segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grupo de mães e gestantes participa de palestra sobre alcoolismo

 
 
Pensando na conscientização sobre os malefícios do álcool, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, que tem à frente a primeira-dama, Sílvia Fontes, organizou uma palestra para o grupo de mães e gestantes da comunidade do Parque dos Faróis. O evento aconteceu, na tarde da última sexta-feira, dia 2, no Centro de Referência da Assistência Social -Cras - Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro. A palestra foi ministrada por representantes dos Alcoólicos Anônimos - AA - Riachuelo.

A psicóloga do Cras, Isabel Cristina dos Santos, explica que é importante abordar temas como o alcoolismo na comunidade, pois muitas pessoas não sabem como lidar com essa doença. "É importante enfatizar que o alcoolismo é uma patologia e é preciso que as pessoas saibam como lidar com isso e também sejam informadas sobre os locais em que podem ter ajuda", indica.

A palestra foi de grande relevância para a dona de casa Maria Martins de Castro, 34 anos, que admite ser dependente do álcool. Ela, que é mãe de dois meninos e uma menina, diz que faz parte do grupo no Cras, mas foi convidada pelas amigas para participar desse encontro. "Eu nem sabia sobre o que era essa palestra, mas quando cheguei aqui e percebi que falava do álcool, vi que seria importante para mim. Sofro muito com essa dependência e sei que tenho que buscar ajuda", declara.

Para Íris Santos, 28 anos, grávida de nove meses, os ensinamentos passados pelos palestrantes nessa tarde serão levados para seus familiares. "Tem um caso na família, de uma pessoa que disse já ter deixado o vício, mas tenho medo que ele volte. Por isso, vou levar essas cartilhas do AA para ver se ele se interessa em participar", diz, lembrando que tentou ajudar o dependente, mas apenas quando ele demonstrou força de vontade conseguiu parar.

Um dos representantes do AA explica que o grupo é formado de homens e mulheres que compartilham as suas experiências para que, com isso, possam resolver o problema comum e ajudar os outros a superarem o alcoolismo. "Durante as palestras, a gente conta as nossas vivências, como superamos e orientamos sempre a evitar o primeiro gole. O alcoolismo é o causador de uma grande miséria, que é a destruição da sua personalidade, de sua vida e da sua família", indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário