sábado, 6 de novembro de 2010

Capacitação com enfoque no Crack é realizada em Socorro





O município de Nossa Senhora do Socorro sediou na manhã desta sexta-feira, 5, na Escola Municipal Idízio Marques de Melo, o primeiro Módulo de Capacitação para as equipes dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e e de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) sobre álcool e drogas, com enfoque no crack. O curso abrange todos os municípios sergipanos e é dividido em microrregiões. A região da Grande Aracaju é composta por Socorro, Itaporanga D'Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Maruim. A capacitação é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e será dividido em três módulos.

Uma das coordenadoras do curso, Daniele Castro, falou do objetivo da capacitação. “Queremos instrumentalizar os profissionais do Caps e Creas para que possam trabalhar, sabendo como agir com os usuários de drogas na área da Educação, Saúde e Assistência Social. Os professores foram escolhidos pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através de uma seleção e todos têm experiência na área. O segundo módulo será dia 16 de novembro e o terceiro dia 6 de dezembro”, informou.

A pedagoga do Creas Lumiar, Maria Givanete Morais, falou da expectativa de fazer o curso. “Minha expectativa é a melhor possível. Vamos nos capacitar para que possamos trabalhar melhor com os usuários de crack e tenhamos melhor condições de agir com eles”, disse. Já a Assistente Social, Ingrid Lima, disse que o curso vai prepará-la para enfrentar a problemática dos usuários de drogas. “Vamos fazer a capacitação e tenho certeza que vamos enfrentar o problema com mais eficiência”, falou.

''Como já trabalhamos com o usuário de crack, o aperfeiçoamento é de grande importância, porque vamos ficar atualizados e vamos saber como agir para que eles, pelo menos diminuam o uso da droga. Então é de grande relevância esse curso”, declarou a Psicóloga do Creas Lumiar, Renildes Ribeiro.

A psicóloga do Caps Terezinha Félix, Andreza Machado, falou o que espera do curso. “Os transtornos mentais dos usuários são grandes e eles também usam drogas e misturado ao efeito dos remédios acabam prejudicando ainda mais a saúde deles. Então, a capacitação é de grande importância para aprimorarmos nosso trabalho no Caps”, disse.

A coordenadora do Creas Lumiar, Polyana Ribeiro, falou da importância da capacitação. “É importante porque trabalhamos diretamente com usuários do crack e aqui vamos aprender ainda mais sobre a droga para saber como lidar com os usuários”, disse. Polyana complementou parabenizando o prefeito e a primeira dama do município. “Quero parabenizar Fábio Henrique e Dona Sílvia Fontes pelo apoio e incentivo que é dado aos projetos sociais no município. Isso está refletido nas ações desenvolvidas no Creas Lumiar, que atendem os adolescentes e respectivamente seus familiares”, declarou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário