terça-feira, 30 de março de 2010

Vigilância Sanitária realiza blitz educativa para Semana Santa


Na manhã desta terça-feira, 30, as equipes da Coordenação da Vigilância Sanitária de Nossa Senhora do Socorro realizaram uma ação de promoção e prevenção de saúde, direcionadas a Semana Santa. O trabalho foi concentrado em dois dos principais supermercados do município, localizados na Avenida Principal do conjunto João Alves Filho. Durante a ação os fiscais realizaram abordagens a consumidores e distribuíram panfletos educativos.

De acordo com a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia Silva Figueiredo, a iniciativa visa orientar a comunidade socorrense sobre as características necessárias dos alimentos para que possam ser consumidos. No interior dos panfletos são encontradas informações sobre produtos como: camarão, peixes, ostra, mariscos, caranguejo, entre outros.

´´Esse trabalho visa chamar a atenção das pessoas sobre as condições de acondicionamento e higiene dos produtos comercializados, durante a Semana Santa, como pescados e mariscos. Os cuidados devem ser redobrados”, alertou Rita Figueiredo.

Acompanhe algumas orientações no momento de adquirir pescados:

- Os peixes devem ter olhos brilhantes, guelras úmidas e vermelhas, barriga firme e desinchada, escamas brilhantes e aderentes ao corpo;

- Os pescados devem ser comercializados preferencialmente inteiros. Quando solicitado devem ser limpos e filetados na presença do consumidor. Filés e postas deverão estar expostos à venda em balcão refrigerado;

- Camarões devem ser comercializados sem cabeça, com casca aderente ao corpo, carne firme, sem estar pegajosa;

- Caranguejos devem ser comprados vivos;

- Ostras e mariscos devem apresentar a concha fechada e retenção de água limpa em seu interior;

- Bacalhau tem a mesma recomendação que os peixes e não devem apresentar manchas rosadas ou avermelhadas, que atinjam a superfície das peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário