quinta-feira, 25 de março de 2010

Agentes de Saúde participam de curso em Educação Ambiental


As Secretarias de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe( Deso), promoveram nesta quarta-feira, 24, um curso de Educação Ambiental para os agentes de saúde do município. A ação que aconteceu durante todo o dia no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede de Socorro, faz parte da programação da Semana Municipal da Água.

A capacitação contou com uma vasta programação, incluindo palestras, dinâmica de sensibilização, oficinas, apresentação dos grupos e avaliação. De acordo com o vice prefeito Job de Carvalho que estava representando o prefeito Fábio Henrique, é preciso estar despertando a sensibilidade dos agentes de saúde para o desenvolvimento de ações educativas na comunidade.

´´Os agente de saúde são acima de tudo agentes multiplicadores, que todos os dias batem as portas dos socorrenses e participam da vida da comunidade. Eles podem estar capacitando esses participantes para que de forma integrada eles consigam despertar a comunidade para os problemas ambientais não só do nosso município, mas de forma geral, é fator determinante no desenvolvimento, na qualidade de vida e na manutenção dos ecossistemas associados”, destacou Job de Carvalho.

A gestora do sistema sócio-ambiental da Deso, Laura Matos, palestrante do evento, falou sobre a importância do saber cuidar e da necessidade de se evitar o desperdício de água. “Como o nosso projeto é um trabalho técnico sócio ambiental, ele envolve todos os segmentos da sociedade. A participação de toda a comunidade é de fundamental importância, e nós vemos os agentes de saúde como representantes da comunidade , pessoas que tem uma ligação muito forte com a população”, afirmou.

O secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Manoel Messias, explicou que o objetivo da ação é fazer um trabalho de capacitação junto aos agentes de saúde, que estão em contato direto com as comunidades. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, a água é um bem natural e público, a que todos tem direito, mas é necessário uma conscientização para que a comunidade aprenda a preservar, cultivar e economizar esse bem tão precioso, pois água nunca vai faltar, mas nossa necessidade é de uma água de qualidade que possa servir a toda a comunidade”, ressaltou.

O agente de Saúde, José Ferreira Filho, comentou a satisfação em participar do curso e do desafio de controlar o desperdício e preservar a água. “Água é a nascente da vida. Criou-se a ilusão de que a água é inesgotável, o que não é verdade. Então um evento como este é de suma importância , até para tirarmos dúvidas que possam surgir na comunidade, e quem sabe juntos possamos começar na nossa cidade essa conscientização global”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário