quinta-feira, 13 de maio de 2010

Que país é esse?


A vida para quem é pobre e não tem condições de pagar um plano de saúde, fica cada dia mais difícil neste país. Quem depende do atendimento do SUS está condenado a sofrer até à morte, sem que apareça um ser vivente para lhe socorrer.

Aqui em Aracaju, ou melhor em Sergipe, a situação não é diferente. Quem quizer conhecer de perto o que significa sofrer sem ter a quem recorrer, procure atendimento no Hospital João Alves Filho. Alí, por mais que as autoridades queiram levar para a população que o atendimento é bom, a realidade é outra bem diferente. Não adianta colocar na mídia que os pacientes recebem um bom tratamento, pois nada disso é verdade.

Ainda essa semana, mais precisamente na segunda-feira(10) o paciente Osvaldo Ramos da Silva, o vavá alemão, um velho amigo da imprensa, buscou atendimento naquele hospital, no setor de urgência, chegou às 13h00 portando uma sonda, para facilitar a liberação da urina, por força de um nódulo na bexiga, e, mesmo sofrendo com o entupimento do canal, sofreu até às 18h00, por falta de um médico urologista ou até de um enfermeiro para lhe prestar o atendimento.

Dpois de muito sofrimento e por força de ter buscado socorro através dos seus amigos da imprensa, Vavá foi encaminhado para o setor de Oncologia pelo médico Carlos Vieira. Lá chegando foi informado pela atendente que o horário era só até as 17h00 e como já eram às 17h40, teria que voltar no dia seguinte: terça-feira(11). No dia marcado lá estava o Vavá alemão acompanhado de um filho, na busca do internamento.

Não pensem que foi desta vez que ele conseguiu se livrar do sofrimento. Ao dirigir-se à atendente, foi obrigado a ouvir a informação de que aquele encaminhamento havia perdido a validade, que seria o dia anterior. Fazer o que? Vavá teve que voltar para a sua residência, e, o pior mesmo estando com a sonda há três dias.

Nesta quinta-feira(13) Vavá Alemão prosseguiu a sua rotina de sofirmento, e, teve que se contentar com a informação de que só na próxima semana, mais precisamente no dia 18, é que possivelmente ele será internado para ser submetido a uma cirurgia, que já devia ter sido feita a mais de quinze dias. "Se isso é saúde de primeiro mundo, numa cidade de melhor qualidade de vida, só resta-nos perguntar: Que país é esse minha gente"..

Nenhum comentário:

Postar um comentário