segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agentes de saúde iniciam capacitação



08/02/2010

Reduzir os índices de mortalidade materna e infantil. Com esse objetivo, a Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro em parceria com Secretaria de Estado de Saúde, está realizando uma capacitação para 256 agentes comunitários de saúde do município.
Devido ao grande número de agentes, o curso que teve início nesta segunda-feira, 08, segue durante dois meses e contará com seis turmas. As aulas serão ministradas por enfermeiros do município, em dois turnos, pela manhã das 8h ao meio dia. E à tarde das 14h às 17h, na Clínica de Saúde da Família, no Centro de Especialidades e na sede da cidade.
´´A redução da mortalidade infantil e materna é de suma importância para o Brasil, pois, é um indicador negativo e causa um impacto social muito grande. Em Socorro não é diferente, segundo os últimos dados colhidos pela Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de mortalidade infantil no município foi de 20,63% e os óbitos de mulheres em idade fértil chegaram a 99, números preocupantes. É por isso que estamos capacitando nossos agentes, para que incentivem as mulheres socorrenses a procurarem acompanhamento médico em nossas unidades de saúde”, esclareceu a secretária de Saúde do município, Maria Cecília Mendonça.
O agente de saúde, Jailton José da Silva, disse que o curso é uma preparação importante, porque vem para melhorar o atendimento a população. “Com as instruções que estamos recebendo teremos mais chance de mudar a realidade do nosso município”, comentou.
´´Após o curso, vamos intensificar o trabalho que já realizamos e buscar conscientizar as mulheres gestantes que residem em Socorro, a buscarem tratamento médico, evitando assim a mortalidade infantil e materna”, afirmou a agente comunitária de saúde, Maria Teresa Cordeiro.

Um comentário:

  1. Acho vc hj o melhor comentarista do Estado de Sergipe e é por isso que sempre estou ligado nos seus comentários, principalmente do Show Esportivo
    um programa que sou um ouvinte assiduo.

    OBS: a nossa amizade é de muito tempo, e algumas pessoas não sei quem, estão querendo melar. Eu vou perdoar elas pq tenho DEUS no coração.
    José Luiz da pelada do Agamenon

    ResponderExcluir