quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Educação promove espetáculo ‘Cantos e Encantos da Infância’

 
 
 
Um espetáculo de brilho, cores e emoções marcou a noite da terça-feira, dia 4, quando cerca de 350 alunos socorrenses apresentaram ao público toda a magia do mundo infantil, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Com o tema ‘Cantos e Encantos da Infância’, a Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro mostrou através da dança todo o talento dos jovens do município que integram o Programa Mais Educação. O prefeito Fábio Henrique, o vice-prefeito Job Carvalho e o secretário da Educação, Wellington Mangueira, entre outras autoridades, prestigiaram o evento.

Antes de iniciar a apresentação, a expectativa era grande por parte dos participantes. A estudante Thalia Oliveira Nascimento Borges, 14 anos, aluna do colégio Nilson Socorro, estava muito ansiosa. “Estou muito feliz por estar aqui hoje para poder mostrar tudo o que ensaiamos durante muitos meses”, diz. A jovem Laura Caroline, 4 anos, também não conseguia esconder a alegria em fazer parte do espetáculo. “Eu vou fazer uma boneca de pano e estou muito alegre em participar”, conta a aluna do Colégio Nair Menezes, que não parava de ensaiar os passos de dança.

Para o prefeito Fábio Henrique, este é um dia muito importante para a história de Nossa Senhora do Socorro, por estar levando à maior casa de cultura do Estado uma apresentação de seus alunos. “Estamos muito felizes por trazermos a esse teatro esses jovens, todos integrantes do Programa Mais Educação, que foi uma conquista da nossa administração, por podermos manter a criança o dia inteiro na escola. Fiz questão de que este espetáculo fosse realizado aqui no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, pois queremos sempre oferecer o melhor para nossos filhos”, enfatiza.

O secretário Wellington Mangueira destaca a felicidade em poder assistir ao belo evento de dança. “Estou muito feliz com o que ocorreu esta noite. É algo apoteótico, que mostra a grandeza do povo de Nossa Senhora do Socorro, além da firmeza, o amor e a dedicação das organizadoras, pois sem amor não seria possível produzir um espetáculo desta natureza”, diz.

Espetáculo

Todo o imaginário do mundo infantil esteve presente durante as 22 coreografias que marcaram o espetáculo “Cantos e Encantos da Infância”. Brincadeiras, bonecas, bolas, palhaços e arco-íris foram alguns dos elementos que enfeitaram o palco do Teatro Tobias Barreto, fazendo com que o público – formado por familiares e amigos – voltasse a ser criança.

Segundo a diretora geral da apresentação, professora Anúbia Melo, a escolha desse tema ofereceu a opção de trabalhar com o lúdico e com a literatura, integrando a arte à parte pedagógica. “Estamos trabalhando hoje com cerca de 350 crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, alunos de escolas de Nossa Senhora do Socorro. Desde março estamos ensaiando essas coreografias, buscando enfatizar, além da arte, a cidadania”, indica.

Anúbia enfatiza que todo o trabalho desenvolvido durante seis meses valeu a pena. “A gente vê um brilho no olhar das crianças, uma alegria, uma energia que não tem preço. Nós fazemos tudo isso por amor, pois sabemos que estamos elevando a auto-estima dessas crianças e promovendo cidadania”, fala. As professoras Nádia Francisco e Miriam Francisco também integram a equipe organizadora do evento.

Para a primeira-dama Sílvia Fontes, todo o município está de parabéns por esse evento. “É muito gratificante ver pessoas que acreditam no potencial dessas crianças, para mostrar a importância da cultura para elas, contribuindo para a formação desses jovens. Está de parabéns a administração do município e, em especial, a Secretaria de Educação. É acreditando que a gente consegue transformar a realidade”, opina.

Parceria

Anúbia Melo destaca que a realização do espetáculo, que teve à frente a Secretaria Municipal de Educação, foi possível graças ao apoio de outras secretarias, como a de Transportes, de Comunicação e de Saúde. “Não poderíamos fazer um evento desses sem a colaboração de várias pessoas. Este é um dia muito especial, pois estamos concretizando um sonho que sonhamos juntos para tornar uma bonita realidade”, diz Anúbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário