quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reunião discute esquema de segurança para a abertura do Forró Siri 2012

  
O mais animado São Pedro de Sergipe já está chegando. É Forró Siri, que este ano tem como tema "100 anos de Luiz Gonzaga" e começa na próxima sexta, 1º de junho, na sede de Nossa Senhora do Socorro. Para garantir o sucesso da abertura da festa, a Prefeitura de Socorro realizou uma reunião nesta terça, 29, para discutir o esquema de segurança do evento.
Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito e responsável pela Guarda Municipal, tenente José Toledo Neto, o objetivo da reunião foi estreitar os laços com os órgãos envolvidos. "Realizamos este encontro para que todos os órgãos que vão trabalhar no decorrer da festa exponham suas ideias e dificuldades. Deste modo, encontramos soluções para que cada um faça seu papel corretamente, agindo de forma unificada, garantindo a segurança do público que vai conferir a comemoração", explicou.
Além das secretarias municipais de Saúde; Cultura; Comunicação; Guarda Municipal; Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT); Defesa Civil; Obras e Serviços Públicos; Assistência Social e Governo, também atuarão equipes do Corpo de Bombeiros; da Polícia Militar (PM), Companhia de Patrulhamento de Trânsito (CPTRAN) e Companhia de Patrulhamento Rodoviário (CPRV).
Segurança
De acordo com Toledo, cerca de 100 policiais militares estarão fazendo a segurança da festa, distribuídos em postos elevados ao longo do circuito do evento, além do policiamento periférico com equipes especializadas da Polícia de Choque e do Grupamento Tático Militar (GTAM), cavalaria e vigilantes de uma empresa de segurança contratada. Ele disse ainda que haverá a presença de aproximadamente 20 bombeiros e de integrantes da Guarda Municipal que estarão preservando o patrimônio público e fazendo a guarda de postos de atendimento.
Trânsito
Durante a reunião, o diretor de Trânsito do município, tenente Erick Lima, explanou sobre como funcionará o tráfego na cidade. "Teremos oito postos com relação ao trânsito, sendo que cinco deles serão gerenciados pela SMTT de Socorro e três pela PM, dois pela CPRV e um pela Cptran. As unidades da CPRV ficarão localizadas na estrada que vai para o Fórum da cidade (Rodovia da Indústria) e na rótula da cidade (rua 2 de fevereiro). Teremos também duas viaturas da CPRV, uma viatura e uma moto da Cptran que estarão atuando no perímetro do evento", afirmou.
Fechamento das entradas
Erick Lima deixou claro que a fluidez do trânsito terá que ser garantida a partir das 17h, horário no qual as duas entradas de Nossa Senhora do Socorro serão fechadas. Somente terá acesso à cidade o veículo com pessoas que residem nela. Os ônibus só poderão rodar dentro da Sede até às 17h. Além desse horário, os passageiros terão que embarcar e desembarcar na rótula que dá acesso ao município. A dica para os comerciantes é que se precisarem descarregar produtos que venderão durante a festa, cheguem antes das 17h.
Transporte
Sobre a questão do transporte público, o tenente Toledo informou que todos os táxis-lotação e motoboys do município poderão fazer o transporte de pessoas que queiram participar da festa, sendo que o embarque e o desembarque será possível somente na rótula localizada na entrada da sede de Nossa Senhora do Socorro. Quanto às linhas de ônibus especiais para o dia em que ocorre a abertura do Forró Siri, ele afirmou que conversou com as empresas e que até o momento não houve resposta.
Serviço de Atendimento de Urgência (SAU)
Para oferecer atendimento para a população, caso seja necessário, o Serviço de Atendimento de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde de Socorro já preparou suas atividades. Haverá um Posto Médico funcionando no prédio onde fica o Conselho Tutelar da cidade. Além disso, quatro viaturas do SAU estarão prontas para fazer a transferência de casos que necessitem de atendimentos especializados que serão encaminhados para o Hospital Regional. Foi firmada também uma parceria com o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (SAMU), que permanecerá em sua base e será chamada em situações mais graves.
Defesa Civil
A equipe da Defesa Civil de Socorro juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado estará realizando a vistoria do palco, visando ofertar segurança para artistas e população

Nenhum comentário:

Postar um comentário