terça-feira, 8 de maio de 2012

Fábio Henrique participa de inauguração de fábrica e brinquedoteca no Presídio Feminino de Sergipe

 
 
Profissionalizar as internas, estreitar os laços afetivos com os filhos e proporcionar sua ressocialização são os principais objetivos da fábrica de corte e costura e também da brinquedoteca inauguradas nesta manhã, 7, no Presídio Feminino de Sergipe (Prefem), localizado na comunidade Tabocas, em Nossa Senhora do Socorro.  A entrega das novas instalações dá início à VII Semana Mãe Mulher, promovida pela Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), através da direção e do Núcleo de Reinserção Social do Presídio Feminino (Prefem).

Ao lado do governador Marcelo Déda e demais autoridades políticas, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, visitou os dois novos espaços da unidade prisional, destacou a sua importância para as internas e parabenizou a todos pela conservação do prédio. "A gente sabe o quanto  é difícil a preservação de uma obra. Muitas vezes nós administradores entregamos uma obra e logo em seguida ela já apresenta deterioração. Mas hoje, ao entrar aqui fiquei feliz em ver que as instalações do presídio estão, inclusive, mais bonitas do que o dia da inauguração dele março de 2010. Parabéns a todos que o preservam. Quanto à fábrica e a brinquedoteca, esses novos espaços são importantes para que cada interna possa retornar à sociedade com uma atividade profissional, capacitada para o convívio em harmonia lá fora", afirmou.

Ainda em seu discurso, Fábio Henrique lembrou a entrega de mais de 1.300 bolas confeccionadas por detentos à rede municipal de ensino de Socorro. "Em abril, o secretário de Justiça Benedito Figueiredo nos entregou kits com boas das mais diversas modalidades para serem utilizadas nas escolas de Socorro. Essas bolas foram produzidas por detentos e hoje contribuem para a prática esportiva de diversos socorrenses. Isso demonstra a realização de um trabalho que busca a ressocialização de internos", declarou o prefeito de Socorro.

Reafirmando as palavras do prefeito Fábio Henrique, o governador Marcelo Déda expressou a sua satisfação com a preservação das instalações do Prefem. "Em 2010 cumpri uma promessa que tinha feito em 2007, quando da visita do prédio no bairro América, cuja situação era deprimente. Hoje retorno a este espaço e, como o prefeito Fábio Henrique falou, fiquei feliz em ver a conservação do presídio graças a vocês internas por não danificarem o prédio. Isso é bom porque a deterioração não prejudicará os agentes e sim a vocês mesmas que vivem aqui. Quanto mais preservarem esse espaço, melhor será a convivência. E agora com essas novas duas instalações que possibilitarão uma capacitação profissional e também um espaço para vocês e seus filhos, a brinquedoteca. São oportunidades de ressocialização", disse o governador Marcelo Déda.

De acordo com o secretário estadual de Justiça, Benedito Figueiredo, a fábrica conta com 32 máquinas, o que propiciará a produção de fardamentos das internas, tolhas e outros. "A inauguração dessa fábrica demonstra o comprometimento e a responsabilidade da atual gestão com a ressocialização dos detentos. Além da capacitação profissional, outras são benefícios da fábrica, a exemplo da remição que possibilita à interna a diminuição de um de pena a cada três de trabalho", explicou. Segundo Benedito Figueiredo foram investidos R$ 73 mil nas novas instalações do Prefem.

Oportunidade
Segundo a diretora do Prefem, Lilia Maria Batista de Melo, a capacitação oportunizará às internas a conquista de uma atividade profissional, o que as distanciará das práticas criminosas. "É baixo o índice o de reincidência entre as mulheres. Geralmente elas entram no crime por falta de educação, pela falta de uma profissão. E agora elas têm a oportunidade de se profissionalizar para, quando sair, trabalhar. Hoje contamos com 182 internas, então iremos fazer uma seleção entre as sentenciadas, verificando que têm aptidão para o corte e costura para poder fazer o curso. Também iremos escolher um ou duas multiplicadoras para que fiquem responsáveis pelo material", ressaltou Lilia Maria.

Há seis meses no Prefem, a interna Maria de Araújo, expressa a sua gratidão pela oportunidade e revela que a disponibilidade dos novos espaços ajudará o tempo correr mais rápido. "No momento crítico da minha vida estou tendo a oportunidade de um trabalho. É muito bom você ter um motivo para acordar, levantar e comer. Essa é uma oportunidade de aprender e só temos a agradecer por isso. Com certeza, o tempo passará mais rápido", garantiu.

Presenças
Também marcaram presença na entrega das novas instalações do Prefem o vice-governador Jackson Barreto; a primeira-dama e secretária estadual de Inclusão Social, Eliana Aquino; os secretários estaduais Jorge Alberto (Casa Civil), Carlos Cauê (Comunicação),  João Eloy (Segurança Pública), Maria Teles (Políticas para as Mulheres) e Maria Luci Silva (adjunta da Inclusão Social); os deputados estaduais Zé Franco e João Daniel; os secretários municipais José Menezes (Administração); Carlos Américo (Fazenda);Eliel Felipe (Obras); Henrique Matos (Comunicação), Kleverton Siqueira (Transportes); José Toledo (SMTT); Givaldo Góis (Defesa Civil), Washley Ramos (Meio Ambiente).

Representando o Legislativo de Socorro participaram da solenidade os vereadores Jairo Joaquim; Carlito Alves, Ruy de Gomes e Jó do Sobrado. Além deles, também prestigiaram o evento a vereadora de Aracaju Rosangela Santana, o presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, José Raimundo de Souza; e Carlos Antônio Magalhães, da Pastoral Carcerária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário