sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prefeitura de Socorro se destaca na 13ª Marcha dos Prefeitos


O município de Nossa Senhora do Socorro participou ativamente da 13ª Marcha dos Prefeitos, iniciada no dia 18 desse mês, em Brasília, com encerramento previsto para esta sexta-feira, 20. Durante a reunião com a bancada federal, Fábio Henrique foi o interlocutor dos prefeitos e cobrou dos políticos, além de outros assuntos, um projeto que diminua o impacto das despesas no orçamento das prefeituras.
“Nossa luta é para que seja estabelecida uma fonte de recurso para os projetos que criam despesas para os municípios, ou seja, de onde as prefeituras vão retirar esse benefício. O que ocorre hoje é que os senadores e deputados liberam os recursos, mas quem paga são as prefeituras. Esta é uma das razões da nossa vinda aqui na 13ª Marcha”, disse Fábio Henrique, que falou em nome de todos os prefeitos sergipanos.

Outro tema levantado pelos gestores municipais foi a regulamentação dos Agentes de Saúde. Como os municípios têm dificuldade de contratar, a idéia é que o governo federal repasse o valor referente ao pagamento destes profissionais. “Eu sou plenamente a favor da regulamentação dos Agentes de Saúde, exatamente pela sua importância dentro do município. Mas para que não ocorra a mesma situação do piso nacional dos professores, quando a lei foi sancionada, mas o pagamento ficou sob a responsabilidade dos municípios, nós defendemos que o repasse seja feito pelo governo federal”, argumentou o prefeito de Socorro.

Além desse assunto, os cerca de 4 mil prefeitos de todas as regiões do país que estão na capital federal também defendem temas como o aumento dos repasses da União para aplicação na área da saúde e a redistribuição dos royalties do petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Câmara dos Deputados já aprovou uma emenda que prevê a redistribuição dos recursos advindos da extração do petróleo de acordo com o FPM, mas para valer ela deve ser ratificada pelo Senado.

Acompanhando o prefeito Fábio Henrique, também participam da 13ª Marcha dos Prefeitos os secretários Adilson Júnior (Governo) e Eliel Felipe (Planejamento), além dos vereadores José Washington e Wagnerrógeris Lima, representando a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário