sábado, 7 de janeiro de 2012

Socorro recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude

 
 
Os jovens de Nossa Senhora do Socorro se reuniram na noite da sexta-feira, dia 6, na entrada do conjunto João Alves para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A cruz e o ícone de Nossa Senhora foram levados pelos socorrenses em via sacra até a sede da igreja São João Batista, onde ocorreu a Santa Missa. O deputado José Franco, o secretário municipal de Planejamento, Gledson Oliveira; o superintendente da SMTT, José Toledo; e o vereador Rodrigues estiveram presentes no evento.

Para a estudante Fernanda Martins, de 15 anos, esse é um momento muito importante para a juventude do município, que é chamada a estar mais próxima da igreja. “Se cada um fizer a sua parte a igreja estará cada vez mais aproximando os jovens para a fé cristã. E hoje, recebendo esse símbolo da juventude, para nós é um momento de muita alegria”, opina Fernanda, que se fez presente ao lado dos amigos Nayara e Mauro.

O padre Marcos Rogério, da Paróquia São João Batista, explica que para o Brasil, a visita desses símbolos é muito especial, pois em 2013 o papa virá celebrar a Jornada Mundial da Juventude aqui no país. “Este ano, ele está enviando esses dois símbolos, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, para percorrer todas as dioceses e algumas paróquias de alguns vicariatos. No caso daqui de Socorro, o vicariato São Marcos Evangelista, que engloba a região norte e oeste de Aracaju e Socorro, recebe esses dois símbolos com alegria, levando a nossa juventude a ter um contato maior com a igreja como também a intenção do santo padre de resgatar a juventude que está dispersa nesse mundo globalizado para levar o sentido único que é Cristo Jesus”, diz.

Segundo o padre Marcos Rogério, o símbolo da cruz é o sinal do cristianismo, em que Jesus deu a vida por cada um nos braços da cruz. “Ele nos ensina a ser missionário: ‘quem quiser ser meu discípulo, pegue a sua cruz e me siga’. Já o segundo símbolo é o ícone de Nossa Senhora. Ela, como mãe da igreja, aquela que se abriu à graça de Deus, tem um significado especial para cada um de nós católicos”, indica o padre.

A cruz e o ícone chegaram a Socorro no carro do Corpo de Bombeiros. Após recebidos pelos jovens em frente à 5ª Delegacia Metropolitana, na entrada do conjunto João Alves, a via sacra seguiu pela avenida J, rezando as 14 estações, até a igreja matriz, com missa presidida pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa. Durante todo percurso, ocorreu ainda uma apresentação teatral encenada por jovens socorrenses. A recepção na igreja contou ainda com a participação das paróquias do município e de Aracaju, que integram o vicariato, além de momento de louvor com os jovens.

Presenças

O deputado José Franco fez questão de marcar presença na recepção dos símbolos católicos em Socorro. “É muita emoção para nós recebermos a mãe de Jesus e a cruz, símbolos maiores da igreja católica, aqui em nosso município. E eles vêm rodando o mundo e chegam hoje aqui em Socorro para nos trazer muita alegria. Fico triste por meu irmão Fábio Henrique não poder estar aqui hoje, mas viemos para representá-lo”, declara.

O secretário Municipal de Planejamento, Gledson Oliveira, representando a Prefeitura de Socorro, relatou a alegria do município em receber esse evento. “Para a comunidade católica é de grande importância. Vemos hoje aqui a juventude do município participando e se reunindo para receber a cruz e o ícone de Nossa Senhora. Nós da prefeitura de Socorro externamos a satisfação de fazermos parte desse momento tão especial”, aponta.

De acordo com o vereador Rodrigues, para o conjunto João Alves é uma emoção ter sido contemplado para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. “A igreja católica está hoje nos trazendo os seus símbolos. É uma alegria receber a cruz em que Jesus se entregou por amor a todos nós. A comunidade está feliz em fazer parte desse evento”, conta.

Stéfisson Barbosa, que também representa a juventude de Socorro, diz ser uma alegria para os jovens católicos receberem a cruz em suas casas. “Esses símbolos aqui elevam a auto-estima de todos. Podemos mostrar que temos uma juventude forte, alegre, que busca Deus sem deixar de ser jovem”, diz.

Bote Fé

O “Bote Fé” é a expressão da Jornada Mundial da Juventude que em 2013 acontecerá no Brasil, cuja sede será na capital do Rio de Janeiro. Os símbolos da jornada chegaram em Sergipe no dia 5, permanecendo até 7 de janeiro de 2012, quando ocorre o Show Bote Fé, em Aracaju, com a presença das Bandas Dominus, Alowvadeira, Debariah e Forró Brasa Viva, às 17h30, na Praça Fausto Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário