sexta-feira, 18 de novembro de 2011

II Caminhadada Consciência Negra é realizada na Piabeta

 
 
A comunidade da Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, participou na tarde da quinta-feira, dia 17, da 2ª edição da Caminhada da Consciência Negra. A iniciativa partiu de alunos, professores e diretoria da Escola Municipal Eliza Teles, que sentiram a necessidade de disseminar na comunidade o fim do preconceito.

A caminhada ocorreu na avenida principal da Piabeta e reuniu alunos dos colégios Eliza Teles, Neuzice Barreto e Padre Pedro, além de familiares. A dona de casa Verônica Maria de Oliveira Santos, que é mãe de Jonatan Messias, de seis anos, não perdeu a oportunidade de participar do evento. Segundo ela, ações como esta são bastante positivas para o aprendizado das crianças.

Aline dos Santos Santana, também dona de casa e mãe de três crianças – de quatro, sete e nove anos –, diz que discutir o tema da consciência negra é de grande importância para a sociedade. “A caminhada é também uma boa forma de aprendizado”, destaca.

De acordo com a diretora do colégio Eliza Teles, Vera Neide Alves, a ação é voltada para toda a comunidade e tem por objetivo resgatar a cultura negra no município para que o negro não fique à margem da sociedade, promovendo assim a inclusão social. “A ideia surgiu com os professores e também a partir das próprias crianças, que pediam a realização da caminhada. A primeira edição surtiu muito efeito e estamos realizando mais uma edição”, conta.

O professor Danielson Barreto, responsável pelo Projeto 'O negro em multicores' enfatiza que a questão do preconceito já vem sendo trabalhada com os alunos em sala de aula durante todo o ano. “Tratamos de alguns pontos ligados à consciência negra, como a desmistificação da princesa Isabel e valorização de Zumbi dos Palmares, que foi o disseminador desse processo de descriminalização e do fim da escravização dos negros. Para isso, trabalhamos em sala de aula com a literatura e alguns trabalhos. É importante que as crianças percebam que todo mundo, independente da pigmentação da pele, tem que ser tratado com respeito e com amor e que todos são iguais”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário