sábado, 7 de abril de 2012

Fiéis participam de missa da Santa Ceia



Católicos do município de Nossa Senhora do Socorro se reuniram na noite da quinta, 5, na Igreja São João Batista, situada no conjunto João Alves, para participarem da Missa da Santa Ceia, popularmente conhecida como Lava-pés. O prefeito Fábio Henrique participou da celebração ao lado do ex-vereador Arisvaldo Rodrigues.

A missa, que antecede a Sexta-feira da Paixão, marca o início do Tríduo Pascal e relembra a última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos. Segundo o pároco da Igreja São João Batista, padre Marcos Rogério, é importante ressaltar nesta data a instituição da Eucaristia.

“A missa da Quinta-feira Santa é conhecida popularmente como Missa do Lava-pés, mas na verdade se chama missa da Santa Ceia. O lava-pés é um complemento de que Jesus se utiliza na própria liturgia para ensinar, ele como mestre e senhor, o mandamento do amor: ‘Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei’. E Ele explica isso no santo evangelho. Para que os discípulos sigam justamente esse exemplo que ele está dando, de sermos servidores uns dos outros”, explicou.

Entretanto, o padre Marcos conta que o tema maior é a Santa Ceia, em que Jesus colocou para os apóstolos a instituição da Eucaristia. “A missa não é uma coisa inventada. A missa é uma celebração litúrgica em que o próprio Cristo, como o sumo e eterno sacerdote, ordenou aos apóstolos para que fizessem o sacrifício em memória dele. Não é uma comemoração à Eucaristia, e sim à memória. O próprio Cristo que se imola no altar para ser alimento e bebida para a salvação da humanidade”, esclareceu.

Para a Semana Santa, padre Marcos Rogério deixa uma mensagem aos cristãos. “Deixo a mensagem do primeiro dia do Tríduo Pascal, que o povo judeu já celebrava, para que cada cristão católico se conscientize de que a Eucaristia não é simplesmente uma celebração que devemos cumprir por preceito, mas por amor àquele que deu total amor a cada um de nós por seu sacrifício, como cordeiro imolado, salvação para a humanidade. Que cada cristão, na Semana Santa, não a tome como um feriadão, mas como uma semana de oração e de reflexão naquele que deu a vida por cada um de nós, para salvar os pecadores”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário