quinta-feira, 28 de abril de 2011

Prefeitura inicia teste com produto para pavimentação de ruas






Resolver o problema da poeira, da lama e proporcionar um confortável tráfego nas ruas. Com esta proposta a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou na noite da quarta-feira, 27, a preparação do solo, para a aplicação de uma emulsão asfáltica formulada com óleo de xisto. O produto desenvolvido pela Petrobras é apontado como exemplo na pavimentação de ruas.

A aplicação do produto realizado em duas etapas começou na Rua 34, no conjunto Fernando Collor. O trabalho inicia com a preparação da via, que é regularizada pelo trator. Em seguida, os operários espalham o pó de pedra e a máquina com rolo compactador, executa a rolagem da superfície.

A última etapa do processo, a aplicação da emulsão – Agente Antipó, só pode ser efetuada com o solo seco. A medida visa garantir uma boa penetração e aderência do produto ao solo.

O trabalho coordenado pelo secretário de Obras, Eliel Felipe, mobilizou uma equipe de mais de 15 trabalhadores. Toda a ação inicial foi acompanhada pelo engenheiro civil, Paulo Ruschi, da empresa Iberkon, responsável pelo produto no revestimento de ruas.

“No início deste mês acompanhei o prefeito Fábio Henrique, até o município baiano de Alagoinhas. Lá uma equipe da Iberkon, nos apresentou essa técnica. O prefeito gostou e autorizou que realizássemos um teste no município”, explicou Eliel Felipe.

Ele informou que o agente antipó, além de ser um produto ecologicamente correto, tem uma aplicação fácil e mão de obra e equipamentos de baixo custo. “Faremos um teste em algumas ruas de Socorro, para avaliarmos sua eficácia e o efetivo combate a lama e a poeira”, ressaltou.

De acordo Paulo Ruschi, a técnica já é utilizada em vários municípios do Sul da Bahia e do Brasil. “Uma das principais vantagens que tem atraído vários gestores municipais, é a relação custo beneficio do produto, em função das facilidades na aplicação e os recursos investidos em todo o processo”, disse.

Técnica - Desenvolvido pela Petrobrás, o agente antipó penetra no revestimento primário, proporcionando forte adesão entre as partículas que o compõe, gerando uma camada impermeável no leito da rodovia. A adesividade obtida é oriunda das características que o óleo de xisto possui e que já foram comprovadas em outros produtos de pavimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário