segunda-feira, 7 de junho de 2010

Guardas Municipais participam de seminário


Sete guardas municipais de Nossa Senhora do Socorro participaram de um seminário organizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na manhã desta segunda-feira, 6. O encontro, que teve como tema “Violência e drogas nas escolas: enfrentamento e prevenção. Trajetória e desafios”, foi realizado no auditório do Banese, na avenida Augusto Maynard, em Aracaju.

O objetivo do evento, direcionado a gestores, professores, estudantes, operadores do direito e da segurança pública e à sociedade civil, foi discutir a relação prática e as teorias da mediação, resolução e transformação de conflitos, e a construção da paz, em uma perspectiva acadêmica com o fim de desenvolver nos participantes habilidades e competências para esse gerenciamento.

Durante o seminário, os participantes assistiram a palestra “Construindo referências sobre violência, escola e educação entre saberes e desencontros, destacando o cotidiano escolar”, ministrada pela conferencista Miriam Abramovay. Na ocasião foram abordados subtemas como: droga e violência; motivo para o uso de drogas; drogas lícitas e proibidas e escola; frequência do uso de bebidas alcoólicas; o papel da escola; grupo de amigos; fatores de proteção; tráfico de drogas; entre outros.

O comandante da Gurda Municipal de Socorro, major Carlos Rolemberg, comentou sobre a participação dos agentes de segurança. “Umas das preocupações do prefeito Fábio Henrique é capacitar seus servidores, porque através do conhecimento o profissional desempenha melhor o serviço prestado para os cidadãos socorrenses. Por isso é fundamental que os nossos guardas participem desse seminário porque ele proporciona o fortalecimento educacional e os instrui sobre temas específicos do seu cotidiano”, disse.

Rolemberg informou ainda que esse é apenas um dos itens de capacitação dos quais os guardas participaram ou vão participar. “Nosso efetivo está participando de uma atualização com as Polícias Militar e Civil; de cursos à distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); do curso de informática básica do SENAC; do curso de licitações e contratos. Além disso, vão participar também de uma capacitação sobre poluição sonora que acontecerá em julho e de um treinamento sobre policiamento comunitário que tem previsão para ser realizado no segundo semestre e serão matriculados em programas educacionais realizados pela Secretaria Municipal da Educação”, ressaltou.

O agente de segurança de Socorro, Celso Pereira da Silva, gostou de assistir à palestra. “Foi muito bom estarmos presentes nesse evento, poque a partir dele adquirimos instruções sobre como lidar com problemas com drogas ou violência quando precisarmos enfrentar com esse tipo de situação. Estou satisfeito por ter participado deste evento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário