quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conferência Municipal de Saúde reúne gestores e população




A VII Conferência Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, iniciada ontem, aconteceu durante a manhã desta quarta-feira, 6, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco. No decorrer do evento, que teve como tema 'Controle Social - Acesso da comunidade com participação e comprometimento nas políticas públicas de saúde', foi discutido o regimento geral e houve ainda a realização de palestras a respeito de drogas e exploração sexual de crianças e adolescentes e debates sobre as temáticas apresentadas.

De acordo com uma das integrantes da organização, Rosa Lôpo, a reunião, aberta à participação popular, acontece de quatro em quatro e consiste no levantamento de propostas, analisadas em plenária por delegados - representantes escolhidos pelo secretário da Saúde de Socorro, por trabalhadores do setor e por usuários - para dar resolutividade aos problemas relativos à saúde, que em seguida serão apresentados nas conferências Estadual e Nacional. "Esta ação tem como intuito trazer trabalhadores e usuários para perto de nós, gestores, para que possamos aprimorar as políticas públicas relacionadas à saúde", disse Rosa.

Na oportunidade, o secretário municipal da Saúde, Saulo Eloy Filho, comentou a respeito da importância do encontro. "Estamos na 7ª Conferência, um momento muito especial, histórico para o município. Vivemos em uma sociedade extremamente madura que discute assuntos de relevância nacional, como a saúde, um tema totalmente atual nas camadas sociais e hoje, Socorro aglutina diversas lideranças, associações e entidades, na busca de melhorias e soluções que beneficiem os munícipes nesta questão. E é esta a proposta do evento, a preocupação com os socorrenses é uma realidade nesta administração, temos um Conselho Municipal de Saúde atuante, participativo, que também está inserido no encontro e é fruto desta gestão. Com essa iniciativa buscamos consolidar ainda mais a parceria entre população e administração. Agradeço ao prefeito Fábio Henrique pelo apoio disponibilizado, comprovando ser um gestor moderno e voltado às demandas sociais", destacou.

O conselheiro municipal de Saúde, Geraldo Nascimento, classifica a Conferência como importante. "Esta Conferência é de fundamental importância porque a partir dela, podemos levar para a população o que se pode fazer mediante à saúde pública, o que não está somente nas mãos dos gestores, mas, também da comunidade, pois esta deve apresentar seus anseios, para que sejam sanados e, o momento é este", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário