quinta-feira, 8 de julho de 2010

Missa solene marca comemoração da emancipação política de Socorro


Os 146 anos de emancipação política de Nossa Senhora do Socorro foram comemorados no dia 7 de julho em uma missa solene na Igreja do Amparo, na sede do município. “Esse é um dia de alegria. A história de Socorro guarda uma relação profunda com a igreja Católica. Foi pelas mãos de um arcebispo da Bahia que nasceu a província de Socorro”, disse o prefeito Fábio Henrique, agradecendo ao padre Fernando por ter saído de um retiro especialmente para celebrar essa missa.

Na oportunidade, o prefeito falou sobre a história da independência política e desenvolvimento do município. “Por volta de 1575, quando chegaram aqui, os portugueses encontraram índios Tupinambás e, naquele momento surgiu a província que era liga a Santo Amarão. Depois, em 1832, foi criada a Vila de Laranjeiras e Socorro passou a fazer parte. Mas, o povo socorrense não aceitava essa submissão e passou a lutar pela independência”, declarou.

Fábio Henrique lembrou ainda que no dia 17 de março, quando houve a transferência da capital, de São Cristóvão para Aracaju, Socorro passou a fazer parte de Aracaju. “Voltamos a não ter independência, mas o povo continuou lutando, até que no dia 7 de julho de 1864, passou a ser uma cidade independente, chamando-se Nossa Senhora do Socorro do Tomar do Cotinguiba. Posteriormente, o nome mudou para Nossa Senhora do Socorro”, explicou.

A vitória do povo socorrense refletiu nos avanços futuros. Prova disso foi o destaque que a revista Veja, da Editora Abril, deu em uma matéria que será publicada na edição de agosto, que diz que o município de Socorro está entre as cidades brasileiras que tiveram maior crescimento populacional nos últimos 20 anos. “Graças ao povo socorrense, que é um povo digno e trabalhador, e aos gestores que por aqui passaram, a cidade vem se desenvolvendo cada vez mais”, informou Fábio Henrique, dando destaque à Educação.

´´A capital de Sergipe não tem nenhuma escola em tempo integral. O ousado Socorro tem 19. Isso é um orgulho da administração do município, porque é a partir da Educação que vem o desenvolvimento, o crescimento e a valorização do povo. É a base para tudo”, destacou. Mas, o município também é referência como cidade pólo para grandes indústrias. O Distrito Industrial de Socorro (DIS) hoje conta com mais de 50 empresas e é o mais procurado pelos empresários sergipanos e de vários estados brasileiros.

A implantação de novas empresas tem proporcionado a geração de empregos e o crescimento econômico da cidade. Em face disso, a prefeitura do município tem oferecido vários programas de qualificação profissional para a população local. “E, sempre que um empresário nos procura interessado em instalar sua indústria aqui, eu faço a eles apenas uma exigência. Que empreguem a nossa mão-de-obra”, disse o prefeito.

´´Socorro hoje completa mais uma primavera. E que faça 150 e mais 200 anos. É uma cidade que está em pleno crescimento e o prefeito Fábio Henrique está dando continuidade a isso. E a prova está aí, um município bonito, de pessoas felizes, honestas e trabalhadoras”, declarou a secretária da Cultura de Nossa Senhora do Socorro, Renata Braz.

Para o secretário da Educação, Wellington Mangueira, é um grande orgulho comemorar a data da emancipação política do município. “Essa é uma data histórica. Fábio Henrique evidencia a força de um povo, que tem como berço o índio Tupinambá, comandado pelo cacique Serigy. É um povo que se miscigenou com índios, africanos, portugueses, e produziu essa belíssima cidade, que tem o destino de ser grande, bela e culta”, disse ele.

A primeira dama e secretária da Assistência Social e do Trabalho, Silvia Fontes, o vice-prefeito Job Carvalho, secretários municipais, vereadores, autoridades sergipanas, e moradores do município prestigiaram a missa solene.e

Nenhum comentário:

Postar um comentário