quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Setor responsável pela divulgação da Câmara faz confraternização


Nunca a Câmara Municipal de Aracaju, foi tão divulgada o quanto está sendo neste ano de 2009. Nunca o trabalho dos vereadores desta cidade, ganhou tanta notoriedade o quanto está tendo nesta gestão de Emmanuel Nascimento-PT.

Tudo isso é respaldado por uma administração que tem dado todo o apoio à sua Assessoria de Comunicação, que tem à frente os jornalistas: Alexandra Brito e Max Augusto, coadjuvados por uma equipe competente que conta com o jornalista Fernando Pereira e os universitários: Luana, Viviane, Nailton. Bruna Carvalho e Iana, além do grande repórter fotográfico, Cesar Oliveira, os fotógrafos Eribaldo, Valéria e a secretária Cristina Siqueira, os seus auxiliares.

Se não bastasse esta equipe competente, a Câmara ainda conta com o trabalho importante da turma do Câmara em Ação, comandada por Salarinho e sua equipe, além do grande trabalho desenvolvido pela turma do setor de informática, com Marcos e Marcão. À estes compentrados profissionais a Câmara deve tudo de bom que conseguiu neste ano de 2009, em termos de divulgação de todo o seu trabalho e dos vereadores, não só no plenário, mas, em todo o estado de Sergipe. Parabéns Emmanuel Nascimento, parabéns Assessoria de Comunicação.Quem em 2010 obtenha ainda mais sucesso.

Para brindar o sucesso de 2009, a comandante do setor, Jornalista Alexandra Brito e sua equipe, realizou uma bela confraternização em uma das casas de show da Orla da Atalaia, com direito a troca de brindes, discursos e tudo que esta equipe tem direito, tudo isso custeado pelos próprios integrantes da Ascom e com a participação apenas dos seus integrantes. Que belo exemplo.......

domingo, 6 de dezembro de 2009

Para os contra, está aí a resposta do Mengão



è minha gente, o rubronegro mais querido do Brasil, é o campeão brasileiro de 2009, conquistando num jogo difícil, o título de um campeonato que é o mais equilibrado do mundo. Para a alegria, dos meus amigos, Cláudio Nunes, Jason Neto, Perereca, Juvêncio Oliveira e outros espalhados por este país, Podemos gritar bem alto. Mengão è campeão. "Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no Mundo" Vencer, vencer, vencer, uma vez Flamengo, Flamengo até morrer......

sábado, 5 de dezembro de 2009

Motinha garante que em 2011 haverá eleição no Sergipe



O presidente do Sergipe, Antonio Soares da Mota, o polêmico Motinha, afirmou ontem que, na marra, ninguém consegue assumir a presidência do clube.

Em uma longa entrevista à Cooperase, Motinha apresentou duas pastas repletas de documentos contábeis, onde segundo ele estão todos os acordos firmados, cópias de contratos e demais comprovantes do que entra e sai, no que se refere a vida financeira do Sergipe. Motinha confirmou também, que já no início de janeiro/2010, estará lançando a campanha sócio torcedor com direito a voto, cujo valor da mensalidade será de 20,00.

Sobre os conselheiros, Motinha garante que dos que formam o grupo que quer assumir o clube, apenas dois pagaram a primeira mensalidade como sócio, cujos nomes serão avaliados para se aprovados passarem a ser conselheiros do Sergipe. Segundo o presidente rubro, os demais, como não pagaram nada, sequer são sócios, quanto mais conselheiros.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ANDRADE O PRIMEIRO TREINADOR NEGRO A SER CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL



No próximo domingo, o futebol brasileiro poderá ficar marcado por um fato inédito e que trata do fim do apartheid, pois se o Flamengo se tornar campeão, teremos pela primeira vez na história, um treinador Negro, erguendo a taça de campeão do Brasil.

Que o mineiro Andrade mereceu ganhar este título, ninguém tem dúvida. O simpático e educado treinador, tem raízes rubronegras, foi campeão várias vezes e formou um dos melhores trios de meio campo que o Brasil já viu, ao lado de Zico e Adílio e com certeza, dentro da simplicidade que o caracteriza, terá também uma bela carreira.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Capítulo IX Um pouco de mim


Apesar das dificuldades, Zizinho foi tocando a vida ao lado de dona Dula a sua avó querida, uma pessoa tão meiga, que não há como se adjetivar. Uma mulher que aos dezoito anos, mãe de três filhas, Alzira,Silvina e Mariquinha, depois de muito sofrer nas mãos do marido, resolveu acabar o casamento e nunca mais teve relação com qualquer homem, além falecer, já com oitenta e três anos de idade.

Vendo a dificuldade que Zizinho estava enfrentando para manter a casa, Dula resolveu aceitar o convite da sua filha Alzira e foi morar em Jeremoabo, deixando o seu neto na casa do irmão Eronildes e da esposa Neuza, aquela mesma que sempre maltratou a velha Dula. Naquela casa, Zizinho começou a viver um inferno astral.
E como gostava e jogava muito futebol, mesmo trabalhando nas olarias, teve um momento de muita tristeza, quando machucou-se num jogo e não pode trabalhar, portanto no final de semana, faltou dinheiro para dar a Eronildes para ajudar nas compras.

Revoltado, Eronildes ordenou à sua mulher que mandasse Zizinho procurar onde ficar, pois naquela casa, só comia quem ajudasse nas despesas. Cabisbaixo, triste e sem ter a quem recorrer, Zizinho buscou ajuda com uma senhora amiga da sua falecida mãe, de nome Celina. Esta senhora o acolheu, porém com uma condição, lhe dava o café da manhã, mas não o queria em casa durante o resto do dia e nem tão pouco à noite.

Para quem não tinha nada e não melhorava da contusão, aquilo era muito. à noite Zizinho ficava assistindo a briga de galos numa rinha em frente ao boteco de Pedrinho, e, quando todos iam embora e apagavam as luzes, ele retirava a bosta dos galos e deitava no pó de serra alí colocado e amanhecia o dia. Muitas noites impossibilitado de dormir na rinha de galos, o garoto guerreiro, terminava dormindo na biqueira da casa do Sr. Edmundo, tarefa que ficava muito ruim quando era noite de chuva, porque a água batia no chão e sempre terminava molhando as sua roupas, que na época eram poucas, ou melhor, só uma. ( depois tem mais)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Capítulo VIII - UM POUCO DE MIM


Retornando a Aracaju e encontrando Dula sendo maltratada por Eronildes e Neuza, Zizinho tomou uma decisão, expulsou o casal e mesmo menino, assumiu o comando da casa e ficou morando com Dula a sua avó.

O que fazer para manter a casa, menino, sem trabalho e sem dinheiro? Não teve dúvidas, foi às olarias, eram quatorze naquela região, para procurar trabalho. A primeira olaria a procurar foi a do senhor Miguel, um cidadão rígido, sério e de poucas conversas.

Ao perguntar se tinha alguma vaga para trabalhar, teve que responder se, estava alí para trabalhar para comer, ou queria apenas se divertir. Ao afirmar que era para comer e sustentar a sua avó, foi logo admitido. Como era muito franzinho e nunca tinha trabalhado duro, o Sr. Miguel o ordenou a trabalhar conduzindo apenas quatro tijolos para colocar no forno, ao invés dos dez ou doze que eram carregados pelos outros empregados.

Como só carregava quatro tijolos por vez, Zizinho teve um salário bem inferior aos demais, porém o suficiente para comprar alimentos para ele a sua querida avó. O tempo foi passando, o garoto foi crescendo e nas horas de folga, jogava suas peladas no campo do Náutico, onde hoje existe o conjunto D. Pedro I. Á noite passava o tempo no boteco de Pedrinho, onde hoje funciona um posto de combustíveis e em seguida, por volta das 20h30 ia deitar-se, pois a lida do dia seguinte era pesada e o horário de chegar na olaria era muito cedo, 05h30 da manhã.

Como jogava direitinho, o garoto Zizinho foi levado ao juvenil do Confiança, por Beto,(hoje já falecido), um meia direita, que na época era o melhor jogador do
futebol sergipano. De imediato foi aprovado pelo técnico Barriga, também já falecido, e passou a jogar pelo juvenil do time proletário, isto no início da década de sessenta. Como não ganahava nada para jogar e precisava manter a casa, Zizinho trocou o Confiança, pelo amador do Agamenon, cujo presidente era o Sr. Joel, um professor, que ainda hoje mora naquele conjunto habitacional e todos os sábados lhe dava um ajuda para as despesas. (amanhã tem mais)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Capítulo VII - uma nova vida


com a morte de dona Mariquinha,, o quarteto Carlos Roberto, Dula, Eronildes e Zizinho,teve que começar uma nova vida. Eronildes, convivia com Neuza que lhe deu três filhos, Carlos foi conviver com Lauzita, uma mulher com a qual já mantinha um relacionamento,(sigiloso), mesmo antes da morte de Mariquinha. Sobraram Dula e Zizinho. Uma das casas, a de número 320 no bairro Matadouro, onde moravam, ficou para os filhos de Mariquinha, a de número 375, um pouco menor e mais alguns béns, ficaram com Carlos, além de todo o dinheiro que a falecida havia juntado num cofre, durante vários anos, pois ele tratou de esconder.
Antes do falecimento de Mariquinha, Zizinho estudava em duas escolas particulares e ainda tinha que fazer banca na casa da esposa de José Eugênio de Jesus, hoje com 91 anos de vida e um dos maiores cronistas esportivos de Sergipe. Dona Dula uma senhora idoso e que we virava lavando e passando roupas, ficou com Zizinho, porém o dinheiro que ganhava não dava para as despesas. Restava ao garoto, deixar de estudar e buscar trabalho nas olarias, que rem muitas naquela região.
Mesmo sem costume, Zizinho foi à luta, trabalhava pelo dia na Olaria do velho Dunda, que inclusive era seu padrinho de batismo, pai do garoto Orlando, hoje dono da rede de lojas Imperador. À noite Zizinho conseguiu uma vaga para estudar no Colégio Senhor do Bomfim, da professora dona Ednelsa, no bairro Siqueira Campos, a qual comovida com a história do garoto, dispensou o pagamento de mensalidades.
No final de cada tarde, Zixzinho ainda encontrava tempo para bater uma peladinha no campo do Náutico, no bairro Matadouro e dalí aos quatorze anos de idade, foi levado pelo grande jogador Beto (falecido) para jogar nos juvenis do Confiança.
Como não ganhava dinheiro para jogar, Zizinho tentou a sorte na vizinha cidade de Salvador, mesmo sem ter nenhum conhecido. Lá chegando, teve que fazer de tudo. Trabalhou num Bar servindo cafezinho, depois foi vender resto de carnes na feira do São Joaquim, Baixa do Fiscal e São Caetano. Desiludido voltou para Aracaju, para tomar conta da sua avó dona Dula, que havia ficado com Eronildes e Neuza e estava sendo muito maltratada. (aguardem o próximo capítulo)

sábado, 31 de outubro de 2009

Capítulo VI

Depois do casamento de Maruiquinha com Carlos Roberto, os meninos, Eronildes e Zizinho, ganharam rumos diferentes. Eronildes não quis estudar e foi trabalhar nas olarias. Naquela época existiam na região, cerca de 14 olarias, e, deste jeito não faltava trabalho para nminguém.
Zizinho foi matriculado no grupo Escolar José Rolemberg Leite, onde cursou o primário, daí foi para a Escola Industrial e em seguida, para o Senai.

Apesar de toda a força da sertaneja, Mariquinha sofria muito com um problema de vesícula, que a levou a ser submetida a uma cirurgia nos ídos de 1959. Feita a cirurgia, Mariquinnha exibia a todos que a visitavam, o sucesso daquela intervenção cirúrgica.

Acontece que, em dado momento, com apenas 18 dias de cirurgia, Mariquinha ajudada pelo seu esposo? Carlos Roberto, cometeu o que todos nós consideramos, um suicídio, ou seja, tiveram relações sexuais. No dia seguinte, acometida de uma forte febre, Mariquinha foi levada às pressas para o Hospital de Cirurgia, local onde fez a operação, e, poucos dias depois, veio a falecer, exatamente. no dia 01 de agosto de 1960. (mesmo triste amanhã tem mais).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Capítulo V um pouquinho de mim

Paripiranga-Ba. Nesta cidade, no povoado Salôbra, Mariquinha, Dona Dula, Eronildes e Zizinho( 01 ano de idade) começaram uma nova vida. Mariquinha trabalhando no roçado, Dula, como sempre lavando e passando roupas. A vida era dura. Um certo dia, o destino resolveu mudar a vida daquela família. Mariquinha havia voltado do roçado, quando de repente entrou em transe (pela primeira vez na vida), sem costume com esta situação, Dula e as vizinhas entraram em desespero, sem nenhuma noção do estava acontecendo, foram buscar socorro com uma senhora rezadeira da região, que ao chegar detectou que o problema de Mariquinha era espiritual, e que ela, a partir daí teria que zelar e trabalhar a sua mediunidade.

CARIDADE

Não deu outra, em pouco tampo Mariquinha tornou-se famosa pela caridade que fazia aos moradores do povoado e vizinhanças, tudo gratuitamente. Aí vem a pergunta, como conseguia sobreviver? As pessoas que recorriam à sua ajuda espiritual, não pagavam porém levavam presentes, roupas, alimentação etc. O certo é que as portas se abriram e Mariquinha ficou três anos fazendo todo tipo de atendimento, sem cobrar sequer um centavo, pois foi desta forma que os seus guias de luz determinaram.

MUDANÇA

Passados mais alguns meses, Mariquinha e sua família, mudaram-se para Aracaju(Se), indo morar no bairro Matadouro, um local bem distante da cidade. Lá em pouco tempo a sua fama se espalhou e pessoas de Paripiranga, Simão Dias e vários municípios sergipanos e também baianos e alagoanos, passaram a frequentar a sua tenda e buscar melhoria de vida, saúde, emprego e outros benefícios. Na sua vida sentimental, Mariquinha conheceu, um salineiro de nome Carlos Roberto e com ele, casou no civil. (aguarde que amanhã tem mais)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Capítulo IV - Um pouquinho de mim


Passados alguns dias de um parto difícil e complicado, porém normal, Mariquinha, Dona Dula, Eronildes e o pequenino Zizinho, teveram que enfrentar a realidade, a velha matriarca da família dos Pereira de Souza, já demonstava sinais de que, só ficaria com o menino, seu neto, e que, o resto poderia procurar o seu destinho.

Certa de que teria que cair fora, Mariquinha já se preparava para buscar algum trabalho e Dula já havia conseguido mais algumas lavagem de roupas. Aí o destino, não se sabe porque, foi muito cruel com a família, a velha Mariá, que já sentia problemas de audição, saiu para abrir um poupança para o neto Zizinho, e, ao voltar, não percebeu que um bonde vinha em sentido contrário, quando foi avisada, não deu mais tempo, foi colhida e teve seu corpo partido em trê partes, morrendo presa nas ferragens.
Alí começava outro drama para Mariquinha e família, sem casa, sem emprego e sem prespectiva, mesmo tendo o seu filho Zizinho como herdeiro de uma bela fortuna dos Pereiras, preferiu partir e como sempre, guerreira e corajosa, foi trabalhar na roça num povoado de nome Salôbra no município de Paripiranga-Ba. (amanhã tem mais)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Capítulo III um pouco de mim.


Estavam todos enganados, Mariquinha, apesar da perna quebrada e algumas escorições, além da gravidez, estava consciente, e, em determinado momento, ela ouviu um comentário do médico com uma enfermeira, de que naquele noite iriam extrair o bebê a ferro, ou seja, o tirariam aos pedaços para pelo menos, salvar a mãe.

Ouvindo esta setença de morte do seu bebê, a sertaneja corajosa, ficou calada e esperou o anoitecer. Quando tudo estava em silêncio, ela juntou os cobertores, se agasalou direitinho e fugiu pelos fundos do Hospital. Andou, andou, até que chegou na rua que dava acesso à casa da sua sogra. Lá chegando, era um sobrado, o que hoje conhecemos como um prédio. Mariquinha bateu à porta e foi recebida com muita surpresa pela família do seu falecido marido.

Quando explicou o que estava para acontecer se não fugisse do hospital, ela recebeu total apoio da velha matriarca da família, e, no dia seguinte, seis de julho de 1946, deu a luz a uma criança do sexo masculino. Nascia alí, oum garoto que mais tarde receberia o apelido de Zizinho, colocado pelos seus irmãos por parte de pai, Evaldo, Milton e Carlos, em homenagem ao grande jogador de futebol Zizinho do Bangu e da selação brasileira. (amanhã tem mais)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

capítulo II


Passados alguns anos da morte de Barbosa, Mariquinha teve que ir trabalhar como doméstica. Ea foi trabalhar na casa de uma velha senhora, moradora dos barris, esposa de Pedro Pereira de Souza, um velho rico, que deixou de herança uma quadra todinha naquele bairro no distrito da Vitória. A velha mariá tinha duas filhas, Dorinha e Lió e o filho homem Idelfonso Pereira de Souza. Passados alguns mese, Idelfonso se interessou pala empregada Maruquinha e daí surgiu um romance, que terminou em casamento.
Aquela união, não contou com o paoio da velha mariá e o casal teve que ir morar nos Barris na casa de Mariqunha. Do relacionamento surgiu a primeira e única gravidez. Mariquinha, grávida de seis meses, teve que conviver com outra tragédia. Idelfonso chegou do trabalho sentindo-se mau e poucos dias depois veio a falecer. Grávida e sem emprego, a vida ficou difícil e dona Dula teve que se virar lavando e passando roupas para sobreviver.
A velha Mariá, apesar de rica, pouco ligava para o drama daquela família,.

Era fim de maio de 1946, quando numa manhã, Mariquinha mandou o filho Eronildes e comprar pão. No espaço de tempo começou a chover muito forte e poucos instantes depois o barraco foi atingido pelas terras caídas de um morro que ficava atrás e desmoronou. Dona Dula e Mariquinha, ficaram soterradas e foram salvas pela atuação do corpo de Bombeiros. Mariquinha, estava com quase nove meses de gravidez e todos acreditavam que o bebê já havia morrido.( amanhã tem mais).

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

capítulo I


nos idos de 1945, viva em Jeremoabo no interior da Bahia, a senhora Júlia Marques da Silva(Dula) e suas filhas Maria Marques da Silva(Mariquinha) e Silvina Marques da Silva. Pertenciam a uma grande família da região, todos trabalhadores rurais,sendo apenas o seu irmão mais velho , José de Pequena, um comerciante que nos dias de sábado, atendia a todos os moradores dos povoados cricunvizinhos, vendendo-lhes cereais e outros tipos de mercadorias.
Naquela época, reinava no sertão o Virgulino Ferreira(lampião) o rei do cangaço. Na pequena Jeremoabo existia um distrito policial que servia de base para a volante, nome do contingente que corria atrás de prender o cangaceiro. Na família de dona Dula, o seu genro, Barbosa, pertencia à volante, porém poucos tempos depois, foi transferido para Salvador, para tratamento de saúde. Barbosa levou consigo a sogra, a esposa Mariquinha e a cunhada Silvina além do dsejo da não mais voltar para combater o cangaço, pois a doença contraída era considerada na época, muito grave.
Do casamento de Barbosa com Mariquinha, nasceu o pequeno Eronildes, isto já na capital baiana. Poucos tempos depois o barbosa não resistiria a enfermidade e veio a falecer. ( amanhã um pouco mais)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dunga desafia críticos e vira quase unanimidade

FRASES DO DUNGA: Quando fui convidado por Ricardo Teixeira, ele disse: Quero que você resolva as necessidades da Seleção e não que eu resolvesse as vontades da Seleção.

Neste caso, eu sabia que iria contrariar alguns interesses. Hoje me perguntam se estou feliz. Claro que estou, porém tenho certeza de que algumas pessoas que tiveram seus interesses contrariados, não estão felizes.

Quando eu falei de circo na seleção, era porque miss queria entrar, pastor queria entrar... Queriam tirar foto para álbum de figurinha. E aí o Dunga fica como o 'chato' por dizer não. Mas o povo precisa saber disso, se quer que as coisas continuem nesse caminho ou que voltem ao passado

Lembro-me como se fosse hoje. Quando Dunga foi anuunciado como o novo treinador da seleção brasileira, um colega na época na Tv Caju, Dr. Ricardo Rezende(O BANANINHA), se aproximou de mim e disse. " Mais um para ser pau mandado do Ricardo Teixeira. Não acredito que Dunga dê certo como técnico.



Eu com a minha experiência, sabia que aquilo era uma provocação, não ao Dunga e sim para ouvir a minha opinião como cronista. Não tive dúvidas, afirmei na hora que não via nada demais no Dunga ser técnico da seleção, pois em qualquer atividade da vida, alguém tem que começar,. Ninguém nasceu treinador de nenhum time ou seleção.



A discussão continuou, chegando ao ponto de romper a nossa amizade.



Hoje, alguns anos depois, o tempo se encarregou de mostrar aonde estava a verdade. Dunga a exemplo de outros grandes técnicos como Luxemburgo, Murici, Leão etc., provou que a sua vivência, como jogador de seleção e acima de tudo,um líder, o credenciou a estar na condição que se encontra. Parabéns, Dunga pela coerência como convoca. Sempre vendo o momento de cada jogador.

BRASIL GANHA MAIS UMA NA ERA DUNGA

A seleção brasileira de futebol, conquistou mais uma vitória sob o comando de Dunga. Num jôgo oficial com a cara de amistoso para o Brasil e de vida ou morte para o Chile, O time brasileiro por mais que tenha se esforçado e feito um jôgo solidário, teve momentos de um certo relaxamento, chegando a irritar a torcida baiana.

Este jôgo serviu para a afirmação definitiva do garoto Nilmar que marcou três goals, armou, desarmou e teve presença positiva na vitória brasileira. Mostrou que Daniel Alves pode ganhar uma posição no time e apesar do pouco tempo que esteve em campo, Sandro atleta do internacional esteve muito bem. Para terminar a noite num clima de alegria para os brasileiros, o Paraguai venceu a Argentina.

domingo, 6 de setembro de 2009

BRASIL, VITÓRIA DA DISCIPLINA E HUMILDADE

Pois é, falaram tanto, que dessa vez a Argentina foi embora...Este é um trecho de um frase encontrada numa famosa música romântica, mas, que retrata bem o clima que foi criado pela Argentina para enfrentar a seleção brasileira no alçapão de Rosário. O Maradona falou, falou e terminou chorando de dor. Poderia até terminar em outra música, mas, simplesmente o banho que o Brasil deu nos argentinos, mostrou aos que não acreditavam em Dunga e seu grupo, que, as coisas mudaram e hoje, para ser titular não basta ter nome, tem que jogar.


O Dunga sem se importar com as gozações da grande crônica nacional, que já estava acostumada a lidar com fazedores de média, provou que uma coisa é você saber, outra coisa é ser didático e ter a facilidade para se fazer entender. Será que Luiz Fabiano, Felipe Melo, Ramires, Elano, André Santos e outros, estariam

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A FÓRMULA 1 TAMBÉM TEM ESCÂNDALO

É verdade. No circuito fechado da Fórmula 1 também tem corrupção e escândalo. Neste final de semana estourou a bomba. O grande prêmio de Cingapura foi ganho de forma ilegal por Fernando Alonso, com a participação ativa do brasileiro Nelsinho Piquet.
A FIA já iniciou as investigações e se ficar comprovada a farsa, Fernando Alonso e a Renault terão sérios problemas. Já o brasileiro Nelsinho Piquet, com certeza terá o seu futuro mundo da Fórmula 1 estará comprometido

RÁDIO SERGIPANO PERDE UM GRANDE NOME

O rádio sergipano perdeu neste dia 31/08, um dos seus maiores nomes. Faleceu o radialista Dermeval Gomes, carinhosamente chamado por seus amigos e colegas de "cabeção". Dono de uma das mais belas vozes do Brasil, Dermeval brilhou nas mais consagradas emissora de rádio do estado. Em todas deixou a sua marca como noticiarista da melhor qualidade nos anos dourados do rádio AM.

sábado, 29 de agosto de 2009

RADIALISTA FRANCISCO CARIOCA FOI SEPULTADO NESTE SÁBADO

Foi sepultado neste sábado, no Cemitério do Cajú, o famoso radialista Francisco Carioca, que brilhou apresentando a programação musical noturna da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Ele foi o criador de uma maneira bonita de cumprimentar os ouvintes. Era mais ou menos assim: Aqui Francisco Carioca e aí você que é muito mais importante .....
Ele tinha 69 anos e lutava a algum tempo contra um câncer. Carioca foi sepultado na tarde de ontem no município de Macaé - Rj.

MORRE O NARRADOR ESPORTIVO DOALCEI BUENO DE CAMARGO

Sábado trista para a radiofonia brasileira, morreu na madrugada um dos melhores narradores esportivo do Brasil. Doalcei Bueno de Camargo, o homem que criou para o rádio esportivo do Brasil, a figura do comentarista de arbitragem. Conheci Doalcei na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, com o qual tive o prazer de trabalhar e conhecê-lo de perto. Era um figuraço.
Doalcei, nasceu em Itápolis, interior de São Paulo, mas mudou-se para Marília, onde o pai recebera o convite para trabalhar na Prefeitura da cidade. Doalcei cresceu nesta cidade e ainda jovem ingressou no rádio. Trabalhou na PRI 2 Rádio Clube (Marília). Aos 17 anos, em 1947, a convite do irmão Wolner Camargo, mudou-se para o Rio de Janeiro onde decolou em sua carreira, começando trabalhar na Rádio Tupi (AM 1280). Com a transferência de Wolner para a Rádio Globo, decidiu acompanhar o irmão e se transferiu para a Rádio Globo. Depois trabalhou na extinta Rádio Continental trabalhando com Valdir Amaral, além das Rádios Guanabara, atual Bandeirantes e Tamoio, todas também do Rio de Janeiro. Depois de algum tempo, retornou a Rádio Tupi e criou a figura do comentarista de arbitragem no rádio brasileiro e lançou Mário Vianna, um ex-árbitro de futebol, para comentar as arbitragens nas partidas.

Outro comentarista de arbitragem que trabalhou com Doalcei, foi Benjamin Wright, pai de José Roberto Wright que atualmente trabalha na TV Globo e também é ex-árbitro de futebol. Doalcei também trabalhou na Rádio Nacional. Há algum tempo parou de narrar partidas de futebol e passou a participar da “Mesa Redonda”, todos os domingos, de 12h00 às 15h00, programa comandado pelo Luiz Ribeiro, da Rádio Tupi. Doalcei era tratado carinhosamente por “Dodô”, pelos seus amigos e admiradores.
O corpo do famoso narrador esportivo, será cremado neste domingo e em seguida será sepultado no Cemitério do Cajú.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

REGULAMENTO DA SÉRIE D CLASSIFICA DOIS SEM JOGAREM

É estranho sim. Porém o regulamento da Série D, que a exemplo dos demais foi preparado antes do início da competição, terminou beneficiando as equipes da Chapecoense e Macaé, que não precisam ganhar seus jogos para garantirem a passagem para a quarta fase. Para mim é um fato inédito e até certo ponto inexplicável, mas o correto seria os dirigentes terem identificado esta falha e buscado as providências junto à justiça desportiva, de preferência antes do início ou na pior das hipóteses logo após os primeiros jogos.
Como sempre acontece, os homens que dirigem os clubes de futebol no Brasil, pouco estão ligando para regulamentos e leis, e, quando o fazem, é depois do leite derramado e aí a vaca já foi pro brejo. Com certeza os prejudicados poderiam se unir e impedir o início da terceira fase, até que tudo fosse devidamente corrigido. Tenho certeza de que esta união não vai acontecer, todos vão dançar de acordo com a música, e neste caso, o melhor para o representante sergipano é buscar vencer e conseguir a classificação dentro de campo. "Viva a CBF"

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A MANCADA DA FAIXA

Durante a sessão especial em homenagem aos setenta e cinco anos de fundação do Sindicato dos Bancários, realizada nesta segunda-feira, 24/08, na Câmara Municipal de Aracaju, os sindicalistas apresentaram slides com fotos das grandes campanhas que realizaram e da luta travada na época. Até aí tudo bem, porém esqueceram de observar que numa das faixas utilizadas nas mobilizações, tinha em letras garrafais a frase "FORA SARNEY'. esta mancada foi imediatamente explorada pela oposição. O vereador Juvêncio Oliveira-DEM, não perdeu tempo e alfinetou: quem diria, hoje os senhores exibem outra faixa: "ENTRA SARNEY". Quem será que mudou?

SERGIPE DEVE ESQUECER REGULAMENTO DA CBF

O regulamento da CBF no que se refere aos três melhores classificados da terceira para a quarta fase da série D, gerou uma certa confusão na imprensa esportiva sergipana, porém se observar com atenção, fica claro que, os cinco vencedores do confronto mata-mata, estarão na quarta fase, porém para completar oito times, os três melhores classificados em segundo lugar também estarão classificados, porém o critério técnico, segundo o parágrafo terceiro do artigo dezoito, define que, serão contados os pontos conseguidos na três fazes. Desta forma cabe ao Sergipe, esquecer o regulamento, vencer em casa no domingo, 30/08 e buscar a classificação em setembro no Ceará.

domingo, 23 de agosto de 2009

PARQUE SÃO JOSÉ: PREFEITO DE SOCORRO AGUARDA DEFINIÇÃO DE OBRA DO GOVERNO DO ESTADO

A população do Parque São José, no município de Nossa Senhora do Socorro, a muitos anos aguarda ações da Prefeitura no que se refere à pavimentação e drenagem das suas ruas e uma melhora no acesso, haja vista que, as ruas ficam intransitáveis no período de chuva e os ônibus sem nenhuma condição de trafegar naquele núcleo habitacional.
A nossa reportagem conversou sobre o assunto com o prerfeito Fábio Henrique. o prefeito nos informou que está aguardando a definição do governo do estado que anunciou a construção de uma avenida que segue a Santa Gleide, passa pelos parques São José e Nossa Senhora de Fátima, Sobrado, fazendo a ligação com a BR. Segundo o dinâmico prefeito de Socorro, com a construção desta avenida, ele terá a condição de definir todo o trabalho que deve ser feito naquela região.

SERGIPE MOSTRA FORÇA E ARRANCA CLASSIFICAÇÃO


Foi tudo dentro do esperado. O Sergipe teve que mostrar muita força e determinação para arrancar a classificação para a próxima fase da série D, diante do bom time do Ferroviário do Ceará , na tarde deste domingo, na cidade de Horizonte, no estádio Domingão.

O time rubro alternou bons e maus momentos no primeiro tempo, porém conseguiu um empate em branco. No segundo tempo, o Ferroviário necessitando da vitória foi para o tudo ou nada, como já se esperava e, terminou abrindo o espaço que o Sergipe queria e o time rubro largou na frente com o artilheiro Hugo Henrique, cedeu o empate, permitiu a virada, buscou e conseguiu o empate, permitiu outra virada do Ferrim, porém com a vantagem conseguida em casa, ensejou o adversário sair no desespero e o representante de Sergipe, empatou mais uma vez já nos acréscimos e selou a passagem para a próxima fase.


Final de jôgo; Ferroviário 3x3 Sergipe num grande jôgo de futebol. Classificação arrancada na garra e determinação dos atletas rubros, que agora terão pela frente , o Alicrim de Natal, com o primeiro jôgo a ser definido o local através de sorteio na CBF.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA GARANTE QUE O DEM E SEUS ALIADOS QUEREM VER MARCELO DEDA FORA DO GOVERNO

O vereador Emmanuel Nascimento-PT, disse ter certeza que o partido dos democratas o DEM juntamente com os seus aliados, estão por trás desta orquestração que visa tirar Marcelo Deda do governo. Na avaliação de Nascimento, não tem sentido o que diz o vereador Nitinho-DEM, quando afirma que, toda a responsabilidade por estas ações contra o governador está a cargo do PAN .
Emmanuel Nascimento, justifica o seu pensamento, afirmando que o ex-governador João Alves Filho e o seu partido, usam os seus aliados para atingir Marcelo Deda e fazer crer á sociedade que não têm nada com isso, porém o povo é sábio e tem convicção de que, os adversários deste agrupamento político que está mudando Sergipe, não se conformam em ver o sucesso de uma administração séria e competente. "O medo de um enfrentamento nas urnas, está levando o DEM e seus aliados a buscarem todo o tipo de artifício na busca pelo retorno ao poder"garantiu.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REVIRAVOLTA NO CASO MATEUS


O advogado do Sergipe, no caso Mateus, obteve no início desta noite, 20/08, um resultado que causa uma reviravolta no caso envolvendo o atleta Mateus , Agenciadores/Sergipe. Segundo o Dr. Marcelo Machado, a liminar que anulava o vínculo empregatício entre Mateus e o Sergipe, foi derrubada e o atleta vai ser notificado e intimado a retornar às suas atividades no clube.

Como trata-se também de uma decisão liminar, a qualquer momento uma outra decisão poderá acontecer e só depois do julgamento do mérito é que podemos saber o que realmente irá ocorrer. Nada de comemoração em nenhuma das partes, o correto agora é esperar.

SEGUNDONA COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA

Com dois jogos, começa neste sábado o campeonato sergipano da série A-2, a famosa segunda divisão. Doze equipes estarão movimentando as suas torcidas em vários municípios do nosso estado, sendo que duas delas participarão da elite do nosso futebol em 2010.

A realização deste campeonato abre um leque de empregos diretos e indiretos, movimenta a economia dos municípios e pode revelar alguns valores para o sergipão do próximo ano. Uma coisa nos preocupa, as equipes que se reforçaram com atletas presos a contratos com equipes da divisão especial e como fará para continuar forte em 2010, se estes atletas estarão de volta para os seus clubes de origem? O perigo é chegar na primeira divisão esfacelados e apenas participarem da competição sem ter nada para oferecer aos torcedores e sem nenhuma condição de disputar o campeonato.

GRANDES EQUIPES A CAMINHO DA ZONA PERIGOSA

Começou ontem o returno do brasileirão da série A e os resultados colocaram em alerta torcedores de grandes clubes do futebol brasileiro, haja vista que, estes clubes estão se aproximando de forma perigosa, da zona de rebaixamento. A sorte de alguns é que Sport e Fluminense continuam perdendo e com isto terminam favorecendo aos que começam a correr riscos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CASO MATEUS É UM ALERTA PARA OS DIRIGENTES DO FUTEBOL SERGIPANO

O desaparecimento do atleta Mateus, da concentração do Sergipe, tomou um rumo diferente e neste momento já começa a colocar um pouco de desconfiança na cabeça do torcedor rubro. Porque a direção e comissão técnica do mais querido escondeu da imprensa, omitindo o que realmente havia acontecido?
A dúvida agora é saber se alguém do Sergipe intermediou a negociação, ou se apenas o grupo de agenciadores de atletas é o responsável por tudo isso. Uma coisa é certa. A Lei 9615, é muito clara, quando exige que, para ser considerada uma entidade formadora do atleta, o clube terá que preencher alguns requisitos, como por exemplo: provar com recibos que paga ajuda de custo e outras responsabilidades trabalhista. Prestem bem atenção. Quando a causa chega à justiça do trabalho, o õnus da prova é do patrão que tem que provar que pagou.
Na justiça criminal ou civil, o ônus da prova é de quem denunciou. Neste caso, cabe ao Sergipe, provar que pagou tudo que está sendo cobrado.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CENAM UMA INSTITUIÇÃO DO FAZ DE CONTA

A cada dia que passa, cresce a certeza de que, os centros de recuperação dos menores em todo o Brasil, não passam de meros faz de conta e não conseguem atingir o objetivo principal, que seria recuperar o menor infrator e reintegrá-lo à sociedade livres das mazelas que os conduziram a estes centros, os quais podem ser comparados com as penitenciárias de todo o país, onde o preso entra com 1 gráu de periculosidade e em pouco tempo consegue chegar aos 100 gráus. Em suma , O CENAM é hoje uma autênctica fábrica de bandidos e tem que passar por uma ampla reforma não apenas nas suas estrutura, mas, no conceito de como trabalhar o menor na busca por sua recuperação, além da preparação da pessoa que vai dirgi-lo.
CENAM II
Outro grave problema que nos leva a reafirmar que esta instituição trabalha na contra-mão da realidade é a escolha de quem o dirige. Não queremos afirmar que estas pessoas não são capazes, porém a capacidade tem que ser específica, ou seja cada uma pessoa na área em que se habilitou. Será que é isto que ocorre? os governantes têm a preocupação de capacitar o cidadão e só depois nomeá-lo? ou para agradar correligionários terminam colocando o mecânico para dirigir a carpintaria? prefiro ficar com a segunda hipótese.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CASO MATEUS PODE MUDAR A DESCULPA POR SUA AUSÊNCIA


A notícia caiu como uma bomba no último domingo, quando todos esperavam a escalação do Sergipe para o jôgo contra o Ferroviário. Mateus, o garoto prodígio do timão passou mal e teve que ficar de fora da difícil partida. A ausência do garoto não chegou a prejudicar o time, pois o seu substituto o outro garoto Madson fez esteve muito bem.


SURPRESA


Quando todos estavam acreditando que o problema foi realmente o divulgado pela comissão técnica rubra, veio a surpresa. Mateus foi levado da concentração, por algum empresário que vai tentar vendê-lo para outro clube. Até o momento, exatamente às 22h30 desta segunda-feira, 17/08, ainda não temos notícia da veracidade das informações, porém como onda há fumaça há fogo. vamos esperar o amanhecer para a devida confirmação.

SERGIPE BUSCA AJUDA PARA VIAGEM AO CEARÁ

Depois da grande vitória do último domingo, o Clube Esportivo Sergipe, tem um desafio pela frente, encontrar recursos para bancar as passagens da sua viagem ao Ceará. Há quem diga que, o governo do estado poderia dar essa ajuda, pois o Sergipe está representando o nosso estado na competição nacional , e como a viagem de ônibus é muito cansativa, seria bom que viajasse de avião.
SERGIPE II
O governo já ajuda, ao colocar um ônibus à disposição da equipe rubra, justo por isso e para não abrir precedente, acredito que a ajuda pleiteada não será possível. Como não se paga nada por ter esperança, vamos acreditar que o Sergipe vai conseguir esta ajuda, pois seria uma forma de fugir do desgaste que aqui no Batistão acometeu o Ferroviário, adversário do Sergipe no próximo domingo no Ceará que no segundo tempo pregou de vez e se tornou uma presa fácil.

CONFIANÇA TEM REUNIÃO IMPORTANTE


Os conselheiros do Confiança estarão reunidos nesta terça-feira, 18/08, para tratarem de assuntos de vital importância para o Dragão do bairro Industrial. Como sabe, futebol no Confiança só em 2010, mas, apesar dos tropeços administrativos de 2009, quando não conseguiu manter-se na série C, o dragão conseguiu o título de campeão do estado e teve garantida s sua participação na Copa do Brasil 2010.


CONFIANÇA II


Uma coisa nos deixa preocupado, recebemos informação de que a diretoria proletária vai pedir ao presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo Souza, que tente junto à CBF, trazer uma grande equipe para ser adversária do Confiança na Copa do Brasil. Com esta decisão, fica claro que o interesse dos dirigentes proletários é apenas ganhar um bom dinheiro no jôgo de casa.


CONFIANÇA III


Sera´que estes dirigentes atentaram para um detalhe importante que é o local onde fará o seu jôgo na competição nacional? E se as obras do Batistão forem realmente iniciadas como anuncia o governo do estado? Não seria melhor enfrentar uma equipe do seu porte e buscar passar de fases, o que significaria ganhar muito dinheiro? Com a palavra os senhores dirigentes, os quais derem um shôw de burrice este ano, e pelo visto, querem repetir a dose em 2010. Parabens.

domingo, 16 de agosto de 2009

A VIOLÊNCIA FAZ MAIS UMA VÍTIMA EM ARACAJU

A violência continua em escala crescente em todo o estado de Sergipe, apesar dos esforços feitos pelas polícias militar e civil. Aqui em Aracaju, em apenas oito dias, foram cometidos cinco homicídios. na manhã deste domingo, foi assassinado quando saia de casa, o empresário José Ailton de Souza, popularmente conhecido por Ailton Ligeirinho, 61 anos de idade, esportista, torcedor do Confiança e amigo de toda imprensa sergipana. José Ailton era o sócio número dois do Fan clube do programa José Augusto Eterna Saudade, que durante vinte e cinco anos foi apresentado pelo titular do blog pergunteaopereira@blogspot.com

SERGIPE FAZ DEVER DE CASA E TEM VANTAGEM NO JÔGO DE VOLTA


Para os que não acreditavam, o time do Sergipe, o mesmo que vem atuando na série D, conseguiu se impor dentro de casa e venceu o Ferroviário do Ceará por 2x0 neste domingo, 16/08, no Batistão.

Pedrinho, que havia entrado no lugar de Glauber, tabelou com Fabinho e de perna esquerda, abriu o placar aos 35 do segundo tempo. Já nos acréscimos, novamente Fabinho faz boa jogada esquerda, limpa para o meio e bate firma, marcando o goal que poderá ser decisivo no jôgo de volta.

A decepção ficou por conta da torcida rubra, que não compareceu em massa ao Batistão. Pouco mais de 4 mil presentes, porém o público pagante foi de pouco mais de 2 mil torcedores, proporcionando uma renda de pouco mais de trinta e dois mil reais.

Além da bela vitória do Sergipe, o ponto alto da partida, foi a arbitragem do paraibano José Arnaldo, que deu um show no Batistão, sendo inclusive aplaudido pela torcida sergipana, ainda no primeiro tempo, quando o placar ainda estava em branco . O jôgo de volta será no próximo domingo, 23/08, na cidade de Horizonte, no interior do Cear e o Sergipe para ser eliminado terá que perder por 3 goals de diferença .

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PROGRAMA SOCIAL DE SIMONE GÓIS MUDA A VIDA DE MORADORES DA PERIFERIA

A vereadora Simone Góis-PT, continua desempenhando o seu grande trabalho, junto às camadas mais carentes da periferia de Aracaju. Há mais de vinte anos a hoje vereadora, trabalha diariamente administrando programas que visam o aperfeiçoamento profissional de pessoas de baixa renda que residem nos bairros Palestina, 18 do Forte, Cidade Nova e adjascências, possibilitando a estas pessoas, uma melhor condição de vida, haja vista que, possuidores de uma melhor qualificação profissional, têm condições de, sem precisar sair de suas residências, conseguir ganhar o sustento das suas famílias.
Este tipo de trabalho desenvolvido por Simone Góis, merece elogios e deveria ser mais divulgado pelos veículos de comunicação e acompanhado pela sociedade, pois a partir daí, as pessoas que desconhecem a importância da vereadora para o povo mais carente daquela região, terão certeza de que, a sua eleição para uma cadeira na Câmara, não foi fruto do acaso e sim, do reconhecimento dos que melhoraram de vida após frequentarem estes programas sociais.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FLAMENGO CORRE ATRÁS DE SUBSTITUTO PARA KLEBERSON

O amistoso da Seleção Brasileira contra Estônia na última quarta-feira,12/08, trouxe um grande prejuízo para o Flamengo. O Volante Kleberson sofreu uma luxação (a terceira) no ombro esquerdo e vai desfalcar o time por 3 meses. Já não tendo Léo Moura e Juan ambos também contundidos e agora o Kleberson, a direção do Flamengo a pedido do técnico Andrade, sai em busca de reforços, porém já avisou, não há grana e por isso quem vier tem que ser dentro dos limites do clube

SEMANA DECISIVA PARA O SERGIPE DEVERIA SER MAIS TRANQUILA


Mais do que nunca, o clima no Clube Esportivo Sergipe, nesta semana que poderá ser decisiva, teria que ser mais tranquilo. Há unânimidade na visão dos torcedores e de toda imprensa esportiva, de que o time rubro necessita de reforços, até aí tudo bem. Qualquer clube precisa de um bom jogador para reforçar-se, principalmente quando vislumbra a possibilidade de uma classificação para a fase seguinte da competição.

O que por não dar para entender e nos deixa um pouco apreensivo, é a forma como se está tratando este problema, a toque de caixa e repique de sino, como diz o ditado popular. Senão vejamos: Mesmo não fazendo grandes partidas, o Sergipe conseguiu a classificação, repito a necessidade de reforços existe, porém será que existe a grana para contratar um atleta que esteja em atividade e que seja de nível superior aos que estão atuando?

É aí onde a coisa fica difícil e o anúncio feito diariamente de que vai chagar alguém de última hora já para atuar no domingo, é uma faca de dois gumes, pode criar um clima ruim entre os atletas e se o reforço, que inclusive já chegou, não for regularizado a tempo, como vai ser preparado psicologicamente o que sabia que estava de fora da partida? Vamos torcer que tudo dê certo, porém que preocupa, preocupa. E muito..

MORRE O GRANDE JORNALISTA CÉLIO NUNES


Faleceu no final da manhã desta quinta-feira, 13/08, o conceituado jornalista e escritor Célio Nunes, aos 72 anos de idade. Dono de um talento ímpar, Célio Nunes começou sua carreira de jornalista na década de 50 no jornal semanal Folha Popular aqui em Sergipe. Depois transferiu-se para Salvador, onde trabalhou como repórter, correspondente e redator dos jornais Tribuna e Jornal da Bahia. Em Itabuna trabalhou no Jornal de Notícias, Diário de Itabuna e em alguns tablóides. Em Ilhéus, Nunes trabalhou no Diário da Tarde e Correio de Ilhéus. De volta a Aracaju, Foi assessor de imprensa do antigo Condese e depois da Secretaria de Planejamento.

Trabalhou na Gazeta de Sergipe, como redator, Jornal da Cidade, como redator e editor. No Jornal da Manhã, foi redator, editor e diretor-geral. Também escreveu vários livros, destaque maior para Réquiem para José Eleutério. Célio foi fundador e por duas vezes presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas e presidente da Associação Sergipana de Imprensa.

Célio Nunes deixa três filhos, um deles o conceituado jornalista Claúdio Nunes, que durante mais de 10 anos, foi Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Aracaju, com o qual este jornalista titular do Variedades, Esporte & Notícia , teve o prazer de trabalhar e manter uma sólida amizade. "Nossos votos de pesar aos familiares de Célio Nunes.

PROGRAMA "LAMA ZERO" VAI MUDAR A VIDA DOS SOCORRENSES

Lançado na manhã de ontem, 12/08, pelo prefeito Fábio Henrique, o Programa "Lama Zero", irá mudar a vida da população do município de Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju.
O programa consiste em drenagem e pavimentação de ruas, em todos os povoados do município. Fábio Henrique também anunciou um grande elenco de obras, como reformas de postos de saúde e escolas, construção de creche, praças e quadra de esportes e urbanização de canteiros. Os custos desta obras que vão transformar o município de Socorro, gira em trono de 8 milhões de reais. Parte destes investimentos serão com recursos próprios do município e também com recursos federais. Em menos de um ano de administração, o prefeito Fábio Henrique mostra ao povo de Socorro que valeu a pena apostar na capacidade de um jovem político, para resolver problemas crônicos que afetam aquele município a vários anos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CARIVALDO SOUZA MOSTRA QUE SER DESONESTO NÃO É VIRTUDE

Mais um vez , o presidente da Federação Sergipana de Futebol - F.S.F. , José Carivaldo Souza, mostrou que é uma pessoa séria e honesta nos seus atos. O episódio do último domingo, 09/08, quando aconteceu o apagão no estádio Arrudão, por ocasião do jôgo, Santa Cruz x CSA, uma armação para aguardar o resultado de Sergipe x Central, foi deprimente e motivou a muitas pessoas, torcedores e imprensa, a sugerir que o mesmo expediente fosse utilizado no Batistão, ou seja, que os refletores tivessem sua luzes apagadas, pagando com a mesma moeda o que estavam fazendo os pernanbucanos.
Carivaldo foi consultado, e de imediato afirmou que não tomaria esta atitude e de fato não a tomou. Resultado, quis o destino que o jôgo do Arruda terminasse empatado, as duas equipes litigantes foram eliminadas, e, aqui em nosso estado, sem usar a deslealdade, o nosso representante terminou classificado. Aos que não entenderam a posição do presidente da F.S.F., Carivaldo respondeu com um manifesto enviado à entidade maior do futebol brasileiro- CBF, mostrando a indignação do povo sergipano e mostrando que, a desonestidade nunca foi e nunca será virtude. Parabéns, presidente.

JOGOS DA PRIMAVERA UMA PORTA ABERTA PARA SALVAR A JUVENTUDE

A manutenção dos jogos da Primavera, é motivo de elogios ao governador Marcelo Deda. Criado a muitos anos pelo então governador João Alves Filho, os jogos da primavera era esperado a cada ano com muita expectativa por parte da classe estudantil e porque não dizer, por toda população de Sergipe.
COMPETIÇÕES
A participação dos pais de alunos, nos ginásios e estádios vibrando com a participação dos seus filhos. As disputas de cada modalidade de esporte eram emocionantes e levavam os torcedores, (sempre familiares) ao delírio. Era muito bonito ver o semblante da garotada quando o seu colégio saía vencedor. Durante a premiação a maioria vinha às lágrimas e este sentimento era observado quando da solenidade de encerramento. Parabéns governador, o incentivo ao esporte é uma grande porta aberta para a juventude deixar de se envolver com as drogas.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

COITADA DA SAÚVA..........


Os mais velhos, com certeza lembram daquela campanha que tomou conta do Brasil nos anos 40, quando uma praga de formigas, que foram chamadas por todos os brasileiros de SAÚVA, Estavam destruindo toda a lavoura que existia de Norte a Sul do Brasil. Naquela época, O Ministério da Agricultura, baseando-se na profecia do naturalista francês, Auguste de Sait-Hilaire, lançou a campanha: "Ou o Brasil acaba com a Saúva, ou a Saúva acaba com o Brasil". Eswta frase também foi dita depois pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas.


COITADA DA SAÚVA II


A campanha foi um sucesso, a praga de formigas foi debelada e a nossa lavoura foi salva. Passados muitos anos, o nosso país se ver ameaçado por outra praga, esta não afeta a apenas a nossa lavoura, está ferindo mortalmente aquilo que ainda resta ao povo brasileiro: a "ESPERANÇA'. Sei que o caro leitor está se perguntando: que praga é esta, tão perigosa? A resposta é simples. Não podemos mais continuar assistindo diariamente a bandalheira, hoje no Congresso Nacional e antes em todos os segmentos da vida política do nosso país. Escândalos atrás de escândalos e ninguém é punido. Estamos infestados de saúvas diferentes, corroendo os cofres públicos e o dinheiro do contribuinte. São os políticos desonestos.


COITADA DA SAÚVA III


Voltemos aos anos 40, porém defendendo uma campanha não deflagrada pelo Ministério da Agricultura, pois a praga de hoje é outra. Porque não o povo brasileiro, hoje ameaçado como o foi naquela época a nossa lavoura, não sair às ruas lançando a campanha: "Ou o Brasil acaba com a corrupção, eliminando os corruptos, ou eles com certeza, acabarão com o Brasil?" E tem mais, se fizermos uma comparação com os estragos causados pelas pragas aqui citadas, teremos que gritar com todas as nossas forças: "COITADA DA SAÚVA"

PRESIDENTES DE CÃMARAS MUNICIPAIS TÊM ENCONTRO COM PRESIDENTE DO TCE

Neste terça-feira, 11/08, os presidentes de Câmaras Municipais de todo estado de Sergipe, estarão reunidos com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Reinaldo Moura. O objetivo do encontro, na avaliação do presidente do Legislativo Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento-PT, é fortalecer o relacionamento do legislativo com o TCE e abrir espaços para uma maior facilidade de acesso às informações, junto ao órgão auxiliar e fiscalizador.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEGALIZAR MOTOTAXISTAS É UMA BOA?

A questão é polêmica, porém seria ótimo que determinadas questões fossem decididas pela população. Como a gente pode dizer que vive num país democrático, se o povo não é sequer consultado para dizer o que deseja usar? qual é o transporte que prefere?, qual a educação e a saúde, que gostaria de ter?
Neste caso dos mototaxistas, uma profissão que já existe aqui em Sergipe a mais de doze anos, de forma clandestina, o que nos leva a não seguir o exemplo que foi dado pelo Congresso Nacional e pelo presidente da República? Será que é melhor ter que aturar a clandestinidade? ou legalizar o serviço e cobrar devidamente os encargos como as outras profissões?
Aqui no Brasil existem questões que nos deixam atônitos. Vejam como as autoridades tratam o jôgo do bicho. Para eles é contravenção. Se realmente é ilegal, porque aceitam que seja praticado abertamente, sem pagar impostos e sem trazer nenhum benefício social? Aqui em Sergipe se fizermos uma analogia entre cambistas do bicho e mototaxistas, será que dá para encontrar alguma diferença? É os homens que criam as leis preferem que vivam fora da lei...

SERGIPE BUSCA REFORÇOS PARA SEQUÊNCIA DA SÉRIE D

O Sergipe, mesmo com uma equipe regular e necessitando de reforços, além de bafejado pela sorte, passou para a segunda fase da série D, e agora, mais do que nunca, precisa ter o elenco reforçado, conforme está cobrando a sua torcida. Até aí tudo bem. O que não consideramos inteligente e ficar especulando nomes antes de concretizar a contratação, pois este tipo de procedimento geralmente divide o elenco, e pode criar um grave problema, ao invés da solução .
Senão vejamos. Estão falando em contratar o Valdson para o lugar de um dos zagueiros, porém ele terá que cumprir um jôgo de suspensão e só poderá jogar na partida volta contra o Ferroviário. E aí, como fica a cabeça do que vai sair, porém terá que jogar no domingo, aqui no Batistão? O correto é contratar e depois fazer o anúncio e a apresentação. Depois não digam que não foram avisados. Ou esqueceram o que aconteceu com o Confiança?

PREFEITO FÁBIO HENRIQUE PRETENDE CONSTRUIR UM ESTÁDIO DE FUTEBOL EM SOCORRO

O prefeito do município de Nossa senhora do Socorro, Fábio Henrique-PDT, informou ontem que faz parte dos seus planos, construir um estádio de futebol naquela próspera cidade. Na avaliação do chefe do executivo de Socorro, um estádio no complexo Taiçoca, área que tem uma população de mais de cem mil habitantes, seria de fundamental importância para desafogar o Batistão, que inclusive passará por uma ampla reforma, e, neste caso, os clubes da capital mandariam seus jogos naquele município que faz parte da grande Aracaju. Para colocar em prática esta sua idéia, Fábio Henrique pretende buscar uma parceria com o governo do estado e se possível deve incluir no projeto, a iniciativa privada.

domingo, 9 de agosto de 2009

SERGIPE GANHA PRESENTE NO DIA DOS PAIS

É deveras engraçado o futebol. Por isso é que há quem diga que o dito cujo, tem razões que a própria razão desconhece. Neste domingo em pleno Batistão, o Clube Esportivo Sergipe, perdeu a sua terceira decisão em 2009. Desta feita foi para o Central de Caruaru, por 2x1.
Ande está a graça? você está perguntando. Olha com esta derrota o Sergipe passou a depender do resultado do jôgo Santa Cruz x CSA, no mundão do Arruda em Recife, com a presença de mais de cinquenta mil torcedores. Para piorar o clima, a partida de lá ficou muito tempo paralisada por causa de uma pane no sistema de iluminação do estádio e o sofrimento do torcedor rubro aumentava ao tempo em que a narrador de uma emissora pernanbucana, informava que o árbitro daria mais alguns minutos de acréscimo num jôgo que já passava dos 50 minutos. É que se sai um goal no Arruda, o Sergipe estaria fora da próxima fase. Graças aos Deuses a partida terminou 2x2 e o nosso representante, mesmo perdendo terminou ganhando um presente em pleno "Dia dos Pais" e agora vai enfrentar o Ferroviário do Ceará.
SERGIPE GANHA PRESENTE II
Durante o jôgo no Batistão, se recebeu a notícia de que no Arruda, apagaram os refletores para que a partida só terminasse bem depois, com pernanbucanos do Santa e alagoanos do CSA já sabendo o resultado de Sergipe x Central, alguém sugeriu que a administração do nosso estádio utilizasse o mesmo artifício. Resultado ninguém aceitou(e com razão), pois um erro não justifica outro e lá no Arruda, com apagão e tudo. Santa e CSA terminaram apagando também a classificação para a próxima fase da série D. Ou seja, morreram abraçados. Enquanto isso aqui se agiu com lealdade e o prémio foi a passagem do nosso representante para a fase segunda da competição.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PRESIDENTE DA CBF PRETENDE ADEQUAR CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO AO EUROPEU

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve reunido com o presidente Lula e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, onde propôs mudanças no calendário do futebol brasileiro, para evitar o êxodo dos nossos principais jogadores no meio de cada temporada. Nesta proposta o campeonato brasileiro começaria em agosto e só terminaria em junho do ano seguinte.
Na avaliação do ministro Orlando Silva, se faz necessário também uma lei criando a responsabilidade fiscal para os clubes, a exemplo do que já ocorre na administração pública. Silva atribui também aos altos salários pagos aos atletas a culpa pela dificil situação financeira porque passam os grandes clubes do Brasil.
Se realmente ocorrer esta adequação ao calendário europeu, a validade será a partir de 2012, para não prejudicar os clubes que têm contratos de publicidades até 2011. Resta saber o que pensa a bancada da bola no Congresso Nacional, pois muitos interesses estarão em jôgo, e a interrogação? será que reduzindo salários, os clubes conseguirão segurar os seus atletas aqui no Brasil? Vamos pagar para ver?

SOCORRO FOI SEDE DO ENCONTRO DOS VEREADORES DA GRANDE ARACAJU

Foi realizado com grande sucesso, na manhã desta sexta-feira, no município de Nossa senhora do Socorro, o Encontro dos Vereadores da Grande Aracaju. O evento liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento-PT, contou com as presenças do prefeito da cidade, Fábio Henrique-PDT, parlamentares de todos os municípios que compõem a região e de um convidado especial, o ex-secretário de estado dos transporte, Bosco Mendonça.
O objetivo principal do Encontro foi alcançado, haja vista que, diversos temas voltados aos problemas de cada município, como aterro sanitário, transporte coletivo e preservação do meio ambiente, foram debatidos em conjunto e o intercâmbio foi mais uma oportunidade de aproximação entre os parlamentares. Outro tema destacado com ênfase, foi relacionado à PEC que tramita no Congresso nacional, que, segundo os participantes do evento, tem o objetivo de dificultar as ações do legislativo municipal, pois no seu bôjo traz dispositivos que buscam reduzir o repasse e enfraquecer este Poder, mesmo sabendo que são os vereadores o elo entre sociedade e Executivo, além de ser entre os poderes, aquele que está mais próximo da população e dos seus problemas.

TEMER O CENTRAL É PROVA DA NOSSA INCOMPETÊNCIA

O esportista e torcedor, Pacheco, nos pergunta se não é uma prova da nossa incompetência, ficarmos morrendo de medo de enfrentar o time do Central de Caruaru. É com muita tristeza, mas temos que concordar com a colocação do torcedor. realmente o estágio em que vive o nosso futebol, nos leva a chegar numa situação como esta, quando os nossos chamados "grandes" clubes a cada ano vão caindo no descrédito das suas torcidas e têm muitas dificuldades para passar de uma fase para outra, em grupos com a participação de pequenas equipes do interior da Bahia, Pernanbuco e Alagoas. É triste, mas é verdade.......

SERGIPE : CHEGOU A HORA DA VERDADE

Agora é tudo ou nada. O Clube Esportivo Sergipe, entra em campo neste domingo para fazer o Jôgo da vida(ou da morte). Para o representante sergipano na série D, a classificação será importante, mesmo sabendo que não significa ainda a passagem para a série C, porém mantém a esperança de que o acesso será uma terefa possível.
A eliminação, esta sim será o fim da picada e poderá colocar o Sergipe numa situação vexatória, pois não terá garantida a sua participação nesta mesma série em 2010. Por tudo isso, este jôgo diante do Central ganha uma importância extraordinária. "Avante Sergipe, está na hora de mostrar o seu valor"

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ARTILHEIRO RETORNA AO ANTIGO NINHO

Parece que a força das circunstâncias, está conseguindo mudar um pouco a mentalidade dos homens que dirigem o futebol sergipano. Isto fica provado com o retorno do artilheiro Hugo Henrique ao Clube Esportivo Sergipe. Quem diria que isto fosse se tornar realidade, principalmente depois de tudo que aconteceu recentemente entre o atleta e o presidente Motinha? É claro que muitos estão dizendo que aconteceu um milagre, porém há quem garanta que tudo foi acertado com a intermediação do presidente da F.S.F., José Carivaldo Souza. De uma forma ou de outra, o importante é que os homens se entenderam, e, quem saiu ganhando foi o futebol sergipano.

FIGURAS ILUSTRES DO FUTEBOL MUDAM DE IDADE

No dia 05/07 comemorou mais uma ano de vida, um dos grandes nomes do futebol sergipano em todos os tempos: Ailton Rocha, carinhosamente chamado de professor por todos os atletas e boa parte da imprensa. Dono de um futebol refinado, Rocha chegou ao futebol sergipano via Sergipe, onde brilhou ao lado do baiano Aurelino, conquistando o bi-campeonato pelo time rubro.
Encerrada a carreira de atleta, Ailton Rocha seguiu a carreira de treinador e até hoje é considerado por todos como o maior estrategista do futebol sergipano. Parabéns professor, Deus te conceda muitos anos de vida.
Outra figura ilustre que também mudou de era, ontem dia 05/07, foi o presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo Souza. Carí como é conhecido e tratado por seus amigos mais íntimos, foi atleta juvenil do Confiança (lateral esquerdo), presidiu com brilhantismo o Vasco Esporte Clube e a muitos anos dirige os destinos do futebol sergipano, à frente da F.S.F.
Carivaldo desfruta do respeito de toda a imprensa, dos desportista e dos presidentes dos clubes, com os quais mantém um ótimo relacionamento e dentro do possível tem socorrido a todos os seus filiados. A algum tempo José Carivaldo ingressou na política partidária e, com muita competência administrou o município de Macambira, sua cidade natal, chegando inclusive a eleger o seu Filho Ricardo Souza como chefe do executivo daquela cidade.