quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Prefeitura alerta população sobre lixo descartado em vias públicas



Diariamente, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro executa uma série de serviços relativos à limpeza urbana do município. Embora sejam ações cotidianas, que cumprem um cronograma de recolhimento, o problema do descarte irregular de lixo nas ruas se agrava diante da falta de colaboração dos cidadãos, que jogam nas vias e canteiros centrais grande quantidade de resíduos.

Nos canteiros que cortam os conjuntos Marcos Freire I e II, o problema se repete diariamente. O lixo é recolhido à tarde e na manhã do dia seguinte a população despeja o lixo novamente. As consequências do acúmulo indevido de lixo são agravadas pelos problemas à saúde pública, que retorna para a própria população.

Móveis, eletrodomésticos, latas, garrafas pet, pneus e restos de construção são alguns dos objetos descartados ao longo das vias, que deveriam ser utilizadas por pedestres. O despejo desse material causa sérios danos ao meio ambiente e à saúde, como, por exemplo, a proliferação de vetores, como ratos, baratas e mosquitos, além do entupimento dos bueiros.

Para resolver o problema, a Prefeitura de Socorro, por meio da Limpurb – Limpeza Pública –, utiliza máquinas e agentes de limpeza, que executam diversos serviços de limpeza durante o ano, entre eles, o recolhimento dos resíduos descartados irregularmente pela população.

Situação

Um dos grandes problemas do lixo em via pública se concentra nos conjuntos Marcos Freire I e II. Todos os dias, o caminhão da limpeza executa o recolhimento. O local é muito utilizado por carroceiros, que descartam entulhos, principalmente restos de construção.

Campanhas

Nesses três anos, além da limpeza, o município se utiliza de campanhas educativas para amenizar o problema. A ação é destinada à conscientização da população. Durante as campanhas, foram efetuados a distribuição de panfletos e o cronograma com os dias e horários de coleta do lixo domiciliar nos conjuntos residenciais do Complexo Taiçoca, onde o problema se agrava.

Alerta

A prefeitura vem alertando para a necessidade de a população adquirir consciência do problema, uma vez que é ela a mais prejudicada. Com os bueiros entupidos, o risco de enchentes e alagamentos aumenta, provocando o aparecimento de ratos, que terminam invadindo os quintais e as residências. “A prefeitura está cumprindo seu papel, falta a população dar sua parcela de contribuição”, destaca o prefeito Fábio Henrique, durante as solenidades realizadas no município, como forma de alertar a população para a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário