segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Leitor pergunta: Qual o clube futebol mais antigo do Brasil?


Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol. A ideia de montar uma agremiação dedicada ao esporte veio da Europa, trazida pelo jovem alemão Johannes Minnemann.

Designado para trabalhar na cidade gaúcha como preposto da empresa de comércio exterior Thomsen & Cia, ele desembarcou com a ideia de introduzir na região a modalidade que era sensação no Velho Continente no final do século XIX, como relata o site oficial do clube.

Filiado ao Clube de Regatas Rio Grande, Minnemann reuniu um grupo de 21 jovens esportistas da cidade, a maioria de origem europeia, para fundar uma nova entidade a fim de praticar o esporte. Os primeiros jogos aconteceram com equipe formadas entre os próprios sócios, divididos em dois times: o Quadro B e o Quadro A.

Em 108 anos de história, o clube tem como principal conquista o título de campeão gaúcho de 1936, além de bons desempenhos no certame estadual com vice-campeonatos em 1941 e 1951. Hoje, o Rio Grande, o "vovô do futebol brasileiro", participa da 2ª divisão estadual do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário