segunda-feira, 31 de maio de 2010
São Domingos dribla cartolagem e sagra-se bi da Copa Governo do Estado
Mesmo contrariando interesses da maioria dos cartolas do futebol sergipano, que não aceitam o sucesso dos clubes considerados pequenos, o time do São Domingos conquistou pela segunda vez consecutiva, o título de campeão da Copa Governo do Estado.
Na noite deste sábado, o time comandado técnicamente por Luiz Pondé, abriu o placar logo aos cinco minutos do segundo tempo, e, de forma estranha se acomodou, permitindo o empate do América já no finalzinho da partida. Nos penaltis, os jogadores do time de propriá desfilaram um festival de mediocridade, chegando ao cúmulo de perderem quatro cobranças; duas para fora, uma o goleiro Ivan defendeu e outra carimbou a trave. "Parabéns São Domingos, um time pequeno, porém bastante organizado e que sabe o que quer"
Governador prestigia abertura do Forró Siri e anuncia investimentos
O governador do Estado, Marcelo Deda, prestigiou a festa de abertura do maior São Pedro do país, o Forró Siri, realizada na última sexta-feira, 28, mesmo depois de ter cumprido uma extensa agenda com assinaturas de ordens de serviço pela capital e interior. Isso mostra a grande influência do evento junino para Sergipe.
Na oportunidade, o governador anunciou investimentos no município de Socorro. A exemplo da construção de unidades habitacionais no conjunto Marcos Freire III, a implantação de seis indústrias, e a realização de um antigo sonho da população de Nossa Senhora do Socorro: a construção de um ginásio coberto na sede do município. A obra vai integrar o programa Sergipe Cidades.
Marcelo Deda informou que o São Pedro de Socorro já se transformou em um dos grandes eventos do mês junino. “Eu não poderia deixar de vir à Nossa Senhora do Socorro transmitir os votos de muita alegria para os forrozeiros. O Forró Siri acontece na Grande Aracaju e por isso tem influência sobre todo o entorno da capital, movimentando inclusive a economia”, declarou, parabenizando a prefeitura do município.
´´Eu faço questão de prestigiar essa festa. A Prefeitura de Socorro está de parabéns por não apenas manter, mas também por potencializar essa marca registrada. O Governo do Estado considera o Forró Siri como importante não apenas para Nossa Senhora do Socorro, mas para todo o Sergipe. Por isso, não negamos em fornecer o suporte e estamos apoiando financeiramente o evento com Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Fundo de Patrocínio”, destacou.
O prefeito Fábio Henrique disse que a ajuda do governo foi fundamental para a realização do Forró Siri. “A crítica brasileira já contemplou o nosso evento com vários prêmios. E o Governo do Estado também é responsável por isso. Se não fosse o governador Marcelo Déda, o Forró Siri dificilmente aconteceria”, agradeceu.
Mais forró - O Forró Siri terá continuidade na véspera do de São João, 24 de junho, quando o Parque dos Faróis vai sediar o festejo. Já entre os dias 25 e 28 de junho, o Forró Siri segue para o Complexo Taiçoca, onde é realizado na Praça Hilton Lopes, localizada na Avenida Principal do conjunto João Alves
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Programação do Forró Siri já está fechada
A programação do melhor São Pedro do país, o Forró Siri, que acontece do dia 25 até o dia 28 de junho e será aberto nesta sexta-feira, 28 de maio, já está fechada. Grandes nomes do cenário nacional e bandas locais abrilhantarão a festa. Confira a programação:
Sexta-feira, dia 25/06/2010
A partir das 20 horas:
Banda Gospel
Forró Pense Neu
Forró do Muído
Leonardo
Forró Maior
Sábado, dia 26/06/2010
A partir das 21 horas:
Dragões do Forró
Léo Magalhães
Painel de Controle
Gatinha Manhosa
Domingo, dia 27/06/2010
A partir das 20 horas:
Max e Lucas
Forró dos Plays
Fogo na Saia
Calcinha Preta
Segunda-feira, dia 28/06/2010
A partir das 20 horas:
Passarada do Ritmo
Corpo de Mulher
Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha
Aviões do Forró
Os shows acontecem na Praça Hilton Lopes, na Avenida Principal do conjunto João Alves
Dia da Imprensa será comemorado na Câmara
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estará realizando na próxima segunda-feira, 31 de maio, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado no dia 1º de junho.O requerimento da sessão foi de autoria do vereador Elber Batalha Filho (PSB) que todos os anos presta homenagens a classe dos jornalistas e a imprensa sergipana.
"Infelizmente, este ano, a sessão em comemoração ao Dia da Imprensa não vai ser tão completa, já que perdemos um dos baluartes da imprensa sergipana, que foi Benvindo Sales. Mas não podemos deixar de discutir o que sempre foi a bandeira de luta deste grande jornalista, que contribui muito para o fortalecimento da Imprensa em Sergipe", disse.
Foram convidados para a sessão jornalistas, radialistas, diretores de veículos de comunicação e todos que fazem o dia a dia da imprensa sergipana. A sessão especial está marcada para às 9h.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Defesa Civil do Município e do Estado realizam ação preventiva
Defesa Civil do Município e do Estado realizam ação preventiva
Os moradores de áreas de risco localizadas no povoado Pai André e na sede de Nossa Senhora do Socorro, foram o público-alvo de uma campanha educativa realizada pela coordenadoria da Defesa Civil do Município. A ação, que visa prevenir danos causados pelas chuvas, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, e contou com o apoio da Defesa Civil do Estado.
Na ocasião, as equipes visitaram as construções e entregaram folders, com informações sobre como colaborar para evitar inundações; o que fazer ao verificar riscos de alagamento da cidade; como agir se a inundação for inevitável ou se a pessoa estiver dentro do carro; o que fazer após a inundação; cuidados que se deve ter com a água; tratamento da água; o que fazer em casos de deslizamento. Além disso, os técnicos conversaram com os moradores dos locais orientando-os sobre como proceder em situações como essas.
O coordenador municipal da Defesa Civil, major Carlos Rolemberg chamou a atenção para a importânciaporque do trabalho. “Essa iniciativa, determinada pelo prefeito Fábio Henrique, é essencial. É uma forma de educar a população e acabar com a cultura de que a Defesa Civil se destina apenas às catástrofes. Estamos nos antecipando a problemas futuros, preocupados em preservar a vida dessas pessoas”, disse.
Rolemberg comentou também que além de realizar a orientação, outras atividades preventivas estão sendo realizadas. “Estamos colocando lonas e fazendo o plantio de mudas de plantas em encostas a fim de aumentar a cobertura vegetal do terreno e evitar o surgimento de novas erosões. Temos que agradecer aos representantes da Defesa Civil do Estado por nos apoiar em todas as ações que desempenhamos”, ressaltou. O Major informou ainda que essa é a primeira operação preventiva, e vai servir como base para as próximas que serão realizadas em outras áreas de risco do município.
´´Estamos apoiando a Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro para conscientizar e orientar a população sobre a necessidade de se prevenirem para evitar acidentes. O período chuvoso em breve vai começar e por isso estamos passando informações úteis a essas pessoas com o intuito de evitar maiores transtornos”, afirmou o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Gilfran Matheus.
CSKA de Moscou pode trocar Vagner Love por ex-cruzeirense
O atacante Vagner Love deve deixar o Flamengo ao fim de seu contrato de empréstimo firmado com o CSKA de Moscou, em julho. Seu destino no segundo semestre, porém, pode ser o futebol ucraniano, uma vez que o time russo estaria interessado em trocá-lo pelo centroavante Guilherme, ex-Cruzeiro.
O atacante pertence ao Dínamo de Kiev e atua sob empréstimo na equipe moscovita. Por seu bom desempenho, a diretoria do CSKA estaria interessada em mantê-lo em seu elenco, enviando Love aos ucranianos como forma de compensação. A informação havia sido antecipada pelo blogueiro do UOL Esporte, Vitor Birner.
“A diretoria do CSKA tem feito de tudo para que eu fique por aqui. Fico muito satisfeito, pois isso é um grande reconhecimento pelo que tenho feito e também a demonstração de que eu correspondi às expectativas que eles tinham acerca do meu jogo. Espero que tudo dê certo e que tenhamos um final feliz para essa história”, comentou Guilherme, que revela sua boa adaptação ao futebol russo.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Maurício Simões está de volta ao Confiança
As especulações foram muitas e mais uma vez o adágio "onde há fumaça há fogo" prevaleceu. Boa parte da imprensa e da torcida, apostava que o técnico Maurício Simões nunca deixou de estar na mira da diretoria proletária. Hoje aconteceu a confirmação do que muitos já esperavam e outros já sabiam. Simões retorna ao futebol sergipano e mais precisamente à desportiva Confiança.
Poderá o experiente técnico devolver a tranquilidade que o Confiança precisa? Só o tempo e os resultados serão capazes de responder. O atual elenco, com certeza passará por uma ampla transformação, haja vista que, Simões geralmente tem alguns jogadores, com os quais ele gosta de trabalhar. Uma coisa é certa, a responsabilidade do treinador aumenta neste seu retorno, pois a sua última passagem pelo comando técnico proletário foio um verdadeiro fiasco.
Chuvas: Prefeitura transfere mais famílias para casas alugadas
A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro transferiu nesta manhã, 25, mais três famílias, vítimas das últimas chuvas, para casas alugadas com recursos do município. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Socorro, major Carlos Rolemberg, mais três mudarão para casas alugadas nesta quarta-feira, 26. “Com essas transferências está zerado o número de pessoas desabrigadas em Socorro por conta das chuvas”, informou ele. Essas seis famílias estavam abrigadas em um prédio da Escola Municipal Frutos do Lar, desde a última sexta-feira, 21.
´´Elas faziam parte das famílias que ocupavam duas escolas estaduais. Como também precisávamos vagar essas escolas para não prejudicar os estudos dos alunos, na última semana transferimos todas as famílias. Algumas foram para casas alugadas pela prefeitura, outras preferiram voltar para suas casas e, essas seis, deslocamos para o Colégio Frutos do Lar, que está desativado”, explicou o major Rolemberg.
A transferência das famílias está sendo realizada pelas equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Assistência Social do Município e Guarda Municipal. Os aluguéis, de acordo com Silvia Fontes, primeira dama de Socorro e secretária da Assistência Social, estão sendo pagos com recursos próprios da prefeitura e têm valor máximo de R$ 200.
Além disso, Sílvia Fontes, também deixou claro que a assistência às vítimas das chuvas no município continuam, mesmo com elas já morando em casas alugadas, através da doação de cestas básicas, colchões, botijões de gás, medicamentos, roupas, etc.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Socorro participa da VI Conferência Estadual de Planejamento Participativo
Representando Nossa Senhora do Socorro, o secretário municipal de Planejamento, Eliel Felipe de Oliveira, participou na manhã desta segunda-feira, 24, da VI Conferência Estadual de Planejamento Participativo. O encontro, coordenado pela secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), foi realizado na cidade de Laranjeiras, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O evento visa proporcionar espaço para o reconhecimento e valorização das parcerias para o desenvolvimento territorial, além de ampliar os espaços de intercâmbio de experiências e de estruturação de cadeias e arranjos produtivos locais nos setores turístico, cultural e agroindustrial.
A secretária adjunta de Planejamento de Nossa Senhora do Socorro, Enoilda Pereira, como também dez delegados e dez suplentes do processo do Planejamento Participativo do município, estiveram presentes na Conferência. Participaram ainda, agentes sociais, técnicos e gestores públicos municipais, estaduais e federais, delegados do Planejamento Participativo de cada território e representantes de universidades, entidades privadas e de instituições financeiras.
O secretário Eliel Felipe falou sobre a importância de Socorro participar desta solenidade. “É essencial que nossa cidade esteja presente durante essa Conferência, porque o planejamento é a base que orienta a busca de recursos para a elaboração de projetos que visam o desenvolvimento sustentável do município”, ressaltou.
sábado, 22 de maio de 2010
Artesanato socorrense será exposto em outros Estados e na Orla sergipana
As belas peças de artesanato produzidas por filhos de Nossa Senhora do Socorro mostrarão as singularidades do município em feiras nacionais. No período de 26 a 30 de maio, o artesanato socorrense estará exposto no Quinto Salão de Turismo “Vitrine Brasil”, em São Paulo. Já de 2 a 11 de julho, as peças serão apresentadas no Festival Nacional de Arte (FENART), em Olinda.
A coordenadora de artesanato do município, Thaís Costa, informou que Socorro ainda não havia participado desse tipo de evento e que as peças que serão levadas para esses estados são produzidas com telhas e crochê em barbante. Ela acrescentou que os artesãos também participarão da abertura do Forró Siri, no próximo dia 28 e da Feira da Orla no período junino, que ocorre de 9 de junho a 11 de julho.
Thaís falou ainda sobre a importância da presença do artesanato socorrense em feiras nacionais, como também em Sergipe. “Essa é uma chance muito boa e extremamente importante porque os artesãos terão como divulgar o trabalho que realizam com tanto zelo e desempenho. Isso os deixa bastante felizes porque participar dessas feiras, reflete na valorização de seus produtos”, afirmou.
Railton Ferreira Santos, de 35 anos de idade, é artesão há 20 anos. Para ele, representar Socorro em outro Estado é muito bom. “Temos que aproveitar essa oportunidade que é difícil de surgir. A partir dela temos a possibilidade de expor nossos trabalhos para pessoas de todo o Brasil e quem sabe até de outros países. Agradeço à Prefeitura de Socorro por nos incentivar e espero que continue realizando ações como essa”, disse.
´´Acho maravilhoso ter meus produtos expostos em outra região. Assim, a população pode conhecer um pouco mais dos trabalhos relacionados a artesanato, desenvolvidos em nosso Estado e em nosso Município. Reconheço que isso só foi possível graças ao forte apoio da Prefeitura. Se os artesãos souberem aproveitar essas oportunidades conseguirão alcançar seus objetivos”, ressaltou a artesã Maria Isabel Santos Pinheiro, 45 anos de idade, que exerce a atividade há quatro anos.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Flamengo joga como time grande mas fica fora
Nesta quinta-feira, o time do Flamengo mostrou porque é o atual campeão brasileiro, jogando um futebol de bom nível, com disciplina tática e muita garra, derrotou o bom time do Univ. do Chile, por 2x1, placar que não serviu para continuar na competição.
Este tipo de resultado(eliminação), deve servir como exemplo para estes atletas que não têm compromisso com o clube e acham que só devem jogar com empenho quando bem entenderem. Vejam agora o que fizeram no Maracanã, contra este mesmo adversário e se possível contabilize o prejuízo financeiro que causaram ao clube.
No dia em que colocarem no contrato uma cláusula que possa punir este tipo de atleta irresponsável, descontando dos seus grandes salários, parte dos prejuízos causados aos seus clubes, com certeza teremos mais profissionalismo no futebol brasileiro.
Prefeitura de Socorro se destaca na 13ª Marcha dos Prefeitos
O município de Nossa Senhora do Socorro participou ativamente da 13ª Marcha dos Prefeitos, iniciada no dia 18 desse mês, em Brasília, com encerramento previsto para esta sexta-feira, 20. Durante a reunião com a bancada federal, Fábio Henrique foi o interlocutor dos prefeitos e cobrou dos políticos, além de outros assuntos, um projeto que diminua o impacto das despesas no orçamento das prefeituras.
“Nossa luta é para que seja estabelecida uma fonte de recurso para os projetos que criam despesas para os municípios, ou seja, de onde as prefeituras vão retirar esse benefício. O que ocorre hoje é que os senadores e deputados liberam os recursos, mas quem paga são as prefeituras. Esta é uma das razões da nossa vinda aqui na 13ª Marcha”, disse Fábio Henrique, que falou em nome de todos os prefeitos sergipanos.
Outro tema levantado pelos gestores municipais foi a regulamentação dos Agentes de Saúde. Como os municípios têm dificuldade de contratar, a idéia é que o governo federal repasse o valor referente ao pagamento destes profissionais. “Eu sou plenamente a favor da regulamentação dos Agentes de Saúde, exatamente pela sua importância dentro do município. Mas para que não ocorra a mesma situação do piso nacional dos professores, quando a lei foi sancionada, mas o pagamento ficou sob a responsabilidade dos municípios, nós defendemos que o repasse seja feito pelo governo federal”, argumentou o prefeito de Socorro.
Além desse assunto, os cerca de 4 mil prefeitos de todas as regiões do país que estão na capital federal também defendem temas como o aumento dos repasses da União para aplicação na área da saúde e a redistribuição dos royalties do petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Câmara dos Deputados já aprovou uma emenda que prevê a redistribuição dos recursos advindos da extração do petróleo de acordo com o FPM, mas para valer ela deve ser ratificada pelo Senado.
Acompanhando o prefeito Fábio Henrique, também participam da 13ª Marcha dos Prefeitos os secretários Adilson Júnior (Governo) e Eliel Felipe (Planejamento), além dos vereadores José Washington e Wagnerrógeris Lima, representando a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Município realiza obras preventivas no Povoado Santa Cecília
Por conta da proximidade do período chuvoso em Sergipe, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, está intensificando o trabalho de prevenção em pontos de alagamentos no município. Desde o início desta semana, que as equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalha em diversas localidades. Uma delas, é o loteamento Santa Cecília, nas proximidades da BR-101.
Na comunidade, estão sendo executados serviços de recuperação de boca de lobo, caixa de esgoto, colocação de manilhas para implantação do sistema de drenagem, além de melhoria de ruas e limpeza de córregos. O trabalho, realizado nas ruas 143, 144 e 145, conta com duas equipes compostas de oito agentes de obras e uma máquina Patrol.
De acordo com informações do encarregado de Serviços de Drenagem da Prefeitura, Tiago Mendonça, a ação tem como objetivo garantir o acesso a comunidade quando as chuvas iniciarem. “À medida que nosso pessoal encerra um serviço, de imediato verifica outras demandas no loteamento, para iniciarmos os trabalhos”, ressaltou ele, ao acrescentar que as atividades no Santa Cecília prosseguirão até o final da semana.
Ainda no loteamento, a prefeitura está finalizando o calçamento em paralelepípedo da Avenida Boa Viagem, de 600 metros de extensão. A via receberá 3.066,76 metros quadrados de calçamento e 503,20 metros linear de meio fio.
Iluminação – Mais recentemente, a avenida que liga a comunidade até a BR-101 recebeu uma nova iluminação. No local, foram colocados 12 novos postes, com 31 braços de luminárias galvanizados de três metros, com lâmpadas de 400 watts de vapor de sódio.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Atletas de final de semana precisam ser protegidos
Nada é mais prazeroso do que jogar uma peladinha no final de semana. Serve para um relax total de tudo que o cidadão, muitos deles na segunda ou terceira idade, enfrentou na labuta no trabalho e que, naqueles minutos em que está em campo cai no esquecimento.
Boa parte destas pessoas participam de grupos formados por trinta quarenta atletas, todos contribuem com uma quantia mensal para a compra de equipamentos, como bolas, meiões e camisetas(coletes) e às vezes de medicamentos para os primeiros socorros..
Acontece que estes atletas de final de semana, correm sérios riscos de sofrerem fraturas, estiramentos e todos os tipos de contusão, principalmente porque a maioria sequer faz um aquecimento antes de entrar em campo. Muitas vezes alguns têm sofrido até fratura exposta.
O pior de tudo é que boa parte dos diretores destas peladas, mesmo tendo arrecadado mensalmente de cada atleta, não está querendo assumir nenhum tipo de responsabilidade, quando alguém se machuca gravemente, e, sequer, designa um dos diretores para levar o atleta contundido a uma clínica ou hospital.
Queremos nesta matéria fazer um alerta aos presidente, ou diretores destas peladas de final de semana, de que eles têm responsabilidade sim e que, qualquer atleta que paga regularmente a sua mensalidade pode exigir uma maior atenção, haja vista que, ao pagar, ele também passa a ter direitos e não apenas deveres.
Não esqueçam senhores diretores, que, vocês têm sim que cumprir determinados requisitos, como por exemplo: a obrigação de prestar contas mensalmente de tudo que foi arrecadado, confrontando a receita com as despesas, mediante notas fiscais e recibos, além de prestar a assistência que o atleta necessitar em virtude de alguma contusão durante os jogos. Para dirimir qualquer dúvida, basta alguém consultar o Ministério Público Estadual e tirá-la.
Presidente do América garante que seu time agiu corretamente
Se não bastassem os problemas para que a Copa Gov. do Estado fosse realizada este ano, já na primeira rodada o Confiança que extreiou perdendo para o América de Propriá por 2x0, quer reverter o placar no tapetão.
A diretoria proletária alega que o América colocou em campo o atleta Josa, de forma irregular, e, inclusive já deu entrada num recurso requerendo os pontos daquela partida. Acontece que o Joaquim Feitosa, presidente do tricolor da ribeirinha, agiu corretamente, e, de posse de documentos comprobatórios, está provando que tudo correu dentro da legalidade e nada tem a temer..
Para o presidente do América, a direção proletária quer justificar a derrota, tentando desqualificar o time do interior. Joaquim garante que, no tapetão ninguém derrota o seu time, fato já comprovado quando conseguiu recuperar os pontos que lhes foram tirados durante o campeonato de 2010.
Vendedores do Forró Siri participam de curso
Na manhã desta quarta-feira, 19, a Secretaria da Cultura, juntamente com a Secretaria da Saúde de Socorro, realizou no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede de Nossa Senhora do Socorro, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação contou com a participação dos 400 ambulantes inscritos para comercializar produtos durante o Forró Siri, que neste ano chega a 17ª edição. No curso, os ambulantes aprenderam como manipular os gêneros alimentícios, de forma que não ofereça riscos, nem afete a qualidade dos produtos comercializados durante a festa.
O major Carlos Rolemberg, coordenador da Defesa Civil do município, fez a abertura do evento, representando o prefeito Fábio Henrique. Na oportunidade, ele aproveitou para ressaltar que a prefeitura está inteiramente à disposição dos comerciantes, dando auxílio durante todo o processo dos festejos. “Abrir este evento representando o prefeito Fábio Henrique, que está em Brasília, participando da marcha dos prefeitos, é uma grande satisfação. A recomendação que recebi dele é de que a prefeitura estará totalmente à disposição desses trabalhadores, desde a capacitação, relacionada as questões sanitárias, como higiene e controle de qualidade, até a parte de infraestrutura necessária para essas atividades”, ressaltou.
A secretária da Cultura, Renata Braz, apresentou aos ambulantes um representante da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), que prestou esclarecimentos sobre o manuseio, conservação e congelamento das bebidas. “Aproveitando a oportunidade convidamos um participante da Ambev, que é a cervejaria que comercializará seus produtos durante as festividades pata falar sobre o produto e esclarecer possíveis dúvidas”, declarou. Durante o curso, também foram sorteados cem pontos para a comercialização durante a abertura do Forró Siri, que acontece dia 28 na sede de Socorro.
Para a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Clauderci Dantas Barbosa, que ministrou o curso, o intuito do evento foi atingir o maior número possível de ambulantes e reduzir o número de doenças transmitidas pelos alimentos mal armazenados. “Muitas pessoas não sabem, mas há uma grande incidência de doenças como intoxicação e diarréia, principalmente, durante essas festas, que são causadas pelo manuseio irregular e falta de higiene. E graças a Deus , Nossa Senhora do Socorro é pioneiro nesta ação preventiva, realizada pela Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária”, informou. No final do curso os participantes receberam o certificado de participação.
Avaliação – O vendedor Reginaldo da Silva, de 23 anos de idade, residente em Aracaju, disse que a quatro anos vende bebidas durante o Forró Siri e sempre vem participar do curso. “O que aprendemos aqui são informações importantíssimas, que garantem a nossa segurança e, principalmente, a segurança do consumidores dos nossos produtos”, disse. Maria Auxiliadora, 53 anos de idade, moradora do Parque dos Faróis, também fez questão de demonstrar a satisfação em participar do curso. “Infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem normas de higiene e é sempre bom poder participar e esclarecer dúvidas, que podem colocar em risco a vida dos nosso clientes, “ afirmou.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Defesa Civil realiza vistoria no SESI e em áreas de risco do município
A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, realizou nesta manhã, 18, uma vistoria na estrutura do Ginásio do SESI, no conjunto Marcos Freire I, e em duas áreas de risco da cidade para tomada de providências preventivas, objetivando evitar danos com a chegada das próximas chuvas. “A finalidade maior dessa ação foi a preventiva. Estamos fazendo um levantamento dos riscos, a pedido da prefeitura, para que sejam tomadas as devidas providências. Estamos atentos, e essas vistorias fazem parte do nosso trabalho diário”, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Carlos Rollemberg. Representantes da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Sergipe também participaram da vistoria.
´´Estamos ajudando a coordenadoria municipal nesse levantamento para orientá-los sobre o que pode ser feito para evitar problemas futuros”, disse o gerente da Defesa Civil do Estado, José Roberto. Segundo ele, no Ginásio do SESI foi observado que há corrosão na cobertura. “Vamos preparar um documento técnico para a recuperação do teto com prazo de execução”, declarou ele. O major Rollemberg ressaltou que o ginásio já está passando por uma reforma em sua estrutura e que nesse momento a maior preocupação da prefeitura é com as oito famílias que estão fazendo moradia no Morro do Povoado Pai André. “Esse é um dos locais mais vulneráveis do município. Há oito famílias fazendo moradia no morro e vamos tomar as medidas preventivas para evitar danos futuros”, destacou.
Outra região de risco vistoriada pelas coordenadorias de Defesa Civil foi o morro da sede do município, onde há mais mais de dez casas construídas de maneira irregular. “No morro da sede, onde já houve um efeito corrosivo provocado pelas últimas chuvas, já vamos providenciar a colocação de uma lona e o plantio de vegetações para dar mais estabilidade ao solo e evitar deslizamentos e novas erosões. Não vamos esperar um mal maior e, por essa razão, iniciamos os trabalhos preventivos”, explicou o major Rollemberg.
Evitar novas construções nas áreas que oferecem risco. Essa foi uma das orientações passadas por José Roberto. “Demos algumas sugestões dobre o que pode ser feito no sentido de evitar novas construções nesses morros. O do Pai André é uma área bonita, de belíssima visão. Mas, os barracos construídos não estão em condições favoráveis com relação ao terreno, que é argiloso, de massapê e sem resistência. Há risco iminente de escorregamento de dois barracos, e de mais erosão com as águas pluviais. As providências têm que ser urgentes”, disse ele.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Zebras surpreendem na abertura da Copa Gov. do Estado
Para quem pensava que ganhar a segunda vaga para representar o futebol sergipano na Copa do Brasil de 2011, seria uma moleza para Confiança e River, a surpresa foi grande, pois as equipes consideradas zebras, mostraram em campo que futebol se decide é no gramado, e que, não tem jogo perdido antes de ser jogado.
No Batistão o São Domingos, time dirigido por Luiz Pondé, mostrou um futebol de alto nível, porém sem a objetividade que o volume de jogo apresentado merecia, ou seja, tocaram bem a bola, mas, faltou finalização, e, por isso quase saiu derrotado de um jogo que foi por ele dominado. Final: River 2 x 2 S. Domingos
No Durval Feitosa, em Propriá, o América local, cuja diretoria havia afirmado não ter interesse em disputar a Copa Gov. do Estado, voltou atráas e mandou a campo o time que disputou o campeonato, e desta feita, reforçado com a presença do garoto Thiago, a única e grande estrela do Sergipe. Final América 2x0. No próximo final de semana teremos os dois jogos que apontarão os finalistas.
Passarela no Guajará viabiliza travessia da população
Os moradores do loteamento Guajará, em Nossa Senhora do Socorro, já podem fazer a travessia entre as ruas da comunidade pela nova passarela construída pela prefeitura do município. O novo equipamento urbano, com seis metros de extensão, por 1,5 metros de largura foi implantado sobre o córrego que divide o bairro, para garantir o acesso de pedestres, motos e bicicletas.
De acordo com informações do secretário de Obras e Serviços Públicos, Wagner Lucena, o Guajará será contemplado com novos projetos, a exemplo da recuperação da iluminação pública e a contratação do projeto executivo para a construção de uma ponte de concreto.
“A nova passarela vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de proporcionar mais segurança na travessia e permitir a prestação de diversos serviços à população”, ressaltou o secretário, ao destacar que o prefeito Fábio Henrique autorizou a execução dos demais projetos estruturantes na comunidade.
A população que reside na região elogiou a obra. “A construção dessa passarela ajudou muito a todos nós moradores do Guajará. Agora podemos atravessar tranquilamente, sem medo de cai, e as mães já podem levar seus filhos à escola, o que antes, não era possível”, afirmou o vendedor Josivaldo de Andrade, 49 anos de idade.
´´A passarela está facilitando nossa vida. Ficou mais fácil atravessar e não precisamos mais molhar nossos pés, ou estragar nossos calçados por conta disso. Agradeço à prefeitura por dar atenção às solicitações dos pedestres do Guajará”, salientou a dona de casa, Gildete Veloso dos Santos, 59 anos de idade.
Ruas – A Prefeitura de Socorro também realizou serviços de melhoria em mais de quatro ruas do bairro, com oito metros de largura. A obra consistiu em passar o trator na pista, em seguida colocar piçarra. Com essa intervenção o município vai promover o deslocamento de pedestres, carros particulares, além do serviço do transporte escolar e coletivo e os serviços de urgência da Saúde.
sábado, 15 de maio de 2010
Reunião discute retorno de aulas em escolas ocupadas por desabrigados
Visando regularizar as aulas nas Escolas Estaduais Antônio Fontes Freitas e Agda Fontes Ferreira, que serviram de abrigo para famílias que tiveram suas moradias danificadas no período das chuvas, o secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, reuniu-se com a secretária adjunta da Educação do Estado, Hortência Araújo, nesta manhã, 14.
A reunião aconteceu na sala dos professores da instituição de ensino Antônio Fontes Freitas. Na ocasião, Hortência Araújo falou sobre a necessidade que os alunos dessas escolas têm em retornar aos estudos e solicitou ao responsável pela rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, uma solução para a situação.
Após o encontro, Mangueira explicou que a Prefeitura vai tomar medidas para resolver a questão. “A preocupação do Prefeito Fábio Henrique é proporcionar um local adequado para essas famílias ou disponibilizar uma ajuda de custo para que aluguem uma casa o mais rápido possível. Pedimos a compreensão das mães e dos alunos nesse momento tão delicado”, enfatizou.
O prefeito Fábio Henrique também se posicionou sobre o assunto em pauta. Segundo ele, a prefeitura sabe da necessidade de esses estudantes retornarem as aulas, mas também precisa ter cuidado ao transferir as famílias desabrigadas para um lugar digno de moradia.
´´Nessas escolas têm crianças e idosos que ficaram desabrigados nas chuvas. São seres humanos. Pessoas que estão passando por necessidade e nós só vamos retirá-las de lá se for para colocar em condições melhores do que as elas viviam. Em casas dignas de moradia. Não vamos simplesmente tirá-las de lá e jogar em qualquer lugar. Peço um pouco de compreensão, que a Defesa Civil do Município já está providenciando casas que serão alugadas pela prefeitura para resolver essa situação”, declarou o prefeito.
Reposição de aulas – De acordo com Wellington Mangueira, a secretaria municipal da Educação traçará um plano de aula para que o conteúdo que não foi ministrado durante o tempo em que as famílias ocuparam as escolas, seja reposto.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Morre presidente da Associação Sergipana de Imprensa
O presidente da Associação Sergipana de Imprensa foi vitimado por um infarto na madrugada desta quinta-feira, 13
A direção do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), notificou o falecimento do dirigente da entidade, o jornalista Benvindo Salles de Campos Neto, considerado um incansável batalhador pelas causas dos jornalistas. Bemvindo faleceu na madrugada desta quinta-feira, 13, vítima de infarto.
De acordo com nota do Sindijor, que manifesta solidariedade e sentimentos à família, Sergipe e a sociedade sergipana perdem mais um grande jornalista. Benvindo Salles de Campos Neto era o presidente da Associação Sergipana de Imprensa e membro da Academia Sergipana de Letras, na qual ocupava a cadeira de nº 21.
O velório será na Academia Sergipana de Letras, à rua Pacatuba, Centro. O sepultamento está marcado para às 16h30 no Cemitério Santa Izabel.
Flamengo é a casa da mãe Joana..
A CASA DA MÃE JOANA
O goleiro Bruno diz que quer “que a torcida se lixe”: o atacante Vagner Love, com ares de Hollywood, chega atrasado ao treino: a presidente Patrícia Amorim, disciplinada em seus tempos de exímia nadadora, talvez já sinta que suas palavras de ordem sejam levadas pelo vento.
É triste. Mas o Flamengo hoje é a casa da Mãe Joana.
Que país é esse?
A vida para quem é pobre e não tem condições de pagar um plano de saúde, fica cada dia mais difícil neste país. Quem depende do atendimento do SUS está condenado a sofrer até à morte, sem que apareça um ser vivente para lhe socorrer.
Aqui em Aracaju, ou melhor em Sergipe, a situação não é diferente. Quem quizer conhecer de perto o que significa sofrer sem ter a quem recorrer, procure atendimento no Hospital João Alves Filho. Alí, por mais que as autoridades queiram levar para a população que o atendimento é bom, a realidade é outra bem diferente. Não adianta colocar na mídia que os pacientes recebem um bom tratamento, pois nada disso é verdade.
Ainda essa semana, mais precisamente na segunda-feira(10) o paciente Osvaldo Ramos da Silva, o vavá alemão, um velho amigo da imprensa, buscou atendimento naquele hospital, no setor de urgência, chegou às 13h00 portando uma sonda, para facilitar a liberação da urina, por força de um nódulo na bexiga, e, mesmo sofrendo com o entupimento do canal, sofreu até às 18h00, por falta de um médico urologista ou até de um enfermeiro para lhe prestar o atendimento.
Dpois de muito sofrimento e por força de ter buscado socorro através dos seus amigos da imprensa, Vavá foi encaminhado para o setor de Oncologia pelo médico Carlos Vieira. Lá chegando foi informado pela atendente que o horário era só até as 17h00 e como já eram às 17h40, teria que voltar no dia seguinte: terça-feira(11). No dia marcado lá estava o Vavá alemão acompanhado de um filho, na busca do internamento.
Não pensem que foi desta vez que ele conseguiu se livrar do sofrimento. Ao dirigir-se à atendente, foi obrigado a ouvir a informação de que aquele encaminhamento havia perdido a validade, que seria o dia anterior. Fazer o que? Vavá teve que voltar para a sua residência, e, o pior mesmo estando com a sonda há três dias.
Nesta quinta-feira(13) Vavá Alemão prosseguiu a sua rotina de sofirmento, e, teve que se contentar com a informação de que só na próxima semana, mais precisamente no dia 18, é que possivelmente ele será internado para ser submetido a uma cirurgia, que já devia ter sido feita a mais de quinze dias. "Se isso é saúde de primeiro mundo, numa cidade de melhor qualidade de vida, só resta-nos perguntar: Que país é esse minha gente"..
Marcadores:
ue
Reunião em Brasília apresenta os critérios do PAC 2
O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, participou nesta quarta-feira, 12, em Brasília, do encontro de trabalho que debateu os critérios de acesso aos recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O encontro foi promovido pelo Governo Federal e contou com a participação de prefeitos e secretários.
Socorro será uma das cidades beneficiadas com a segunda etapa do PAC. Os loteamentos Jardim Mariana, Cajueiro, Santa Cecília e Piabeta receberão obras de infra-estrutura oriundas do programa. “Vamos preparar o projeto de acordo com as orientações fornecidas pelo Ministério das Cidades e encaminharemos o mais rápido possível para aprovação. O PAC 2 vai contemplar obras de drenagem e calçamento de ruas nestas localidades”, explicou o prefeito Fábio Henrique.
A presença de gestores municipais e secretários em Brasília possibilitou uma maior afinidade com os procedimentos técnicos do PAC 2 e uma forma de integrar o Governo Federal com os Governos Estaduais e Municípios. O processo de apresentação do programa é totalmente transparente, inclusive com manuais disponíveis na internet.
O encontro foi presidido pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, que estava acompanhado da coordenadora do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), e Mirim Belchior. Os secretários de Planejamento, Eliel Felipe, e de Finanças, Carlos Américo, acompanharam o prefeito Fábio Henrique no encontro.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Dunga prioriza a lealdade e praticamente mantém grupo
Sem causar surpresas, o técnico Dunga, convocou os atletas que estarão representando o futebol brasileiro na Copa do Mundo 2010. Mais uma vez o gaucho Dunga, provou ser um homem sério, destemido e acima de tudo coerente com as suas convicções.
Ainda não foi dessa vez que a famosa imprensa paulista conseguiu impor a sua vontade de escalar a seleção. O lobby criado em torno dos meninos do Santos foi muito grande, porém não o suficiente para destruir a forma leal e séria como o Dunga vem conduzindo a nossa seleção.
Aqui no Brasil a gente vive cobrando seriedade das pessoas, e, quando alguém faz as coisas de forma séria, a gente começa a atirar pedras e criticá-lo, numa prova de que estamos bem distante de sabermos o que realmente queremos. Esqueceram que a bem pouco tempo o Ronaldinho Gaucho era persona non grata na seleção e que todos afirmavam que ele não queria mais nada com o futebol?
Bastou aproximar-se o período de convocação para ele correr um pouco mais , e, os mesmos que o citicavam começaram a defender a sua convocação. Lembram que no momento crucial do Dunga à frente do comando técnico da seleção, o Gaucho e Kaká pediram dispensa e o deixaram na mão? o Kaká se desculpou pois estava lesionado, já o Ronaldinho prefiriu as baladas.
Parabéns Dunga, pela coerência e lealdade. Você priorizou o grupo que trabalhou durante mais de três anos e se comprometeu com tudo que você pediu. Ganhar ou não ganhar a copa é outra história. O importante é que você com a sua atitude, vai mudar a forma de alguns atletas se comportarem, pois como se sabe, alguns se achavam dono da seleção e com convocação garantida, apenas pelo nome. Você convocou os que realmente trabalharam e que defenderam com amor as nossas cores, mesmo já estando quase todos, realizados financeiramente.
Quanto aos meninos do Santos, sei que o lobby de empresários foi muito grande, todos de olho na comissão que receberiam com a valorização. Essses garotos têm todo o tempo do mundo para brilharem no cenário esportivo mundial e com certeza já no próximo ano estarão na seleção. Tudo certo e na hora certa. Deus te ajude amigo.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Guarda Municipal realiza recadastramento dos servidores
O Comando da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, está realizando o recadastramento dos servidores da segurança municipal, contratados, comissionados e concursados. O objetivo dessa ação é fazer um levantamento do efetivo, para readequar a segurança do Patrimônio Público socorrense. O recadastramento é na própria sede da Guarda Municipal, na avenida Principal do Conjunto João Alves.
Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Major Carlos Rolemberg, a ação visa, em primeiro lugar, saber quem são os servidores. “Para a partir daí fazermos um mapeamento daquilo que está sendo atendido pela segurança municipal e o que efetivamente necessita para ser complementado com a atuação da Guarda Municipal”, informou.
Carlos Rolemberg disse ainda que somente através do recadastramento será possível observar as falhas e necessidades, e trabalhar para melhorar essas questões. “Estamos observando essas necessidades, a fim de que possa ser prestado um serviço mais eficiente e eficaz. Por isso quero convocar todos os servidores a fazerem o recadastramento, colaborando para a melhor prestação dos serviços”, acrescentou.
O recadastramento segue até o dia 15 do mês corrente. Os documentos necessários para realizar o recadastramento são: RG, CPF, Foto 3x4 e comprovante de residência .
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Forró Siri: Tem início o cadastramento dos comerciantes
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, abriu nesta segunda-feira, 10, as inscrições para os comerciantes que têm interesse em vender bebidas e alimentos durante a abertura e os quatro dias do Forró Siri 2010. Para se inscreverem, os candidatos devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Cultura até o dia 24 de maio.
De acordo com a secretária de Cultura de Socorro, Renata Braz, os interessados devem levar a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, duas fotos 3x4, comprovantes de votação e de residência. Ela informou ainda que a pessoas de todo o Estado podem realizar a inscrição.
´´Comerciantes de qualquer parte de Sergipe poderão se inscrever, mas, vamos dar preferência aos socorrenses e àqueles que estão sem trabalhar. Ao realizar o melhor São Pedro do Estado, o Forró Siri, o prefeito de Socorro visa levar alegria e lazer para os munícipes e visitantes, e proporcionar a essas pessoas a oportunidade de gerar renda”, declarou Renata.
Após o encerramento do período das inscrições, a coordenação da Secretaria da Cultura vai definir os barraqueiros que poderão comercializar seus produtos no evento. Os servidores desta pasta entrarão em contato com os comerciantes selecionados. “O prefeito está de parabéns por realizar essa festa e não barrar pessoas que não são de Socorro. Moro em Aracaju e essa é a segunda vez que vou participar do Forró Siri, para aumentar minha renda familiar. Se todos os administradores agissem assim seria muito melhor”, comentou Valdemar Francisco da Silva, de 71 anos de idade.
Maria Gisélia Pequeno, de 47 anos de idade, mora na sede de Socorro. Para ela, a possibilidade de comercializar produtos no decorrer da festa é muito boa. “Vender alimentos e bebidas em um festejo tradicional e que atrai tanta gente, como o Forró Siri, é uma oportunidade maravilhosa para quem está desempregado”, afirmou.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
River Plate é campeão sergipano de 2010
Mesmo sem jogar um grande futebol, o River Plate de Carmópolis, venceu o Confiança por 1x0, goal de Fernando Pilar e sagrou-se campeão da temporada 2010 do futebol sergipano. O time comandado por Rocha, foi superior durante a primeira etapa o suficiente para abrir o placar e no segundo tempo foi dominado pelo adversário, porém conseguiu segurar o resultado e com a vitória, conquistou o título.
FUTURO - O grande questionamento é saber se este time do interior do estado, que surgiu em 2009 conquistando a segunda divisão e hoje já é um dos representantes do futebol sergipano na Copa do Brasil e Brasileiro da série D, terá condições de se fortalecer e chegar a ser um grande clube.
Porque o questionamento? è que todos sabem que o time de Carmópolis é bancado pela Prefeitura local, e, como já tivemos alguns exemplos aqui em Sergipe, a pergunta que não cala é : como o time sobreviverá quando não contar mais com o apoio da Prefeitura? Há quem garanta que a prefeita Esmeralda está com a reeleição garantida, e, portanto o River já tem como garantida a sua sobrevivência pelo menos nos próximos oito anos. Será?
Prefeitura monta plano de ação para período chuvoso
Com o objetivo de prevenir futuros problemas que venham acontecer durante o período chuvoso, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro montou um plano de ação, que visa minimizar os efeitos oriundos das chuvas, previstas para os próximos dias em todo o estado, e conseqüentemente no município.
Segundo informações da Defesa Civil Municipal, a cidade será dividida em dois pólos de atendimento disponibilizados em pontos de apoio, nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) do Marcos Freire II e Parque dos Faróis. Cada ponto contará com uma equipe de apoio e logística, sendo: seis técnicos da Secretária da Assistência Social, assistentes sociais e psicólogos, três veículos leves, dois caminhões baús, quatro pessoas para apoio logístico ( carregadores), uma equipe de fotógrafos, um técnico da Secretaria de Obras, um técnico da Defesa Civil e um técnico administrativo para estatística, levantamento e cadastro geral.
Além dessas medidas, também ficou decidido que serão disponibilizados transporte para os funcionários que trabalharem na emergência, lanche, água e refeição, disponibilização de recursos para eventuais despesas, e também uma retroescavadeira e dez homens para apoio da Secretária de Obras.
De acordo com o Major Rolemberg, essas medidas preventivas farão toda diferença na hora da necessidade. “ Fui acionado pelo prefeito Fábio Henrique , que teve a inciativa de elaborar um plano de ação pra prevenir eventuais problemas, elaborando uma logística de trabalho que já deu certo anteriormente. Dessa vez será um aprimoramento de tudo que foi feito antes, só que com muito mais eficácia”, informou. Participaram da reunião representantes das secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Comunicação, Fazenda, Transportes e Meio Ambiente.
Com o objetivo de prevenir futuros problemas que venham acontecer durante o período chuvoso, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro montou um plano de ação, que visa minimizar os efeitos oriundos das chuvas, previstas para os próximos dias em todo o estado, e conseqüentemente no município.
Segundo informações da Defesa Civil Municipal, a cidade será dividida em dois pólos de atendimento disponibilizados em pontos de apoio, nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) do Marcos Freire II e Parque dos Faróis. Cada ponto contará com uma equipe de apoio e logística, sendo: seis técnicos da Secretária da Assistência Social, assistentes sociais e psicólogos, três veículos leves, dois caminhões baús, quatro pessoas para apoio logístico ( carregadores), uma equipe de fotógrafos, um técnico da Secretaria de Obras, um técnico da Defesa Civil e um técnico administrativo para estatística, levantamento e cadastro geral.
Além dessas medidas, também ficou decidido que serão disponibilizados transporte para os funcionários que trabalharem na emergência, lanche, água e refeição, disponibilização de recursos para eventuais despesas, e também uma retroescavadeira e dez homens para apoio da Secretária de Obras.
De acordo com o Major Rolemberg, essas medidas preventivas farão toda diferença na hora da necessidade. “ Fui acionado pelo prefeito Fábio Henrique , que teve a inciativa de elaborar um plano de ação pra prevenir eventuais problemas, elaborando uma logística de trabalho que já deu certo anteriormente. Dessa vez será um aprimoramento de tudo que foi feito antes, só que com muito mais eficácia”, informou. Participaram da reunião representantes das secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Comunicação, Fazenda, Transportes e Meio Ambiente.
Guajará é beneficiado com obras de drenagem e construção de passarela
A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando diversas intervenções em todos os pontos da cidade, com o objetivo de atender solicitações da população e evitar transtornos durante as chuvas. Prova disso, é o serviço de recuperação da drenagem no Loteamento Guajará, para implantação de uma passarela de madeira, que vai facilitar o acesso e a circulação dos moradores locais. Desde o início desta semana que máquinas e operários se revezam nesse trabalho.
Nesta primeira etapa da obra, os operários trabalham na construção de um alicerce onde será assentada a passarela de cera de sete metros de extensão por 1,5 metros de largura. Segundo a previsão do secretário de Obras, engenheiro Wagner Lucena, os serviços deverão ser concluídos em duas semanas.
´´As obras são feitas em um córrego por onde escoam as águas das chuvas. Essas obras vão evitar que as casas nas proximidades do local sejam invadidas pela água no período chuvoso”, explicou Lucena, ao informar que o loteamento Guajará também será beneficiado com uma ponte de concreto. “O prefeito Fábio Henrique já autorizou a contratação de um projeto para construção dessa ponte”, afirmou.
Ele informou ainda que a orientação do prefeito quanto à passarela de madeira e serviços de drenagem, foi para que essas obras sejam agilizadas, para evitar alagamentos na comunidade e, principalmente, facilitar o deslocamento dos moradores da área. “Tenho irmãos, tios e primos que moram do outro lado desse córrego. Com a construção de uma passarela, a situação vai melhorar. Pois não vou precisar dar a volta no quarteirão para visitar meus parentes”, relatou a dona de casa, Tatiana da Ressurreição, 21 anos de idade.
O feirante Luiz Carlos Félix da Silva, 41 anos de idade, também declarou estar satisfeito com essas obras, que segundo ele, vão melhorar a vida dos moradores. “Toda vez que chove a água fica acumulada e não tinha para onde correr. Com essa obra da prefeitura, nós não vamos ter problema com alagamento e a passarela também vai facilitar o deslocamento de um lado para o outro da comunidade”, comentou ele.
Campanha Nacional de vacinação dos idosos acontece no próximo sábado
Seguindo o cronograma nacional, a Secretaria da Saúde de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenação Municipal da Vigilância Epidemiológica, realizará o “Dia D” de vacinação contra a Influenza Sazonal (gripe comum). A imunização, que iniciaria no dia 24 de abril, foi transferida pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 8 de maio e acontece em todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste do Brasil.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Rita Perete, as vacinas, voltadas para pessoas a partir dos 60 anos de idade, estarão disponíveis nas 27 Unidades de Saúde de Socorro, das 8h às 17h. Ela informou ainda que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% dos idosos socorrenses. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou cerca de seis mil doses de vacinas.
“Essa Campanha é muito importante. Precisamos prevenir as pessoas dessa faixa etária que têm a imunidade comprometida, principalmente com a chegada do inverno, onde a temperatura oscila muito e uma simples gripe nelas pode acarretar em doenças mais graves como tuberculose ou pneumonia. Para garantir o atendimento adequado da população, todos os funcionários dos Postos de Saúde estarão trabalhando durante a realização do Dia D”, explicou Perete.
Grupos Prioritários - Na ocasião, os idosos com doenças crônicas, crianças entre seis meses a menos de dois anos de idade, gestantes e jovens entre 20 e 29 anos de idade, também poderão receber a vacina contra a Influenza A (H1N1).
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Rodada de quinta-feira pode apontar campeão de 2010
A FSF, decidiu de forma acertada, tirar o jogo entre Olimpico x Itabaiana da quarta e levá-lo para a quinta-feira, na preliminar de Confiança x River Plate, partida que poderá inclusive, decidir o campeonato sergipano de 2010. Para tanto basta o Olimpico perder para o Itabaiana na preliminar e o time de Carmópolis vencer o Confiança na partida de fundo.
Ha quem jure que no jogo de fundo o Confiança vai vencer o River e decide a conquista do quadrangular no domingo contra o Olimpico em Itabaianinha. Esta hipótese pode acontecer, porém se o Olimpico vencer o Itabaiana e o River vencer o Confiança, a decisão fica para o domingo, pois a classificação dos que têm chance ficará assim: River 11 - Confiança 10 - Olimpico 8.
Novo eixo rodoviário vai beneficiar Socorro
O município de Nossa Senhora do Socorro será contemplado com mais uma obra oriunda da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Trata-se da implantação de um novo trecho de rodovia que vai interligar Socorro e Aracaju, até a BR-101 e BR-235. A obra vai criar um novo acesso aos municípios e facilitar o escoamento de mercadorias.
De acordo com o projeto executivo de engenharia, do Departamento de Estradas e Rodagens, (DER), a obra compreende um trecho que totaliza quatro quilômetros de extensão. A implantação da rodovia será executada pela empresa Torre Empreendimento Rural e Construções Ltda, com investimentos de R$ 10.837.515,87, num prazo estimado de 300 dias.
A rodovia servirá de rota de ligação entre os principais municípios da região do Agreste sergipano, o que demonstra sua importância para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. O novo eixo rodoviário também vai promover a demanda turística em Sergipe. O engenheiro civil da Torre, Evanuel Cristiano Silva Tenório, informou que assim que as chuvas cessarem os operários e maquinário darão início às obras de desmatamento da região.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Projovem: expectativa no primeiro dia de aula é grande
Projovem - O programa foi implantado no município em maio do ano passado, graças à luta da prefeitura municipal, que conseguiu junto ao governo do Estado trazer esse benefício para os socorrenses. O que comprova o seu compromisso com a valorização do jovem, dando a eles a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. O Projovem Trabalhador é um programa realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que visa oportunizar aos jovens uma qualificação sócio-profissional a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Durante a realização dos cursos cada participante recebe um auxílio financeiro no valor de R$ 600, divididos em seis parcelas de R$ 100. Para ter direito ao auxílio o participante tem que ter freqüência mínima de 75% nas atividades.
Para o instrutor do Pólo do Projovem do conjunto Jardim, Paulo Marcelo, a iniciativa da prefeitura de implantar o programa no município está ajudando na valorização dos jovens que estavam ociosos e que agora têm a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. “A nossa expecitativa é de atender os interesses desses alunos e lançá-los no mercado de trabalho, além de integrá-los na sociedade como cidadãos”, afrimou.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
UM POUCO DE MIM CAPÍTULO XI
As durezas da vida não fizeram Zizinho desistir de dois sonhos: o primeiro era jogar futebol, o segundo se tornar um radialista/jornalista. O desafio era muito difícil, principalmente para uma garoto da periferia orfão de pai e mãe, sem ter uma pessoa para lhe dar o devido apoio nesta luta. Só restava acreditar em sí próprio e tocar as idéias para frente. Zizinho fez a primeira tentativa no futebol em um time grande, o Confiança, lá chegando foi recebido pelo técnico Barriga, que inclusive também era auxiliar do famoso Ariston Dias, responsável pelo time de profissionais.
Treinou, foi aprovado, chegou a jogar algumas partidas pelo campeonato da categoria juvenil, porém tinha contra sí um terrível adversário. Não tinha de onde tirar o sustento, a não ser do trabalho na Olaria, e, neste caso, não teve outra alternativa a não ser largar o Confiança e continuar jogando no segundo quadro do Náutico, o mais famoso time de pelada que já existiu em Aracaju. Bem o primeiro sonho de ser um atleta profissional virou pesadelo. Porém no Náutico, conseguiu brilhar no time de cima e ser um dos seus pricipais jogadores. Restava lutar para conseguir realizar o segundo, ser um radialista/ jornalista.
Com este objetivo na cabeça, o garoto Zizinho buscava na leitura de tudo que via pela frente e principalmente os jornais e revistas que encontrava ao vasculhar os tonéis de lixo que erem colocados na frente das residências dos burguezes na Av. Simeão Sobral, naquela época o reduto das pessoas mais ricas da cidade. Alí despois de retirar as páginas manchadas pelos restos de comida, Zizinho aproveitava as páginas internas para fazer a leitura das notícias, sempre imitando os famosos locutores do nosso rádio, notadamente o saudoso Silva Lima o mais famoso deles.
Passados alguns anos, o que antes era quase impossível começou a se transformar numa realidade real. O velho Dunda, pai de Orlando, hoje proprietário das Lojas Imperador, comprou um serviço de autofalantes, cujo nome era "Empresa de Publicidade São Miguel", que inclusive levava o nome do seu prooprietário. Para trabalhar na locução, colocou a sua filha Oliete. Naquela época, as pessoas pagavam para ouvirem as músicas que gostavam, ofereciam às namoradas, registravam aniversários, batizados, casamentos e todos os tipos de festas.
Curioso, Zizinho ficava observando a Locutora trabalhar e sempre que tinha um tempo, após terminar o horário de trabalho na Olaria do velho Dunda, ia para perto da sala de locução e ficava observando o que Oliete falava. Um certo dia, ou melhor uma certa noite, Oliete tinha marcado um encontro com o seu namorado, um jovem chamado Melo e não queria faltar. Que fez, procurou Zizinho e disse-lhe: já que você sempre fica corujando o meu trabalho, será que tem coragem de assumir a locução do programa em meu lugar? Se tiver coragem, venha fazer um teste, se passar eu te deixo aqui e amanhã vou falar como meu pai para tirar-lhe da Olaria e colocá-lo tomando conta da Empresa. (Ainda esta semana tem mais)
Torneio de Futebol une comunidades socorrenses no Quissamã
O campo de futebol do Quissamã foi palco do Torneio dos Povoados, realizado por líderes comunitários com o apoio da prefeitura municipal, na manhã deste domingo, 2. Os quatro times que participaram da disputa, Quissamã, Juventus do Oiteiros, Pai André e Parque São José, fizeram bonito, mas quem ganhou o torneio foi o time do povoado Oiteiros, em uma disputa de pênaltis na grande final.
O torneio contou com a presença do secretário da Comunicação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, André Carvalho, que prestigiou o evento esportivo, representando o prefeito Fábio Henrique. “A prefeitura incentiva e valoriza muito a prática de esporte no município por entender que o esporte é um dos caminhos para socialização. Parabenizo a Pedro e a todos que tiveram essa iniciativa e fizeram do evento uma festa esportiva”, declarou o secretário.
Reunir as comunidades dos povoados socorrenses através do esporte. Esse foi o objetivo do torneio, segundo um dos organizadores, Valdir Miguel dos Santos, mais conhecido como Pedro. “Contamos com o apoio total da prefeitura e da Secretaria da Comunicação na realização desse jogo. É mais um incentivo na área de esporte e lazer de Socorro. Estamos muito agradecidos porque esse torneio tem como finalidade unir e confraternizar as comunidades do município”, declarou.
O time do Quissamã foi o primeiro a ser desclassificado. Perdeu para o Juventus do Oiteiros por 2 X 0. Na segunda rodada, o Parque São José (Sobrado) e Pai André empataram o jogo, que foi decido nos pênaltis, com um placar de 1 X 0 para o Pai André. A grande final foi disputada pelo Pai André e Oiteiros, que acabou levando a melhor, com um placar de 0 X 1.
´´Nós viemos aqui para ganhar e fomos realmente os campeões”, comemorou o treinador do Juventus do Oiteiros, Pio da Batata. “A maior importância desse evento é a interação entre as comunidades. Viemos jogar, com um time bom, bem preparado, e ver amigos também”, concluiu. Para a alegria dos campeões, o prêmio foi um carneiro. Já o time que ficou em segundo lugar, o Pai André, levou uma caixa de cerveja. No momento da entrega da premiação, o secretário de Obras do município, Wagner Lucena, que também estava representando Fábio Henrique, informou aos atletas e moradores da comunidade que será construído um vestuário no campo do Quissamã.
´´Esse campo é muito bom, mas esta precisando de algumas melhorias. Então, estou aqui hoje, não só para prestigiar o torneio, mas também para fazer uma visita ao campo e ver o que é preciso para a melhoria dele, como a construção do vestuário, por exemplo. A prefeitura de Socorro está sempre disposta no que diz respeito à valorização e incentivo ao esporte”, declarou o secretário. Após o torneio, os atletas, familiares e convidados se reuniram em um almoço de confraternização.
Prefeitura intensifica serviços de limpeza no município
Manter a cidade limpa. É com este objetivo que a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, responsável pelo departamento de Limpeza Urbana, está intensificando as ações de limpeza no município. Nesta manhã, 3, foi realizado um mutirão nos conjuntos Marcos Freire I, Piabeta, Marcos Freire III, Fernando Collor, Parque dos Faróis, Jardim, João Alves, Venúzia Franco e povoados Taiçoca de Fora e São Brás. A ação, além de fazer fazer parte dos trabalhos de intensificação da limpeza em conjuntos, povoados e loteamentos de Socorro, também visa evitar transtornos como alagamentos de ruas nas próximas chuvas.
Segundo o diretor do departamento de Limpeza Urbana, José Adroaldo Gomes, as equipes formadas por dez caçambas, um trator pá enchedeira, seis roçadeiras e 84 funcionários realizaram nesta manhã, serviços de varrição, pintura de meio fio, capinação e recolhimento de entulho. O secretário adjunto da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, Carlos Valério, informou que a prefeitura vai intensificar os trabalhos de limpeza diariamente em toda a cidade.
´´Todos os dias estaremos em uma localidade do município para realizar fiscalizações e identificar os pontos críticos. Dessa forma, o prefeito Fábio Henrique pretende melhorar a qualidade de vida dos socorrenses e tornar Socorro uma das cidades mais limpas de Sergipe”, declarou.
Carlos Valério disse ainda que para garantir o sucesso das atividades, a secretaria do Meio Ambiente contará com o apoio das secretarias municipais da Comunicação, que vai desenvolver campanhas de conscientização das pessoas e da Educação. Este último Órgão vai trabalhar questões como a Educação Ambiental com crianças e jovens da rede municipal de ensino.
A dona de casa Cícera Bispo, de 48 de anos idade, moradora do Marcos Freire I, mostrou-se feliz ao ver a ação das equipes. “Estou muito satisfeita por ver que a Prefeitura está fazendo a parte dela, preocupando-se em nos oferecer cidadania e dignidade. O problema são os próprios moradores que não colaboram e jogam lixo em lugares impróprios”, afirmou.
´´O prefeito Fábio Henrique está de parabéns pelo trabalho de limpeza. A iniciativa vai evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além disso, proporciona mais segurança, já que fizeram a capinação, o que dificulta a ação dos ladrões”, comentou a dona de casa de 25 anos de idade, Barbara Kalil.
sábado, 1 de maio de 2010
Manifestações culturais marcam a abertura dos Jogos Escolares de Socorro
O Ginásio do Sesi do conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, ficou pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram à solenidade de abertura dos II Jogos Escolares de Socorro (JES), nesta sexta-feira, 30. Apresentações relacionadas à cultura africana como a capoeira, maculelê, vídeos sobre o tema afro e apresentações de dança, marcaram o início da segunda edição do evento, que este ano homenageia a Copa do Mundo da África do Sul.
Um dos momentos mais marcantes foi a entrada dos alunos portadores de necessidades especiais carregando a tocha olímpica. A animação e a alegria das torcidas formadas por estudantes de diversas escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino abrilhantaram ainda mais o evento, que contou com cerca de 3 mil estudantes.
As competições, que iniciaram neste sábado, vão até o próximo dia 15 de maio e contam com a participação de aproximadamente 2 mil alunos de 25 escolas, sendo 15 públicas e dez particulares. No decorrer do II JES, os estudantes vão participar de disputas nas seguintes modalidades: Karatê, natação, xadrez, judô, handebol, queimado, futsal, damas, atletismo e capoeira.
Durante a solenidade, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, falou sobre a realização dos jogos. “Quero parabenizar o secretário de Esporte e Lazer, Roberto Wagner, pelo trabalho que tem desenvolvido no esporte socorrense e agradecer ao secretário de Estado do Esporte, Maurício Pimentel, em nome do governador Marcelo Deda, pelo apoio dado ao município. Os estudantes de Socorro também merecem ser parabenizados, pois sem eles não seria possível realizar os jogos”, afirmou.
O secretário Maurício Pimentel elogiou a iniciativa da prefeitura de Socorro. “Antes de mais nada quero parabenizar o prefeito Fábio Henrique por incentivar o esporte no município. Investir no esporte é oferecer para a sociedade mais saúde e qualidade de vida, além de proporcionar alegria, paz e disciplina para os jovens”, declarou.
Entusiasmados - Estudantes e professores se mostraram satisfeitos com a realização do II JES. “Participar dos jogos escolares possibilita mostrar nossas habilidades em várias modalidades esportivas e conhecer também pessoas que estudam em outras escolas” , comentou a aluna do Colégio Didático, Brunna Nunes Pereira, de 15 anos de idade.
O professor da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, Romualdo de Barros Correia, falou sobre a abertura dos jogos. “Essa é uma iniciativa louvável da Prefeitura de Socorro. Faz com que os alunos se integrem, se envolvam com as atividades escolares e pratiquem esportes. Espero que aconteçam eventos dessa grandiosidade mais vezes aqui em Socorro. A festa de abertura foi belíssima”, disse o professor.
Assinar:
Postagens (Atom)