segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Socorro é contemplado com assinatura do CAP



O município de Nossa Senhora do Socorro foi contemplado com a assinatura do Contrato de Ação Pública (CAP) e o Decreto do Custeio dos Sistemas Regionais de Saúde. A solenidade realizada na manhã desta, segunda-feira, 1, no Hotel Parque dos Coqueiros, na Orla da Atalaia em Aracaju, contou com a participação do prefeito Fábio Henrique, que estava acompanhado da secretária de Saúde do município, Maria Cecília Mendonça.
O CAP vai oficializar o papel de cada ente federado- município e estado, para garantir saúde como direito do cidadão. Também estabelece critérios como pactuação de serviços de saúde para cobertura, distribuição e financiamento, além de metas e competências de cada atendimento.
Pelo contrato, o município irá receber R$ 244 milhões por mês. De acordo com a secretaria Maria Cecília, através desse novo instrumento, a gestão vai ter liberdade de utilizar os recursos em serviços mais necessários ao município. “Agora o município vai poder direcionar os investimentos da saúde sem depender das indicações do Estado. Esse será um mecanismo que vai ajudar a melhorar as ações da saúde pública em Socorro”, afirmou.
Durante a solenidade o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho informou que o CAP, será um instrumento que vai estabelecer a base do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado. “Meu muito obrigado a todos os secretários de saúde dos municípios sergipanos, por ter ajudado o estado a sair na frente na construção de uma reforma sanitária em Sergipe”, acrescentou ao completar que o Contrato representa um avanço na municipalidade da saúde, porque obriga os municípios sergipanos a assumir o papel de gestor.
Em seu discurso o governador Marcelo Déda, destacou uma passagem das escrituras bíblicas, ‘Jesus veio para dá vida’. “Em meus governos, quando fui prefeito de Aracaju e agora governador, sempre me preocupei em trabalhar a saúde como prioridade. Através de uma saúde de boa qualidade estamos promovendo vida em abundância”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário