sábado, 25 de setembro de 2010

Dia “D” intensifica Campanha de Vacinação Antirábica em Socorro

Nesta sexta e sábado, 24 e 25 respectivamente, acontece em Nossa Senhora do Socorro o Dia “D” de Vacinação. A campanha iniciada no último dia 08 do corrente mês foi adiada por uma semana e retomada na última segunda-feira, 20, vem sendo realizada em todo o município, com intensificação durante esses dois dias nos principais conjuntos de Socorro. Segundo informações da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica a medida visa atender solicitação do Ministério do Trabalho.
Segundo a coordenadora da Vigilância no município, Maysa Vieira, a raiva é 100% letal e não existe cura tanto no ser humano quanto no animal. “Recentemente uma pessoa foi infectada pela raiva em Pernambuco e um animal aqui em Nossa Senhora das Dores e foram levados a óbito. Então, peço que as pessoas se sensibilizem e levem seus animais para vacinar sem receio, uma vez que a vacina é segura e a prevenção da doença é de extrema importância para todos”, afirmou.
De acordo com o supervisor de uma das equipes, Edson Ferreira Feitosa , tudo está correndo dentro do esperado. “ Graças a Deus a população aderiu a campanha e estão participando ativamente, trazendo seus animais para vacinar. Ano passado no dia D, mais de 800 vacinas foram aplicadas. Este ano esperamos que com a intensificação realizada em dois dias, esse número cresça consideravelmente e ultrapassemos os mil animais”, informou.
A dona de casa Maria Alves dos Santos, conhecida como dona Mariazinha, mora no Mutirão do conjunto João Alves e fez questão de levar seu gato de raça persa, chamado Tainã, para tomar a dose. “” Eu acho um absurdo as pessoas não levarem seus animais ara tomara a vacina. Não existe isso de ter medo, pois a vacina é justamente para proteger o animal e evitar que o mesmo contraia este doença letal”, disse.
'' A iniciativa de trazer as equipes até nossa comunidade é algo realmente maravilhoso, pois sabemos que conduzir o animal até um local distante é complicado, pois nem todo mundo tem carro. Meu cão tem um ano e seis meses e nunca descuido da saúde dele , pois desta forma estaria colocando a minha saúde e da minha família em risco também” destacou, Flávio Santos Araújo, dono do cão Duke.
A campanha continua até o dia 18 de outubro e o cronograma permanece o mesmo. “Não tivemos nenhum caso da doença este ano, inclusive o último registrado em Socorro foi em 2006 e estaremos trabalhando cada vez mais para que essa patologia não acometa nenhum animal no município”, disse Maysa Vieira. Locais onde será realizada a vacinação: Conjunto Jardim: Mercado e Santa; Conjunto Parque dos Faróis: Igreja e no Posto de saúde; Conjunto João Alves: Posto de Saúde Tancredo Neves, multirão e Colégio Jorge Amado; Conjunto Marcos Freire I: Nos Postos de Saúde Alberto Sabin e Eduardo Amorim; Conjunto Marcos Freire II: Gogó gelado e Final de linha; Conjunto Marcos Freire III: Final de Linha e posto Otaviano Matos Piabeta: Posto de saúde José do Prado Barreto Franco; Fernando Collor: Posto Gabriel Alves da Paixão e Final de linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário