quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vendedores do Forró Siri participam de curso


Na manhã desta quarta-feira, 19, a Secretaria da Cultura, juntamente com a Secretaria da Saúde de Socorro, realizou no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede de Nossa Senhora do Socorro, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação contou com a participação dos 400 ambulantes inscritos para comercializar produtos durante o Forró Siri, que neste ano chega a 17ª edição. No curso, os ambulantes aprenderam como manipular os gêneros alimentícios, de forma que não ofereça riscos, nem afete a qualidade dos produtos comercializados durante a festa.

O major Carlos Rolemberg, coordenador da Defesa Civil do município, fez a abertura do evento, representando o prefeito Fábio Henrique. Na oportunidade, ele aproveitou para ressaltar que a prefeitura está inteiramente à disposição dos comerciantes, dando auxílio durante todo o processo dos festejos. “Abrir este evento representando o prefeito Fábio Henrique, que está em Brasília, participando da marcha dos prefeitos, é uma grande satisfação. A recomendação que recebi dele é de que a prefeitura estará totalmente à disposição desses trabalhadores, desde a capacitação, relacionada as questões sanitárias, como higiene e controle de qualidade, até a parte de infraestrutura necessária para essas atividades”, ressaltou.

A secretária da Cultura, Renata Braz, apresentou aos ambulantes um representante da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), que prestou esclarecimentos sobre o manuseio, conservação e congelamento das bebidas. “Aproveitando a oportunidade convidamos um participante da Ambev, que é a cervejaria que comercializará seus produtos durante as festividades pata falar sobre o produto e esclarecer possíveis dúvidas”, declarou. Durante o curso, também foram sorteados cem pontos para a comercialização durante a abertura do Forró Siri, que acontece dia 28 na sede de Socorro.

Para a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Clauderci Dantas Barbosa, que ministrou o curso, o intuito do evento foi atingir o maior número possível de ambulantes e reduzir o número de doenças transmitidas pelos alimentos mal armazenados. “Muitas pessoas não sabem, mas há uma grande incidência de doenças como intoxicação e diarréia, principalmente, durante essas festas, que são causadas pelo manuseio irregular e falta de higiene. E graças a Deus , Nossa Senhora do Socorro é pioneiro nesta ação preventiva, realizada pela Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária”, informou. No final do curso os participantes receberam o certificado de participação.

Avaliação – O vendedor Reginaldo da Silva, de 23 anos de idade, residente em Aracaju, disse que a quatro anos vende bebidas durante o Forró Siri e sempre vem participar do curso. “O que aprendemos aqui são informações importantíssimas, que garantem a nossa segurança e, principalmente, a segurança do consumidores dos nossos produtos”, disse. Maria Auxiliadora, 53 anos de idade, moradora do Parque dos Faróis, também fez questão de demonstrar a satisfação em participar do curso. “Infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem normas de higiene e é sempre bom poder participar e esclarecer dúvidas, que podem colocar em risco a vida dos nosso clientes, “ afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário