sábado, 1 de outubro de 2011

Feira da Agricultura Familiar acontece em Socorro


Foi realizada na tarde de sexta-feira, 30, a primeira edição da Feira de Agricultura Familiar em Nossa Senhora do Socorro, a partir de uma parceria entre a Prefeitura do município, o Governo de Sergipe e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A feira ocorreu no Centro de Abastecimento José do Prado Franco, no conjunto Fernando Collor, e contou com a presença da primeira-dama do Estado e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino.

Para o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Socorro, Manoel Messias, que na oportunidade representou o prefeito Fábio Henrique, o objetivo principal do evento é promover a inclusão social, na medida em que remove a figura do atravessador e aumenta o espaço e a renda do agricultor familiar sergipano. "Com essa feira, estamos garantindo aos produtores um espaço para que possam vender os seus produtos. Com isso, estamos lançando para a comunidade um produto de qualidade, orgânico. Essa é a primeira, e esperamos que continue. Teremos apenas que decidir a periodicidade da feira", indica.

O secretário apontou ainda que Socorro está de parabéns por integrar os 13 municípios que participam do programa. "Hoje é um dia festivo para o nosso município, que recebe a primeira-dama de Sergipe para trazer essa feira. Vamos garantir a quem produz que produza mais e com melhor qualidade. Em nome do prefeito, nós agradecemos a sua presença e da feira. Que seja um marco inicial de estímulo à produção desses produtos", diz, referindo-se a Eliane.

O presidente da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe - Centrafes -, Joelito Costa, também falou aos feirantes sobre a importância desse projeto. "Essa é apenas uma etapa do processo do desenvolvimento que estamos criando para os agricultores. Há mais novidades vindo por aí para ampliar o mercado de vocês", indica. Ele enfatiza ainda que a feira é a oportunidade de contato direto com os clientes e por isso deve-se atender bem ao cliente.

Joelito destaca que é preciso que o feirante acredite em seu potencial. "Vamos assumir o nosso papel de feirante-agricultor, para que possa vender o que produz. Quando a gente não tiver, nosso vizinho tem e passa para ele também a oportunidade", fala.

A secretária Eliane Aquino agradeceu ao prefeito Fábio Henrique pela receptividade ao programa. "Desde o primeiro momento que estivemos aqui ele abraçou a ideia e falou que queria que Socorro tivesse essa feira", diz. Ela destacou dois pontos importantes para o bom andamento do projeto. "Primeiro, a gente tem que fazer dessa feira algo diferenciado, e o primeiro passo para isso é a limpeza. Segundo, estamos negociando com um supermercado a compra da mercadoria de vocês. Eles falaram que, se a gente tiver produção com qualidade, eles vão comprar de Sergipe para abastecer o Nordeste. A gente tem que trabalhar isso", aponta.

Feirantes

Na feira, várias opções foram ofertadas à comunidade. Além de frutas e verduras, os feirantes colocaram à venda queijos, biscoitos e tapiocas. Para a diretora do Centro de Abastecimento, Silvânia Oliveira Santos Silva, a expectativa para o primeiro dia da feira é a melhor possível. "Esperamos que seja um sucesso, pois foi bastante divulgada aqui no município. Hoje, temos 30 barracas com produtos como hortaliças, frutas e verduras à disposição dos usuários", aponta.

O vendedor de cocos Jairo Antônio dos Santos, morador do Quissamã, era só alegria durante a feira. "Estou muito esperançoso em ter boas vendas nessa feira. Aqui, temos a quem comercializar os nossos produtos", opina.

O feirante Evaristo de Jesus Santos também diz estar otimista com essa nova oportunidade de venda. "Vou estar sempre aqui para vender os meus produtos e espero que possa faturar muito", diz. Ainda durante a feira, foram entregues aventais e bonés aos feirantes.

Presenças

Estiveram presentes no evento, além do secretário Manoel Messias, o secretário Municipal de Saúde, Saulo Eloy; o secretário de Administração, José Menezes; o chefe do cerimonial, Fernando Andrade; o secretário Executivo da Agricultura, Adidelson dos Santos, e o secretário adjunto da Agricultura, Carlos Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário