quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fatos que marcaram a carreira de um político sério e leal


O que vou escrever nesta matéria, com certeza deverá ser interpretado de forma maldosa por algumas pessoas que não sabem o que significa lealdade, e, acima de tudo verdade. Hoje quero prestar um depoimento sobre a carreira política de um cidadão que para mim representa um exemplo de lealdade, simplicidade e humildade.


Estou escrevendo o que conheço de muito perto do cidadão e do político Emmanuel Nascimento. Não pensem os maldosos que os elogios que farei, é pelo fato de Emmanuel estar hoje, presidente da Câmara Municipal de Aracaju, local onde trabalho ha vinte e cinco anos, na Assessoria de Comunicação Social. Quem assim pensar está totalmente enganado. Eu já estava na Câmara quando Nascimento foi eleito pela primeira vez vereador de Aracaju. Antes já o conhecia como líder comunitário e organizador de festejos no Agamenon Magalhães.



FATOS QUE MUITOS DESCONHECEM - Na gestão de Welington Paixão na Prefeitura de Aracaju, Emmanuel era o seu maior defensor na CMA. Sinceramente eu esperava que a forma como Nascimento o defendia, poderia levar Paixão a lhe dar total apoio na campanha seguinte para deputado estadual. Sabem o que aonteceu? Paixão procurou Nascimento e ao invés do apoio, lhe pediu para que retirasse a candidatura para deputado estadual ( com certeza vitoriosa) e disputasse um cadeira na Câmara Federal, pois o chefe do Executivo Municipal de Aracaju, iria apoiar outro candidato para a Assembléia Legislativa de Sergipe.


Como bom menino e obediente ao chefe, Emmanuel topou a parada, mesmo sabendo que para deputado federal a possibilidade de vitoria seria quase zero. Agora vem o mais importante desta história. Nascimento condicionou a aceitação da proposta, à promessa de que Wellington Paixão , iria pavimentar toda a area do bairro José Conrado Araujo. Paixão aceitou e na semana seguinte começou pagar a promessa e realizou a obra, sabendo que para tal, sacrificou um seu aliado fiel e leal.



Outro fato importante: desde a sua chegada à Câmara, Emmanuel Nascimento deu início a uma campanha de recuperação, pavimentação e transformação da Avenida São Paulo, local abandonado pelas autoridades e que ninguém conseguia vender sequer um terreno, pois a população de Aracaju o considerava despresível e de alto risco. Hoje o que se ver é uma avenida São Paulo totalmente transformada e com seus imóveis sendo disputado num valor longe do alcance daquelas pessoas que antes os rejeitavam. Agora não é qualquer um que pode comprar uma casa ou um terreno naquele local, tudo isso graças à luta deste incansável político.



O que colocamos é apenas um pouco do muito que foi feito por Emmanuel Nascimento ao longo da sua vida pública. Uma iniciativa deste vereador à qual eu sempre fui crítico, foi quando logo no início da sua primeira gestão, apresentou e conseguiu aprovar um projeto, acabando com a aposentadoria do vereador, que antes era conseguida com apenas dois mandatos. Esta decisão mostrou aos críticos que Nascimento não estava alí para legislar em causa própria e contrariou muita gente. Hoje em todas as câmaras e assembléias , os parlamentares se aposentam, menos na CMA.



UM fato curioso e que comprova a lealdade de Emmanuel Nascimento ao seu agrupamento político, foi por mim presenciado nos idos dev 1998. Naquele ano a exempo do momento em que vivemos, sde desenrolava a campanha também para deputados. Certa noite o candidato a deputado federal Jorge Alberto-PSDB, esteve numa casa de praia um demorado encontro com Nascimento à beira de uma piscina e lhe fez uma proposta irrecusável: Emmanuel iria fazer uma dobradinha. Sairia candidato a deputado estadual e o Jorge Alberto, com o apoio da primeira Dama do estado seria o candidato a federal. Depois de muita conversa, Nascimento disse não. Naquela eleição, Jorge Alberto se elegeu deputado federal e para não trair seus princípios, Emmanuel preferiu continuar vereador.


Se fosse para continuar escrevendo os feitos e as iniciativas positivas deste parlamentar, teriamos que ficar vários dias à frente do computador. Creio que estes exemplos citados mostram o valor de um cidadão da periferia que fez dos seus mandatos, uma bandeira na defesa do povo da nossa cidade. Aí você pergunta, será que ele só fez coisas certas? ele nunca errou? è claro que como qualquer ser humano, já cometeu seus pecados, porém todos eles foram superados por suas atitudes positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário