terça-feira, 19 de abril de 2011

Profissionais da saúde são capacitados para a Campanha de Vacinação


No próximo dia 25 de abril, tem início a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe. Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação para os profissionais irão trabalhar durante a ação. Foram treinados auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros, vacinadores e diretores das Unidades de Saúde.

O objetivo do curso foi informar aos profissionais que a meta da Secretaria é imunizar mais de doze mil pessoas, entre idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional e trabalhadores da saúde do município. Além de informar que a campanha vai até dia 13 de maio, tendo o dia 'D' no sábado 30 de abril, em todas as Unidades de Saúde. Foram apresentadas também estratégias e esquemas da vacinação.

“Pedimos o apoio da comunidade para que se sensibilize e procure as Unidades de Saúde para evitarmos principalmente as hospitalizações e óbitos no público alvo da nossa campanha. Essas pessoas estão suscetíveis a pegar uma gripe mais forte, principalmente os idosos. Não temos dúvidas de que a vacina é o meio mais eficaz de prevenir a gripe”, informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maysa Vieira.

O coordenador responsável pela imunização, Marcos Chou, comentou sobre a importância da imunização. “Hoje e amanhã estaremos tirando dúvidas para os profissionais da saúde que irão trabalhar durante a campanha de vacinação. Torcemos também que as pessoas procurem as Unidades de Saúde se vacinem, pois não existe uma melhor forma de prevenir a gripe”, destacou.

Para enfermeiro, André Luis, que trabalha na Unidade de Saúde Otaviano de Matos, no Marcos Freire III, esta capacitação é muito importante. “É de suma importância a capacitação, porque nós que fazemos parte da equipe que vai está vacinando precisamos ter uma padronização, isso facilita e muito nosso trabalho”, disse. “É bom, porque serão imunizadas várias pessoas e precisamos estar por dentro de tudo, as estratégias para atrair o maior número de pessoas, as metas e os esquemas de vacinação”, falou a vacinadora, Rosybeib dos Santos, que também trabalhará na ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário