sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vigilância Epidemiológica realiza combate a escorpiões no Albano Franco



Atendendo a solicitação de moradores do conjunto Albano Franco, após o surgimento de escorpiões em suas residências, a Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta quinta-feira, 17, uma ação para prevenir a aparição dos aracnídeos.
Uma equipe formada por borrifadores, agentes de endemias e veterinário, vistoriou as casas para verificar a presença de possíveis locais onde os escorpiões possam se alojar. Além disso, foi colocado inseticida em rodapés, frestas e nas paredes das casas até a altura de um metro quadrado, iniciativa que, segundo o veterinário Anderson Kleber Silva Ramos, serve para afastar insetos dos quais os escorpiões alimentam-se.
"Os escorpiões têm como alimento principal baratas, traças, cupins, grilos, insetos comumente encontrados nas residências. Geralmente eles saem dos locais onde costumam ficar, como esgotos, para se alimentar, e a borrifação faz com que os insetos sejam eliminados, o que diminui o surgimento dos aracnídeos. A constante presença deles em residências é justificada pelo fato de que com a crescente ocupação do homem, estes animais estão cada vez mais perdendo seu habitat natural", explicou o veterinário.
O coordenador de Endemias, Cláucio dos Santos, que esteve acompanhando todo o trabalho, pontua medidas simples que podem ser tomadas pela população para evitar os escorpiões. "É necessário que as pessoas evitem o acúmulo de entulhos, materiais de construção, livros velhos e lixo em suas casas; que coloquem telas nos ralos e esgotos; que fechem buracos e frestas caso morem em casas e, se residirem em áreas de risco, que verifiquem roupas e toalhas antes de utilizá-las. Além disso, é preciso manter quintais e cômodos de casa sempre limpos", orientou.
Gisélia Paixão de Souza foi a primeira moradora a solicitar o apoio da Prefeitura de Socorro para combater a presença de escorpiões em sua residência. "Fui a primeira pessoa a pedir a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde e logo obtive resposta. Fiquei assustada, pois tinham muitos escorpiões no meu quintal, cerca de 50 deles. Gostei bastante de ver os agentes atuando não só em minha casa, mas também nas casas vizinhas, pois não adianta cuidar de uma só. Hoje me sinto mais tranquila", afirmou.
A autônoma Tânia Maria dos Santos também aprovou a iniciativa da administração do município. "É bom ver que a prefeitura está trabalhando para evitar o aparecimento de escorpiões. Em minha casa nunca vi algum, mas soube de casos em residências vizinhas e fico menos preocupada após ver a atuação dos agentes de endemias", frisou.
"Há muito tempo estávamos precisando de uma visita dos agentes para combater os escorpiões. E este trabalho de dedetização feito pela Secretaria de Saúde do município nos tranquiliza", conta a escrivã de polícia Zenilda de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário