segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Educadores participam de curso do Programa Alimentos Seguros

 
 
Quinze gestores da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro participaram do Programa Alimentos Seguros – PAS - Educação. Destinado à formação de professores em segurança de alimento, o curso tem como objetivo formar multiplicadores de boas práticas de procedimentos higiênico sanitários nos processos de preparação de alimentos. As aulas acontecem no Serviço Social do Comércio – SESC -, em Aracaju.

O curso realizado em três dias, conta com a participação de representantes das escolas Neuzice Barreto, Leonel Brizola, Nossa Senhora do Socorro, Barquinho Amarelo, Acrísio Cruz, Manoel Cunha, Teixeira da Cruz, Ferreira Neto, Amália Vieira, Maria Vitoria, Josefa Santana e Pedro Moreira.

Na sala de aula são abordados assuntos relativos à produção dos alimentos, tais como resfriamento, congelamento, cocção, distribuição, controle de tempo e de temperatura para que sejam evitados os fatores de exposição à ação de microrganismos causadores de deterioração dos alimentos.

De acordo com a biomédica Sandra Dualibi, uma das instrutoras do curso, durante o treinamento os participantes recebem informações sobre histórico dos alimentos e toda a cadeia até o seu consumo. “Nessa capacitação eles conhecem os riscos em saúde de alimentos contaminados por fungos ou bactérias. Queremos formar multiplicadores dessas informações nas escolas”, explicou.

Avaliação

Para Erivaldo Lima Santos, diretor da Escola Municipal Neuzice Barreto, a iniciativa da Secretaria de Educação vem reforçar o compromisso da gestão com os estudantes e demais profissionais envolvidos com a educação no município. “Com o treinamento, todos poderão contribuir auxiliando a educação e a família dos alunos na transmissão dos conhecimentos sobre a importância de cuidarmos dos alimentos, dos hábitos de higiene e a preparação da merenda escolar”, frisou o diretor.

A vice-diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro, na Sede, Adenoalda de Carvalho Lima, destacou a oportunidade de conhecer e também praticar os procedimentos que envolvem a preparação de alimentos. “Esse curso também está mostrando para todos os atores sociais envolvidos com a educação, a importância de fazer chegar até nossos alunos, alimentos com qualidade e em boas condições de consumo”, ressaltou.

Sobre o programa

O programa é baseado nos procedimentos higiênico sanitário instituído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa - do Ministério da Saúde. É realizado através de treinamentos para repasse dos assuntos técnicos realizados em sala de aula, apoiado em rico material ilustrativo. Como o programa atinge toda a cadeia dos alimentos, é mantido através de uma parceria abrangente com Senai, Sesi, Senac, Sesc e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário