terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Saúde divulga balanço dos serviços e atendimentos em 2009



01/02/2010

O ano de 2009 foi de muitos avanços e realizações para a Secretaria de Saúde de Socorro. Ao todo, foram realizadas 139.932 consultas médicas; 10.666 exames de lâmina; 35.043 atendimentos a pacientes hipertensos; 12.245 atendimentos a pacientes diabéticos; 87.454 atendimentos por enfermeiros; 505.929 visitas domiciliares e 1.669 ações de Educação e Saúde, através de palestras em escolas e unidades de saúde, entre outras.
O mês de março foi um dos meses mais produtivos do ano. Isso porque as secretarias da Saúde e de Assistência Social trabalharam em conjunto na realização de mutirões em prol do bem estar da mulher. “No dia oito de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a gente dedica todo mês de março à saúde das mulheres, intensificando diversas ações voltadas para elas”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Eliene Cristina Chaves Silva.
Somente nos mutirões de março as equipes foram realizaram 526 consultas médicas; 689 exames de lâmina; 308 aferições de pressão; 471 testes de glicemia capilar; 682 testes de HIV; 89 administrações de vacinas; 22 palestras orientativas e 383 auto-exames da mama. Embora o ano de 2009 tenha sido um ano muito produtivo para a secretaria da Saúde, Eliene Cristina destaca a criação da equipe de Supervisão da Atenção Básica, como um dos principais avanços do período.
´´A equipe da Supervisão da Atenção Básica é composta por dois odontólogos e quatro enfermeiros. Eles visitam as unidades básicas de saúde para ver o funcionamento, se estar faltando algo, se há equipamento quebrado, fazer reuniões com as equipes. Ou seja, eles são o elo entre a Secretaria da Saúde e as unidades de saúde”, explicou a coordenadora.
O mês de setembro de 2009 também foi de muito trabalho para as equipes da secretaria, com a intensificação dos exames de lâmina. “Escolhemos um sábado para atingir a classe trabalhadora. Isso porque em Socorro tem muitas mulheres que trabalham em Aracaju durante a semana e não tem como fazer o exame. Então dedicamos um sábado só para dar a oportunidade a essa classe e em apenas um sábado realizamos 577 exames”, informou Eliene Cristina.
No Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 12 de novembro, a Secretaria de Saúde de Socorro realizou 1.200 testes de glicemia capilar em todas as 27 unidades básicas de saúde. A abertura das ações alusivas à data foi realizada na Unidade de Saúde Albert Sabim, com um café da manhã, palestras, atividades físicas, verificação de pressão e peso. Nesse mesmo mês, dos dias 23 ao 27, também foram intensificadas as ações de combate ao câncer de colo do útero. “Intensificamos os exames de lâmina nesse período. Ao todo foram realizados 1.163 exames”, completou a coordenadora.
As atividades do ano de 2009 foram encerradas com a entrega do novo fardamento dos agentes comunitários de saúde, além da colocação de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades básica de saúde e da inauguração da Clínica de Saúde da Família, no conjunto Marcos Freire II. “No encerramento do ano também demos uma atenção direcionada para o programa de atendimento ao Socorrense Diabético, com a disponibilização de 139 glicosímetros. Podemos dizer que 2009 foi um ano muito produtivo. Tivemos muitas melhorias, especialmente com a criação da Supervisão da Atenção Básica e realização dos mutirões”, declarou Eliene Cristina.
Odontologia - Os serviços odontológicos também foram intensificados no ano de 2009. Na parte ambulatorial, foram atendidas 79.121 pessoas, 3.772 gestantes, 4.627 idosos, 6.311 crianças de zero a cinco anos de idade e 2.313 pacientes especiais. Durante todo ano foram concluídos 9.444 tratamentos dentários e realizados 2.319 visitas domiciliares. Durante os mutirões do mês de março a Coordenação de Odontologia da Secretaria da Saúde intensificou as ações voltadas para a saúde bucal dos socorrenses, com a realização dos trabalhos de prevenção, educação e saúde bucal, escovação supervisionada e atendimentos clínicos.
´´Em 2009 também fizemos visitas às escolas, com a realização de palestras sobre a importância da saúde bucal, mostrando como prevenir o surgimento de placas e cáries, através da escovação supervisionada, entre outros”, declarou a coordenadora da Odontologia, Susana Caroline dos Santos Oliveira. Pensando na saúde bucal das crianças e adolescentes, em outubro do ano passado, a coordenadoria, através do apoio da odontóloga Martha Cabral, realizou a 5ª Semana Sorrir com Saúde. “Foram realizadas palestras para crianças, adolescentes e famílias da sede do município”, disse Susana Caroline.
A Coordenadoria de Odontologia também investiu na capacitação de seus profissionais em outubro do ano passado. Eles assistiram uma palestra com o médico Almir Santana, do programa estadual DST/Aids, na Unidade de Saúde Tancredo Neves. Na oportunidade foram distribuídos 6.100 quites de saúde bucal na comunidade. A criação do Centro de Especialidade Odontológica também foi um marco do ano de 2009. “E o ano de 2010 também será um ano de grandes realizações”, garantiu a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário