segunda-feira, 16 de abril de 2012

Encontro reúne coordenadores, professores e alunos do programa Brasil Alfabetizado em Socorro

 
 
 
Acabar com o analfabetismo e promover a cidadania são uma das metas da atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. A prova disto foi a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolver  o Programa Brasil Alfabetizado, que está ensinando a ler e escrever a 1.215 socorrenses que não puderam cursar regulamente ou não frequentaram a escola.

E para festejar este feito, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde deste sábado, 14, o I Encontro de Coordenadores, Professores e Alunos do Brasil Alfabetizado em Socorro. Na oportunidade, foram entregues aos participantes kits compostos por livro, caderno, borracha, lápis e pasta. O evento aconteceu no Centro Cultural Gilson do Prado Barreto e contou com apresentações dançarinos da Studium Dança e de estudantes da rede municipal.

Satisfeito em poder ajudar a melhorar a qualidade de vida dos socorrenses através do incentivo à educação, o prefeito Fábio Henrique destacou a importância do conhecimento. “A melhor herança que um pai pode deixar para um filho não são bens materiais e sim a educação, porque somente através dela nós podemos fazer um vestibular e conquistar uma posição privilegiada na sociedade”, frisou. Fábio mostrou entusiasmo ao ver vários idosos participando do evento.

“Nossa meta é fazer de Nossa Senhora do Socorro o primeiro município brasileiro a erradicar o analfabetismo entre seus munícipes promovendo uma educação de primeiro mundo voltada para o progresso”, afirmou o secretário de Educação, Wellington Mangueira. O gestor também declarou que a Prefeitura de Socorro aposta na educação como mola propulsora para superar a desigualdade e diminuir o número de crimes na cidade.

A gestora do programa no município, Isabel Ressurreição, citou em seu discurso a realização de um sonho em ver uma pessoa analfabeta aprender a ler e escrever. “O sonho de todo pedagogo é ver uma pessoa dizendo que aprendeu a ler e escrever com a sua ajuda. Aqui muitos vieram me relatar que já sabem pegar o ônibus para se locomoverem sem precisar de ajuda”, disse.

Mudança
Ao longo dos 70 anos de vida, a aposentada Nair Vieira nunca havia aprendido a ler e a escrever devido a logo cedo ter precisado trabalhar para ajudar no sustento da família. Hoje, graças ao Programa Brasil Alfabetizado, esta realidade está começando a mudar. “É muito ruim você ver a letras e não saber o que é aquilo, agora estou começando a aprender a ler e escrever meu nome e já é uma grande mudança”, ressaltou.

Quem também teve a vida transformada através do programa foi o comerciante Joel Firmino da Silva que mostrou satisfação em aprender a ler. “Antes ficava na dúvida se alguém estava me enganando, porque não sabia ler e agora ninguém vai mais me enganar porque sei as palavras”, comentou.

Brasil Alfabetizado

Presente em várias localidades da cidade, a exemplo de todo o Complexo Taiçoca, Parque dos Faróis, Santa Cecília, Porto Grande e Sede,  o programa visa educar estudantes com idade superior a 15 anos que não cursaram regulamente a escola. Em Socorro, são 60 alfabetizadores para ensinar as 71 turmas existentes, totalizando 1.215 alunos. A previsão é que em maio se inicie um novo ciclo com cerca de 1.500 estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário