segunda-feira, 29 de março de 2010

Técnicos apresentam projeto de urbanização no Palmares


Promover a urbanização e regularização de assentamentos precários. Com esse objetivo a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou uma reunião com os moradores do Loteamento Palmares, para apresentar estudos da situação geral da comunidade e uma maquete eletrônica da construção de um bairro modelo, na localidade.

´´É importante que a comunidade participe dessas reuniões e opine. A prefeitura conseguiu viabilizar o projeto e os recursos através do Ministério das Cidades”, com essa afirmação o secretário de Planejamento, Eliel Felipe fez a abertura da reunião, ocorrida na última sexta-feira, 26, num campo no Palmares.

Em seguida os técnicos fizeram uma explanação detalhada do projeto na área técnica, social e jurídica. Através de imagens feitas na comunidade, o engenheiro Lyndon Johnson, apresentou dados referentes ao levantamento topográfico das ruas e as obras de infraestrutura necessárias para a construção do novo bairro.

A assistente social da Secretaria de Planejamento, Karine Cruz, forneceu explicações sobre o cadastro social feito no ano passado com os moradores. Ela ressaltou que o documento possui informações sócio-econômicas de cada morador, beneficiado com o projeto do bairro modelo. Por último o procurador do município, Andre Ribeiro Leite, prestou informações relativas à legislação do município e a regularização fundiária.

O secretário de Planejamento do município Eliel Felipe, informou que o estudo concluiu que a obra é viável e necessária a população que reside na comunidade do Palmares. A prefeitura esta buscando o melhor para a população do município. A construção desse bairro juntamente com a regularização fundiária, vai promover a cidadania dos moradores daqui e o crescimento de Socorro”, enfatizou o secretário.

A construção do bairro modelo em Socorro faz parte do programa de Urbanização, Regularização, Integração de Assentamentos Precários (Uriap), do Ministério das Cidades. O projeto prevê obras de saneamento básico com drenagem e calçamento de ruas e construção de 90 novas unidades habitacionais, entre outros benefícios.

Ao final das apresentações houve debate acerca do processo de urbanização e regularização das casas no Palmares. Alguns moradores e lideranças comunitárias da localidade aproveitaram para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões sobre o projeto. Depois dos debates ficou definido que será constituída uma comissão de moradores da comunidade, para tratar do projeto, numa reunião com o prefeito, Fábio Henrique.

Também estiveram presentes a reunião, o ex-prefeito de Socorro, Tonho da Caixa, o vereador Aldon Oliveira, o secretário de Administração José Meneses, a ex-deputada estadual, Elma Paixão, o padre Unaldo Junior, da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, no conjunto Jardim, representantes da Secretaria de Saúde, assessores e técnicos do município, além da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário