terça-feira, 14 de setembro de 2010

Socorro adia vacinação antirrábica


A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Saúde, suspendeu a vacinação antirrábica, iniciada no último dia 8. A medida foi tomada por conta da preocupação dos donos de animais com a reação da vacina apresentada no Sul do país, o que poderia causar a redução da cobertura vacinal no município.

De acordo com o secretário da Saúde, Saulo Eloy Filho, apesar do Ministério da Saúde manter o calendário da vacina, o município resolveu adiar a campanha por atenção à Sociedade Protetora dos Animais. “Como no sul do país ocorreram alguns casos de morte relacionados à reação da vacina, resolvemos adiar, por acreditar que o resultado da cobertura estaria comprometido. O que poderia levar a não adesão a vacinação”, informou.

Saulo Eloy Filho acrescentou ainda que foi solicitado ao Ministério da Saúde e ao laboratório responsável pela fabricação da vacina, uma posição formal sobre o assunto. “Neste caso optamos pelo bom senso e cautela e resolvemos aguardar uma posição mais precisa por parte do laboratório para voltarmos ao processo. Ainda não temos uma data definida, mas acreditamos que até o final do mês tudo esteja resolvido e possamos retornar a campanha”, finalizou.

Apesar do adiamento, o secretário disse que toda a estrutura para a vacinação continua sendo mantida e as equipes estão definidas e de prontidão, esperando para darem início à vacinação de forma itinerante. Em cada dia as equipes da Vigilância estarão em uma localidade diferente, principalmente em povoados e zonas rurais, até atingir todas as regiões socorrenses. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar 80% dos animais do município, ou seja 21 mil cães e seis mil gatos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maysa Vieira, mesmo com o adiamento é necessário considerar que a não vacinação de animais contra a raiva representa risco para a vida da população, pois pode gerar a ocorrência de casos humanos. “Não tivemos nenhum caso da doença este ano, inclusive o último registrado em Socorro foi em 2006 e estaremos trabalhando cada vez mais para que essa patologia não acometa nenhum animal no município”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário