segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Parada GLBTS em Socorro atrai mais de 20 mil pessoas


No último domingo, 5, o conjunto João Alves foi palco da III Parada GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes) de Nossa Senhora do Socorro e da Grande Aracaju, que este ano teve como tema: “Homossexualidade, na Família, na Escola e na Sociedade. Toda Discriminação deve ser Reprovada”. Cerca de mais de 20 mil pessoas lotaram a Avenida Principal do local onde aconteceu o evento, animado pelo som alegre e contagiante de Julinho Porradão e banda.
Durante a Parada, a secretaria municipal da Saúde montou uma estrutura para realizar atendimentos e orientações. Preservativos femininos e masculinos, como também lubrificantes, foram distribuídos na “Barraca da Saúde”, colocada estrategicamente em frente ao Centro de Especialidades, que funcionou como ponto de apoio. Nele, foram preparadas salas de atendimento e estabilização. Além disso, foram disponibilizados para a população aconselhamentos individuais e coletivos realizados pela equipe municipal do programa de DST (Doenças sexualmente transmissíveis), com o apoio de estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit).
A segurança dos participantes foi garantida pelo comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, coordenado pelo coronel Enilson Aaragão. Segundo ele, equipes compostas por aproximadamente 140 homens, distribuídos em elevados, patrulhas, policiamento periférico, além de 10 policiais do Batalhão de Choque trabalharam para proporcionar tranqüilidade no decorrer da manifestação.
O prefeito Fábio Henrique e a primeira dama, Sílvia Fontes prestigiaram a 3ª edição do evento. “Não poderia deixar de comparecer a este movimento. Quero dizer que nossa administração é democrática e respeita todas as religiões, crenças e tendências e opções sexuais. Esse evento comprova que o povo socorrense é contra qualquer tipo de preconceito. Parabenizo o coordenador Gibaldo Souza, pela organização da festa e agradeço o apoio do 5º Batalhão, dos vereadores e dos secretários municipais”, ressaltou Fábio Henrique.
''Essa é uma bela demonstração de que todos têm direitos e de que estes devem ser respeitados. Uma comemoração tranqüila, organizada, voltada para a quebra de preconceitos e barreiras, e que a gestão de Nossa Senhora do Socorro faz questão de apoiar”, frisou Silvia Fontes. Na ocasião, o presidente do Grupo Gay de Socorro, Gibaldo Souza Santos, agradeceu a prefeitura de Socorro pelo apoio. “Agradeço ao prefeito Fábio Henrique e a primeira dama Sílvia Fontes pela colaboração que nos disponibilizaram, aos secretários municipais de Cultura, Transporte e principalmente ao da Saúde, que nos ajudou bastante”, afirmou.
O secretário municipal da Saúde, Saulo Eloy, comentou sobre o evento. “Socorro é uma terra repleta de alegria e que respeita as pessoas e seus direitos. Fico muito feliz de participar dessa comemoração, trazendo nossas equipes para oferecer mais saúde e cidadania para os participantes. Quero parabenizar Gibaldo pelo evento, e a todos os que fazem a saúde do município, principalmente nossos “anjos azuis”, que são os profissionais que trabalham no SAU (Serviço de Atendimento de Urgência)”, disse.
O público da Parada GLBTS gostou da manifestação. “Esse é a oportunidade que temos de mostrar para a sociedade que independente de nossa orientação sexual, somos pessoas como todas as outras que têm direitos e deveres, como qualquer ser humano”, salientou Linda Brasil, de 30 anos de idade.
''Hoje é um dia de confraternização dos homossexuais, para que todos possam se unir e mostrar que fazem o que querem de sua vida, se assumem, têm voz ativa e não se importam com a opinião dos outros. Nós só temos que agradecer ao prefeito Fábio Henrique pelo apoio que proporcionou para a realização dessa festa que está quase da dimensão do parada que aconteceu na orla de Aracaju”, declarou Grace Kelly, de 36 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário