dos novos campis está a cidade de Nossa Senhora do Socorro que foi selecionada a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Governo Federal. Além de Socorro, as cidades de Propriá, Tobias Barreto e Poço Redondo serão sedes dos novos campis.
Com a implantação das novas unidades, o objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos superiores, técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada no Brasil. É importante ressaltar que a instalação dos campi beneficia diretamente não apenas os municípios citados, mas toda a região onde eles estão inseridos.
Desde o mês de junho, o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira e sua equipe têm viajado para esses municípios para visitar terrenos onde seja possível instalar um novo campi do IFS. “Esses terrenos serão doados pelas prefeituras, que também serão responsáveis pelo acesso a esses locais”, afirma.
Projeto
Segundo Pablo de Sousa, arquiteto do IFS, o próximo passo é fazer o estudo dos solos dos terrenos doados. Ele conta que, em Nossa Senhorado Socorro, há dois terrenos já pré-definidos, aguardando somente um retorno da prefeitura quanto à formalização da doação de um deles. O prefeito Fábio Henrique participou na manhã de hoje, 8, de um reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto; com o deputado federal Rogério Carvalho; e com o reitor do IFS para viabilizarem a doação do terreno em Nossa Senhora do Socorro atráves do Governo do Estado.
 
Ainda de acordo com o arquiteto, o início da elaboração do projeto arquitetônico depende tanto da formalização das doações pelas prefeituras municipais quanto da assinatura, pela presidente Dilma Rousseff, do decreto que autorize a construção dos campi.
 
De acordo com o reitor, em breve o pró-reitor de Ensino, Adelmo Menezes, deve se reunir com os secretários de educação de cada um dos municípios beneficiados. “O objetivo é saber quais são as demandas locais e, assim, definir que cursos serão oferecidos para os moradores da região”, explica o professor Ailton.
 
Segundo o reitor, a parceria com as prefeituras municipais é de fundamental importância para a concretização do projeto de expansão do IFS. “Os prefeitos têm se mostrado bastante receptivos à implantação de novos campi. Unindo forças conseguiremos alcançar o objetivo do Governo Federal, ampliando sobremaneira a oferta de educação profissional e tecnológica em nosso Estado”, defende.
 
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem sido uma prioridade do governo. Em 2003, havia apenas 140 unidades do setor em 118 municípios de todo o país. Esse número foi ampliado para 354, passando a atender 322 cidades brasileiras.
 
Para ampliar a oferta de mão-de-obra qualificada no Brasil, o Governo Federal pretende construir mais 197 escolas técnicas até o final de 2014. O objetivo é também democratizar a oferta de cursos de educação profissional de nível médio, elevar a qualidade do ensino no país e qualificar profissionais para os diversos setores da economia brasileira, realizando pesquisa e desenvolvendo novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário