terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeitura adere ao plano ´Sergipe Contra o Crack´


O cerco contra o crack e outras drogas foi fechado no Estado de Sergipe. E a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro não está de fora dessa luta. O município aderiu ao plano de ação “Sergipe Contra o Crack”, do governo do Estado, durante seu lançamento realizado nesta manhã, 8, no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CIC), em Aracaju. O prefeito Fábio Henrique, a secretária da Saúde de Socorro, Maria Cecília Araújo Mendonça, o governador Marcelo Deda, a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, assim como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, secretários da administração estadual, representantes da Segurança Pública do Estado (SSP), prefeitos de diversos municípios, entre outros, participaram do evento.

Segundo Cecília Araújo, o município de Socorro entra nessa ação, estruturando mais ainda os dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e através da inauguração do CAPS São Domingos Sávio, para o atendimento infantil, e da Escola de Redução de Danos. Socorro também conseguiu, junto ao Governo do Estado, a implantação de uma Casa de Apoio com 12 leitos, para assistência e tratamento dos dependentes do crack e outras drogas e seus familiares.

´´Socorro está abraçando essa causa. Também vamos encaminhar para o Ministério da Saúde, um projeto para o município ser contemplado com um consultório móvel, com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, enfim toda equipe para o atendimento no consultório que será montado em uma Van”, informou.

A secretária da Saúde disse ainda que os CAPS do município, sendo um de Saúde Mental e o outro para o tratamento de Álcool e Drogas (CAPS AD), serão reestruturados através da capacitação dos profissionais e ampliação do atendimento. O plano de ação municipal vai contar ainda com o apoio do Ministério Público e da Secretaria de Assistência Social.

Na solenidade, o governador Marcelo Deda assinou dois decretos. Um para a interiorização do Departamento de Narcóticos de Sergipe (Denarc) e o outro visando o atendimento integrado do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Deda anunciou ainda os 11 municípios sergipanos que serão pólo do plano de ação Sergipe Contra o Crack. São eles: Socorro; Aracaju; Barra dos Coqueiros; Lagarto; Itabaiana; Estância; Propriá; Região do Vale do Continguiba, com Carmópolis como sede; São Cristóvão; Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória. Municípios esses, com maior índice de incidência do crack.

´´Nós todos hoje já temos a mais perfeita consciência dos danos causados pelo alcoolismo e uso de drogas que proporcionam um prazer momentâneo e devastador, como êxtase, cocaína, maconha, mas estamos espantados, na fronteira do pânico, diante do crack que se disseminou pelo país e pelo mundo inteiro”, declarou o governador. Ele ressaltou que o evento desta terça-feira teve um grande objetivo. “O de mostrar que tanto o governo do Estado, quanto a sociedade erraram. Nenhum de nós está isento em responder pelo drama do crack. Todos nós temos responsabilidade. Ninguém vai vencer sozinho. Fazer isso só seria antiético. Deixar para que a família do usuário faça sozinha seria irresponsabilidade do governo do governo”, disse.

Plano - A iniciativa está baseada na estratégia de articular a ação do Governo do Estado com as prefeituras municipais a partir de quatro eixos fundamentais que são: a prevenção, com medidas educativas para evitar que quem ainda não é usuário sequer tenha o ímpeto de provar pela primeira vez; o cuidado com os atuais usuários e as respectivas famílias com ações específicas e moldadas para esse fim compõe o segundo eixo; a reinserção social, também com ações específicas, compõe o terceiro eixo de ação; e, finalmente, o fortalecimento das ações efetivas de repressão ao tráfico compõe o quarto eixo.

Serão criadas delegacias especializadas do Denarc nos municípios da Grande Aracaju, Estância, Propriá, Lagarto, Maruim, Glória e Itabaiana, além da criação de um novo número para o Disque–Denúncia que é o 181. Ainda dentro da estratégia de atuação do programa, Marcelo Deda assinou a portaria que promove a ação conjunta entre as secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde visando o atendimento integrado do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar ao usuário de drogas. Ele anunciou também a criação Disque-Saúde 0800-282-2822, que vai oferecer informações e serviços destinados especificamente a quem sofre em decorrência das drogas.

Testemunho – Na abertura da solenidade o jovem Francisco Daniel, que sofreu as consequências do uso de drogas durante dez anos, e hoje, está livre da droga há oito meses, tempo que foi atendido pelo Centro de Atendimento Psicossocial AD, da prefeitura de Aracaju. Já passei por várias coisas e, principalmente, a destruição da família, que é onde o crack mais atua. Minha mãe, que está aqui presente, e que sofreu bastante, é que pode dizer o que é a droga para a família. Graças a Deus estou me recuperando e só tenho a agradecer a equipe de profissionais que cuidou de mim. Certamente, a maioria dos presentes aqui tem alguém na família que é usuário de maconha ou crack. O meu pedido, como usuário em tratamento, é que essas ações de prevenção e tratamento sejam cada vez mais ampliadas para proteger nossa sociedade, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário