quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Secretário participa de encontro com Ministro da Saúde




A Secretaria Municipal da Saúde de Nossa Senhora do Socorro está atenta ao alerta emitido pelo Ministério da Saúde sobre os cuidados que os Estados e municípios brasileiros têm que tomar para evitar novos surtos ou epidemias de Dengue, e já vem realizando uma série de atividades na cidade no sentido de coibir a proliferação do mosquito e prevenção da doença. Em virtude disso, o secretário da Saúde, Saulo Eloy Filho participou na manhã da última quarta-feira, 17, do encontro dos secretários municipais com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão O evento ocorrido no auditório do Hotel Mercure, contou ainda com a participação do governador em exercício, Belivaldo Chagas, da primeira-dama do estado, Eliane Aquino, da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, dentre outras autoridades, prefeitos, secretários de saúde, agentes e técnicos que atuam nos programas de prevenção.
A medida atende a uma série de visitas que o Ministro fará pelo país com o objetivo de mobilizar os gestores estaduais e municipais no sentido de intensificar as ações de combate a dengue, antecedendo as chuvas oriundas da estação. Na ocasião Temporão classificou o Plano de Contingência desenvolvido pelo Governo de Sergipe como o melhor em qualidade técnica do país.
De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Saulo Eloy Filho, a visita do Ministro da Saúde a Sergipe, traz uma responsabilidade ainda maior para os gestores de saúde e mostra também o compromisso do governo Federal em prol da saúde pública do nosso país.
“ O programa de enfrentamento à Dengue trazido pelo Ministro, reforça todo um planejamento que o município de Socorro vem desenvolvendo com relação as politicas públicas de saúde, especificamente no que se refere a dengue, Socorro apresenta um índice de Levantamento de Infestação Rápida (LIRAa), do Aedes Aegypt, de 0,47%, o que nos dá uma condição de estarmos com este problema controlado e com um dos menores índices do Nordeste, porém mesmo assim a proposta desta nova gestão da Secretária de Saúde de Socorro, sob orientação do prefeito Fábio Henrique é de reforçar os trabalhos com o intuito de mantermos ou até melhorarmos tal condição”, destacou.
ABERTURA DA CAMPANHA ESTADUAL
Nossa Senhora do Socorro foi o município escolhido para a abertura da Campanha Estadual contra a Dengue, o Dia “D”, que irá acontecer no sábado, 20, as 8 horas na Unidade de Saúde do conjunto Fernando Collor, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maysa Vieira, após a abertura da Campanha, haverá uma caminhada de sensibilização na comunidade.
“ O conjunto será dividido em 11 regiões, onde cada uma delas terá um supervisor da Funasa e uma equipe de mais ou menos 7 agentes de endemias, onde os mesmos estarão visitando todos os domicílios, realizando um tratamento focal e perifocal. A ação conta com a parceria das secretarias de Obras e Transportes do município”, informou, Maysa Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário