quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quando os gênios se encontram.....



Edson Arantes de Nascimento, o Pelé, e Oscar Niemeyer se encontram nesta quinta-feira, no Rio. É difícil definir o fã e o torcedor entre dois dos mais aclamados brasileiros. A admiração é mútua. Tanto que Pelé já fez o pedido e Niemeyer atendeu: vai projetar o monumento para o museu que terá o nome do Rei do futebol. A entrega oficial do projeto será às 15h30, no escritório do arquiteto.

Estado da Cultura do Distrito Federal/DivulgaçãoPrévia do monumento projetado para o museu em Santos

Para Pelé, é a continuidade dos festejos dos seus 70 anos. Para Niemeyer e seus 102 anos é mais uma oportunidade de provar a parceria do povo com a arquitetura. O Museu Pelé será inaugurado em 2012.

Entusiasmado, o prefeito de Santos, João Paulo Papa, acredita que a união do que ele chama de "dois mitos brasileiros"", será boa não apenas para sua cidade, mas para todo o País. Segundo ele, o museu da cidade onde Pelé "nasceu"" para o futebol vai compensar a demora e o fato de o Rei ter decidido manter seu acervo intacto, em vez de atender a pressão de outras cidades do Brasil e até de outros países dispostos a homenageá-lo. "Será um museu onde as pessoas poderão interagir com fatos e situações da vida do Pelé, com alta tecnologia e peças de virar a cabeça dos torcedores"", entusiasma-se.
Com a primeira etapa já concluída, o Museu Pelé ficará no Centro Histórico de Santos, no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente à antiga estação ferroviária, num prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. Ali já funcionou a Câmara Legislativa e a prefeitura. Pertencente ao Estado, o imóvel - antigos Casarões do Valongo - foi cedido à cidade de Santos.

A obra, avaliada em R$ 20 milhões, será custeada pela iniciativa privada, mediante incentivos fiscais obtidos pela aplicação da Lei Rouanet. O projeto arquitetônico prevê a reconstituição da fachada original do prédio, do século 19, ajustado a novo edifício.

Para o prefeito, o cuidado de Pelé com o seu acervo foi um dos motivos para ele não ter até agora um museu para chamar de seu. "Ele, em algum momento, não sentiu firmeza nos que apoiavam a construção do museu, porque é para lá que vai todo o seu acervo"", justifica.

As peças do patrimônio do Rei do Futebol, de acordo com Papa, é de tirar o sono dos torcedores. Estão guardadas e catalogadas na casa de Pelé, no Guarujá. "Lá estão os presentes que ele ganhou, a bola do milésimo gol, as chuteiras e até uma estátua de cera de semelhança absoluta com ele e muito, muito mais."

Ex-secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho é um dos convidados da festa-solenidade de entrega do projeto do monumento. Foi ele que, como amigo de Pelé e de Niemeyer, intermediou os primeiros contatos entre eles. Silvestre afirma que o projeto do monumento superou todas as expectativas e que será avistado de longe pelos que se aproximarem do porto de navio.

Culto ao Rei.

O Museu Pelé poderá ser visto de longe. Ainda em alto-mar, será possível a integrantes de navios que se destinem ao Porto de Santos avistar o imponente monumento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário