sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prefeito participa de cortejo em homenagem à padroeira de Socorro

 
 
No dia dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo, 2 de fevereiro, as comemorações à padroeira da cidade foram iniciadas às margens do rio Cotinguiba, na prainha do Porto Grande, com o cortejo afro que seguiu até a igreja matriz, onde foi realizada a lavagem das escadarias pelos babalorixás, ialorixás e filhos do Candomblé. Prestigiando a manifestação religiosa, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, acompanhado pela primeira dama do município e secretaria de Assistência Social, Silvia Fontes, e secretariado, agradeceu a participação de todos e destacou a democrática celebração no dia de Nossa Senhora do Perpétuo  Socorro para o catolicismo e de Iemanjá para o Candomblé.

“É com uma alegria muito grande que recebo todos aqui,  na escadaria da igreja de Nossa Senhora do Socorro, cujas portas foram abertas pelo padre Manoel Fernando, para o encontro de religiões em celebração a nossa padroeira. Com isso, atestamos o que sempre dizemos: todos são iguais e possuem os mesmos direitos. Não há preconceito ou discriminação com qualquer expressão religiosa. Aproveito para agradecer a todos os secretários envolvidos na organização da festa no nome da primeira dama Silvia Fontes, assim como também agradecer ao deputado estadual Zé Franco e a todos babalorixás, ialorixás e filhos do Candomblé”, afirmou.

Em reforço ao discurso do prefeito, a secretária municipal de Assistência Social, Silvia Fontes,  ressaltou o direito fundamental da liberdade religiosa. “Vivemos num país laico, onde todos têm o direito de expressar a sua religião. Há quatro anos que a gente apoia essa linda festa que tem início com o cortejo arte e vai até a igreja lavar a escadaria. Vivemos num país democrático e a Prefeitura de Socorro cada vez demonstra o seu respeito às religiões apoiando esse evento que reúne pais e mães de santo, e filhos, com fé para celebrar a nossa padroeira”, disse.

Lavagem

O branco e o cheiro de alfazema pediram passagem e percorreram o caminho da prainha, no povoado Porto Grande, até a Igreja Matriz ao som dos cânticos em saudação a Iemanjá, mãe das águas. Com saias rendadas e potes com água de cheiro, mães e filhas de santo lavaram as escadarias tão logo as portas da igreja foram abertas. Após a lavagem e o ritual de roda do Candomblé,  foi servido um café da manhã a todos os participantes do cortejo.

Ao agradecer o apoio da Prefeitura de Socorro na celebração à Iemanjá, o pai de santo Jaílson do Amor Divino, afirmou ser um momento de unificação das duas religiões. “Agradeço a prefeitura pelo 100% de apoio a essa nossa manifestação que é uma oportunidade de unificação da Igreja Católica e do Candomblé, religião esta que muitos associam ao mal, porém é uma expressão de fé tanto quanto as demais. A lavagem da escadaria da Igreja Matriz é o momento em que as duas religiões se unificam, celebrando a padroeira”, afirmou.

Presença certa nas festividades destinadas à padroeira de Nossa Senhora do Socorro, a ialorixá mãe Marizete enfatizou a beleza da festa. “Todos os anos estou aqui prestigiando essa linda festa que Socorro faz para celebrar a sua padroeira, me sinto super bem em vir aqui e participar desse encontro. Iemanjá governa nossa cabeça e hoje, no seu dia, só temos a festejar”, disse.

Presenças

Também prestigiaram o cortejo e lavagem das escadarias, o deputado estadual Zé Franco; e os secretários municipais  José Menezes (Administração); Henrique Matos (Comunicação); Gleidson Oliveira (Planejamento); Carlos Américo (Fazenda); Cleverton (Transporte); Renata Braz (Cultura); Saulo Eloy (Saúde); José Toledo (SMTT); Rodrigo paixão (adjunto Comunicação) e Carlos Valério (adjunto do Meio Ambiente). Ainda participam do evento, os vereadores Ariosvaldo Rodrigues, Jô Sobral e Terezinha Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário