sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Socorro é sede da reunião do CIR Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 08, no Centro Cultural Maria Ribeiro, mais uma reunião extraordinária do Colegiado Interfederativo de Saúde da Regional 3 - CIR -, que tem como sede Nossa Senhora do Socorro. Essa regional engloba os municípios de Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro e Siriri.


O tema central da reunião foi a homologação da Programação Pactuada Integrada – PPI – na regional 3. Participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Antônio Guimarães, a coordenação geral do Colegiado Interfederativo Estadual – CIE –, Margareth Hora, a diretora de Gestão de Sistema da Secretaria Estadual de Saúde, Tina Cabral, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS –, Saulo Eloy filho, além de representantes dos 12 municípios que engloba a regional.

“Acreditamos que estamos vivendo um marco na saúde do nosso Estado, pois há quase dez anos não se atualizava o repasse dos recursos do Ministério da Saúde e temos orgulho porque Nossa Senhora do Socorro foi um dos primeiros municípios que solicitou o processo da PPI novamente. O projeto de Socorro não está apenas no campo industrial e social, mas também na área da saúde, temos diversas clínicas, laboratórios, e muito mais coisa sendo implantada em nosso município”, declarou o secretário de Saúde e presidente do COSEMS, Saulo Eloy Filho.

“Nós conseguimos fazer uma PPI com grande responsabilidade. Essa responsabilidade também diz respeito a fazer da programação algo vivo, com diálogo periódico sobre as pactuações que fizemos. Nesta sexta-feira, estaremos reunindo todos os secretários dos municípios para a homologação da PPI na CIE”, informou o secretário estadual de Saúde, Antônio Guimarães.

A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS -, onde em consonância com o processo de planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critério e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário