quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prefeitura sedia assembléia geral dos prefeitos de Sergipe


O município de Socorro sediou nesta manhã, 28, a assembléia geral dos prefeitos do Estado de Sergipe. Entre as pautas discutidas no encontro estava a extinção das Associações dos Municípios da Região Centro Sul (Amurces) e da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e a recriação de uma Federação dos Municípios Sergipanos (Fames), cujo nome do prefeito de Socorro, Fábio Henrique, foi proposto para assumir o cargo de presidente. “Quero deixar claro que na última reunião com os prefeitos, perguntaram-me se eu podia dar meu nome para o cargo da presidência da federação. Mas, espero que isso não crie um clima ruim. Se Ricardo Roriz, que é o atual presidente, permanecer, coloco-me à disposição para apoiá-lo. Não haverá problema nenhum de discordância. O importante é que se defina isso. Recriando ou mantendo, a Federação vai existir”, declarou Fábio Henrique.
A Fames foi inaugurada há cerca de dois meses - dia 27 de maio. Para os presidentes da Amurces, Gilson dos Anjos, prefeito de Barra dos Coqueiros, e da Ambarco, Antônio da Fonseca Dórea (Tonho de Dorinha), prefeito de Poço Verde, o processo de criação da federação foi ilegal e a entidade não tem validade para representar os municípios. Por essa razão, eles sugeriram a recriação da Fames. Já Ricardo Roriz defende a manutenção da Fames nos moldes em que foi constituída, permitindo-se até dia 31 de dezembro de 2010, a propositura de emendas de alteração no Estatuto e ou Regimento.
Os vice-presidentes da Fames propuseram que Ricardo Roriz permaneça no cargo da presidência da Federação até 31 de janeiro de 2011, data na qual seria realizada uma nova eleição geral para ocupação de todos os cargos previstos. “Essa assembléia é um momento importante da municipalidade do Estado de Sergipe, já que talvez todos os municípios brasileiros estejam passando por um de seus piores períodos porque, lamentavelmente, de Brasília a gente só tem recebido notícia ruim, como a queda dos repasses federais”, destacou o prefeito Fábio Henrique.
Ele citou como exemplo desse período de dificuldades a questão do repasse de R$ 1,5 milhão que deveria ter sido enviado para Socorro para ajudar na recuperação de áreas prejudicadas pelas chuvas que caíram há cerca de 50 dias – a ponte do Guajará desabou e famílias de várias localidades do município ficaram desabrigadas – e até o momento a verba não chegou. “Todos os documentos exigidos para a recuperação de áreas prejudicadas pelas chuvas foram enviados para Brasília. Foi liberado R$ 1.5 milhão de recurso federal, mas até agora nada”, afirmou ele, ressaltando que a prefeitura é que está arcando com o pagamento dos aluguéis dos imóveis alugados para as famílias que ficaram desabrigadas.
´´Para se ter uma ideia, a receita do dia 10 foi reduzida pela metade. Mal conseguimos pagar os salários dos funcionários”, informou o prefeito de Poço Verde, reforçando o momento de dificuldades que os municípios sergipanos estão passando, ao apontar como soluções a aprovação da emenda constitucional 29; assim como a questão do Pré-Sal. “Para as prefeituras sergipanas terem força tem que haver uma federação que as represente”, defendeu Antônio da Fonseca.
Resultado - Dos 75 prefeitos dos municípios sergipanos, apenas 27 compareceram à assembléia geral. Com 19 votos, a maioria decidiu pela recriação da Federação dos Municípios Sergipanos. Os demais votaram a favor da permanência da Fames, com renúncia do vice-presidente, e eleição em janeiro de 2011. Uma nova assembléia geral vai ser realizada para a realização do processo eletivo do presidente e vices-presidentes da nova Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário