quarta-feira, 31 de março de 2010

Município realiza programação religiosa durante a Semana Santa

A Semana Santa, preparação dos católicos que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão e meditação sobre o Mistério da Paixão, Morte do Filho de Deus, Jesus Cristo, que entregou sua vida, por amor a humanidade.

Em Nossa Senhora do Socorro, durante o período da Semana Santa que vai de 1º a 4 de abril, as igrejas católicas do município realizarão celebrações religiosas, que contarão com missas, procissões, caminhadas e encenações da paixão e morte de Cristo.

Confira a programação religiosa do município:

DIA 31/03/10
Evento: Procissão de encontro
Local: Saída da paróquia São João Evangelista, localizada no conjunto Marcos Freire II.
Horário: 19h

DIA 02/04/10
Evento: Caminhada e encenação da paixão e morte do Senhor
Local: Concentração em frente a paróquia São João Evangelista, localizada no conjunto Marcos Freire II.
Horário: 19h

DIA 02/04/10
Evento: Procissão
Local: Saída da paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, localizada no conjunto Jardim.
Horário: 18h45

DIA 03/04/10
Evento: Procissão da ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo
Local: Saída da paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, localizada no conjunto Jardim.
Horário: 21h30

terça-feira, 30 de março de 2010

Vigilância Sanitária realiza blitz educativa para Semana Santa


Na manhã desta terça-feira, 30, as equipes da Coordenação da Vigilância Sanitária de Nossa Senhora do Socorro realizaram uma ação de promoção e prevenção de saúde, direcionadas a Semana Santa. O trabalho foi concentrado em dois dos principais supermercados do município, localizados na Avenida Principal do conjunto João Alves Filho. Durante a ação os fiscais realizaram abordagens a consumidores e distribuíram panfletos educativos.

De acordo com a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia Silva Figueiredo, a iniciativa visa orientar a comunidade socorrense sobre as características necessárias dos alimentos para que possam ser consumidos. No interior dos panfletos são encontradas informações sobre produtos como: camarão, peixes, ostra, mariscos, caranguejo, entre outros.

´´Esse trabalho visa chamar a atenção das pessoas sobre as condições de acondicionamento e higiene dos produtos comercializados, durante a Semana Santa, como pescados e mariscos. Os cuidados devem ser redobrados”, alertou Rita Figueiredo.

Acompanhe algumas orientações no momento de adquirir pescados:

- Os peixes devem ter olhos brilhantes, guelras úmidas e vermelhas, barriga firme e desinchada, escamas brilhantes e aderentes ao corpo;

- Os pescados devem ser comercializados preferencialmente inteiros. Quando solicitado devem ser limpos e filetados na presença do consumidor. Filés e postas deverão estar expostos à venda em balcão refrigerado;

- Camarões devem ser comercializados sem cabeça, com casca aderente ao corpo, carne firme, sem estar pegajosa;

- Caranguejos devem ser comprados vivos;

- Ostras e mariscos devem apresentar a concha fechada e retenção de água limpa em seu interior;

- Bacalhau tem a mesma recomendação que os peixes e não devem apresentar manchas rosadas ou avermelhadas, que atinjam a superfície das peças.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Técnicos apresentam projeto de urbanização no Palmares


Promover a urbanização e regularização de assentamentos precários. Com esse objetivo a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou uma reunião com os moradores do Loteamento Palmares, para apresentar estudos da situação geral da comunidade e uma maquete eletrônica da construção de um bairro modelo, na localidade.

´´É importante que a comunidade participe dessas reuniões e opine. A prefeitura conseguiu viabilizar o projeto e os recursos através do Ministério das Cidades”, com essa afirmação o secretário de Planejamento, Eliel Felipe fez a abertura da reunião, ocorrida na última sexta-feira, 26, num campo no Palmares.

Em seguida os técnicos fizeram uma explanação detalhada do projeto na área técnica, social e jurídica. Através de imagens feitas na comunidade, o engenheiro Lyndon Johnson, apresentou dados referentes ao levantamento topográfico das ruas e as obras de infraestrutura necessárias para a construção do novo bairro.

A assistente social da Secretaria de Planejamento, Karine Cruz, forneceu explicações sobre o cadastro social feito no ano passado com os moradores. Ela ressaltou que o documento possui informações sócio-econômicas de cada morador, beneficiado com o projeto do bairro modelo. Por último o procurador do município, Andre Ribeiro Leite, prestou informações relativas à legislação do município e a regularização fundiária.

O secretário de Planejamento do município Eliel Felipe, informou que o estudo concluiu que a obra é viável e necessária a população que reside na comunidade do Palmares. A prefeitura esta buscando o melhor para a população do município. A construção desse bairro juntamente com a regularização fundiária, vai promover a cidadania dos moradores daqui e o crescimento de Socorro”, enfatizou o secretário.

A construção do bairro modelo em Socorro faz parte do programa de Urbanização, Regularização, Integração de Assentamentos Precários (Uriap), do Ministério das Cidades. O projeto prevê obras de saneamento básico com drenagem e calçamento de ruas e construção de 90 novas unidades habitacionais, entre outros benefícios.

Ao final das apresentações houve debate acerca do processo de urbanização e regularização das casas no Palmares. Alguns moradores e lideranças comunitárias da localidade aproveitaram para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões sobre o projeto. Depois dos debates ficou definido que será constituída uma comissão de moradores da comunidade, para tratar do projeto, numa reunião com o prefeito, Fábio Henrique.

Também estiveram presentes a reunião, o ex-prefeito de Socorro, Tonho da Caixa, o vereador Aldon Oliveira, o secretário de Administração José Meneses, a ex-deputada estadual, Elma Paixão, o padre Unaldo Junior, da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, no conjunto Jardim, representantes da Secretaria de Saúde, assessores e técnicos do município, além da população.

domingo, 28 de março de 2010

Câmara Regional da Grande Aracaju realiza primeiro encontro do ano


Dessa vez, os vereadores reuniram-se na Câmara Municipal de Itaporanga D'Ajuda, onde o prefeito do município César Mandarino (PSC) fez questão de acompanhar o evento. "Itaporanga recebe todos de braços abertos", afirmou Mandarino, destacando a importância da parceria entre Legislativo e o Executivo, assim como da união dos parlamentares municipais para discutir os problemas que são comuns entre os municípios da Grande Aracaju.

Durante Encontro de Vereadores, especialista faz alerta sobre contaminação por resíduos sólidos na Grande Aracaju
"A produção de resíduos sólidos, em especial nas residência, é muito grande. E onde está esse lixo? Enterrado, produzindo chorume que é de alto poder de contaminação do solo. E se engana quem pensa que o lixo hospitalar é mais prejudicial. O residencial chega a ser dez mil vezes mais perigoso do que o hospitalar. Isso porque grande parte dos doentes contagiosos estão em casa e não no hospital, cuja capacidade de atendimento é de apenas 5% do total destes doentes", destacou Genivaldo.

sábado, 27 de março de 2010

Sergipe vence clássico e respira no campeonato


A décima sexta rodada do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional de 2010, apresentou resultados normais, inclusive a reabilitação do Sergipe, vencendo o Itabaiana, equipe que começa a dar sinais de queda no seu rendimento. Outro fato importante da rodada, foi o retorno do Olímpico à liderança com a vitória diante do Sete de Junho.

Equipes como Itabaiana, River, Olímpico, Confiança e América, não apenas pensam em participar do quadrangular, buscam a conquista do título desta fase, pois como determina o regulamento, o campeão já tem presença garantida na final do campeonato, ou seja, no mínimo já terá garantido o vice campeonato de 2010.

JOGOS :

27.03 CONFIANÇA 4 X 0 GUARANY - 20H00 - BATISTÃO
28.03 ITABAIANA 1 X 2 SERGIPE - 16H00 - BATISTÃO
28.03 OLÍMPICO 2 X 0 7 DE JUNHO 15H15 - SOUZÃO
28.03 S. DOMINGOS 0 X 2 RIVER 15H15 - ARNALDÃO
28.03 AMÉRICA 2 X 0 RIACHUELO 15H15 - DURVAL FEITOSA




CLASSIFICAÇÃO - 1ª FASE

1º Olímpico 28 16 08 04 04 25 17 08
2º Itabaiana 27 16 08 03 05 24 15 09
3º River Plate 27 15 08 03 04 20 13 07
4º América 25 16 07 04 05 24 23 01
5º Confiança 23 16 06 05 05 28 23 05
6º São Domingos 19 16 05 04 07 20 21 -01
7º Sergipe 18 16 05 06 05 24 25 -01
8º Sete de Junho 17 16 04 05 07 17 24 -07
9º Guarany 16 15 03 07 05 17 23 -06
10º Riachuelo 08 16 02 05 09 11 26 -15

sexta-feira, 26 de março de 2010

Reunião apresenta mudanças nos JES


O município de Socorro será sede na modalidade de futsal, para os Jogos da Primavera durante os Jogos Escolares de Socorro (JES). A escolha é resultado do sucesso dos JES, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Essa decisão vai evitar que os atletas percam tempo com viagens. Será um benefício enorme porque também ajuda a difundir outras atividades”, comemorou o coordenador de Esportes, Wallace Adan.

A escolha foi comunicada aos coordenadores e representantes das 33 escolas participantes do JES, em uma reunião realizada nesta sexta-feira, 26, com representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Departamento Estadual de Educação Física (DEF).

´´Essa definição abre um leque para que outras cidades comecem a pensar como Socorro. Essa também é a hora de reconhecer o trabalho dos profissionais de Educação Física”, declarou uma das representantes do DEF, Anita Almeida Pires Santos.

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer divulgou algumas novidades para o JES deste ano. Entre elas estão as competições, nas modalidades de Judô e Capoeira. Além disso, a data de realização do JES, que no ano passado foi no mês de novembro, foi antecipada para o mês de abril.

Inscrições – As escolas interessadas em participar do JES já podem efetuar as inscrições, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h no Ginásio do SESI. A abertura dos Jogos Escolares acontece no dia 23 de abril, no SESI do Marcos Freire. No dia seguinte iniciam as competições, que serão encerradas no dia 14 de maio

quinta-feira, 25 de março de 2010

Itabaiana perde o jôgo e Quintino perde a cabeça


Ser técnico do Itabaiana não é uma tarefa fácil para nenhum profissional. Diferente dos demais clubes do interior, o tricolor da Serra alimenta uma paixão às vezes incontrolável dos seus torcedores, e, neste aspecto, podemos colocar também como torcedores, os integrantes da imprensa esportiva local. O município de Itabaiana tem várias emissoras fazendo futebol e o bom relacionamento deste profissionais com os técnicos que por alí passam, dura pouco, não importando a posição que o clube ocupa na classificação.

No jôgo desta quarta-feira(24), contra o América de Propriá, o tricolor não esteve bem, a exemplo do que já havia ocorrido na partida contra o Sete de Junho, quando o Itabaiana ganhou a duras penas. Contra o América, apesar da ajuda do árbitro Cláudio Francisco, o tricolor da Serra foi dominado a maior parte do tempo e como castigo recebeu o segundo goal ao apagar das luzes. Bastou esta derrota(mesmo mantendo a liderança), para que os desentendimentos entre parte da imprensa serrana e o técnico Quintino Barbosa, aflorassem. Foi xingamento para todos os lados, pega pra lá pega pra cá, e o pior, sem a presença da polícia, que de forma estranha abandona o estádio assim que o jôgo termina. Conclusão: ninguém agrediu ninguém (fisicamente) e, nada melhor para acalmar os exaltados do que um bom banho frio.

Agentes de Saúde participam de curso em Educação Ambiental


As Secretarias de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe( Deso), promoveram nesta quarta-feira, 24, um curso de Educação Ambiental para os agentes de saúde do município. A ação que aconteceu durante todo o dia no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede de Socorro, faz parte da programação da Semana Municipal da Água.

A capacitação contou com uma vasta programação, incluindo palestras, dinâmica de sensibilização, oficinas, apresentação dos grupos e avaliação. De acordo com o vice prefeito Job de Carvalho que estava representando o prefeito Fábio Henrique, é preciso estar despertando a sensibilidade dos agentes de saúde para o desenvolvimento de ações educativas na comunidade.

´´Os agente de saúde são acima de tudo agentes multiplicadores, que todos os dias batem as portas dos socorrenses e participam da vida da comunidade. Eles podem estar capacitando esses participantes para que de forma integrada eles consigam despertar a comunidade para os problemas ambientais não só do nosso município, mas de forma geral, é fator determinante no desenvolvimento, na qualidade de vida e na manutenção dos ecossistemas associados”, destacou Job de Carvalho.

A gestora do sistema sócio-ambiental da Deso, Laura Matos, palestrante do evento, falou sobre a importância do saber cuidar e da necessidade de se evitar o desperdício de água. “Como o nosso projeto é um trabalho técnico sócio ambiental, ele envolve todos os segmentos da sociedade. A participação de toda a comunidade é de fundamental importância, e nós vemos os agentes de saúde como representantes da comunidade , pessoas que tem uma ligação muito forte com a população”, afirmou.

O secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Manoel Messias, explicou que o objetivo da ação é fazer um trabalho de capacitação junto aos agentes de saúde, que estão em contato direto com as comunidades. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, a água é um bem natural e público, a que todos tem direito, mas é necessário uma conscientização para que a comunidade aprenda a preservar, cultivar e economizar esse bem tão precioso, pois água nunca vai faltar, mas nossa necessidade é de uma água de qualidade que possa servir a toda a comunidade”, ressaltou.

O agente de Saúde, José Ferreira Filho, comentou a satisfação em participar do curso e do desafio de controlar o desperdício e preservar a água. “Água é a nascente da vida. Criou-se a ilusão de que a água é inesgotável, o que não é verdade. Então um evento como este é de suma importância , até para tirarmos dúvidas que possam surgir na comunidade, e quem sabe juntos possamos começar na nossa cidade essa conscientização global”, avaliou.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reunião esclarece importância do cronograma de vacinação da Gripe A


Os profissionais de enfermagem de Nossa Senhora do Socorro se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório da Secretaria de Saúde, para debater sobre as formas de atuação durante a intensificação da vacinação contra a Gripe A - provocada pelo vírus Influenza H1N1. O encontro promovido pela Coordenação da Imunização do município, reuniu cerca de 50 profissionais da área.

Segundo a coordenadora de imunização do município, Magna Rita dos Santos Lima, a meta da secretaria é atingir o índice estipulado pelo Ministério da Saúde, de atingir pelo menos 80% da população do município. “ É importante a participação de todos , ja que essa será uma campanha extensa. Dai a necessidade de convocar todos os envolvidos e tirar possíveis dúvidas, pra que nada saia errado”, informou.

A enfermeira Rosa Vasconcelos, que participou da reunião disse que por se tratar de uma vacina nova, a reunião foi importante e esclarecedora. “O resultado da reunião foi muito bom, serviu para esclarecer dúvidas atuais e eventos adversos que podem vir a acontecer. Como é uma vacina realizada por etapas, onde o público alvo é muito grande, é importante seguir o cronograma”, enfatizou.

Confira o calendário de vacinação em Socorro:

- De 22 de março a 2 de abril serão vacinadas gestantes, crianças a partir dos seis meses de idade, menores de dois anos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

- De 5 abril a 23 de abril é a vez das pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

- De 24 de abril a 7 de maio, as doses serão aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais e com doenças crônicas.

- De 10 a 21 de maio é a vez dos adultos de 30 a 39 anos serem vacinados.

sábado, 20 de março de 2010

SERGIPÃO 2010 - 14a RODADA


1º Itabaiana 27 14 08 03 03 22 11 11
2º River Plate 24 14 07 03 04 18 13 05
3º Olímpico 22 14 06 04 04 21 17 04
4º Confiança 19 14 05 04 05 22 21 01
5º América 19 14 05 04 05 22 20 -02
6º Guarany 16 14 03 07 04 17 19 -02
7º São Domingos 13 14 04 04 06 20 18 02
8º Sete de Junho 16 14 04 04 06 15 20 -05
9º Sergipe 15 14 04 06 04 21 22 -01
10º Riachuelo 08 14 02 05 07 11 22 -11

14ª RODADA - 21.03.2010
CONFIANÇA 1 X 3 ITABAIANA
AMÉRICA 0 X 2 SERGIPE
S. DOM 1 X 0 RIACHUELO
OLÍMPICO 1 X 1 RIVER PLATE
GUARANY 1 X 2 SETE DE JUNHO

Prefeito formaliza doação de terreno


A festa de São José foi encerrada com uma boa notícia para a comunidade católica do Mutirão. Durante o ato final das festividades, nesta sexta-feira, 19, o prefeito Fábio Henrique, fez a entrega do documento oficial, em que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro efetiva a doação do terreno da capela que tem o santo como padroeiro.

´´Esse é um dia de muita alegria prefeito Fábio Henrique. Com essa regularização nossa capela terá todas as condições para passar, a ser uma paróquia”, agradeceu padre Inaldo Luis ao lembrar que foi numa conversa informal com o vereador Arisvaldo Rodrigues, que explicou as dificuldades da capela em receber doações, por conta da situação irregular da área.

O Padre fez questão de ressaltar para a comunidade que a regularização do terreno também vai possibilitar acesso a outros benefícios. “Agora será mais fácil para o padre conseguir ajuda vinda de Igrejas de outros países, como Itália e Alemanha”, informou o padre e administrador paroquial, Inaldo Luis.

Fábio Henrique elogiou a atuação do padre na comunidade e disse que o processo de regularização do terreno foi iniciado na gestão do ex-prefeito de Socorro, Tonho da Caixa. “Padre o senhor esta de parabéns pela disposição e pelo trabalho junto às comunidades do nosso município. Espero que quando a capela passar para paróquia, o senhor seja transferido para a capela de São José”, destacou.

Ainda na oportunidade, o prefeito avisou a comunidade que por meio de mais uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado, a Deso irá executar uma extensa obra de esgotamento sanitário nas ruas do Mutirão.

Fábio Henrique entrega documento de regularização

Padre Inaldo agradece prefeitura

Prefeito anuncia novos benefícios para Mutirão

Prefeito e padre Inaldo

sexta-feira, 19 de março de 2010

Atleta socorrense vence competição de Aracaju


A atleta Nadiane Andrade Pinto, venceu a 27ª Corrida Cidade de Aracaju, na tarde da última quarta-feira, 17. A competição de 25 km, saiu do Largo São Francisco, no município de São Cristóvão e encerrou na Praça Inácio Barbosa, em Aracaju. O evento esportivo em comemoração aos 155 anos de Aracaju, contou com a participação de atletas sergipanos e de outros Estados do País.

Nadiane conquistou o primeiro lugar na categoria melhores do Estado de Sergipe. “É uma emoção maravilhosa, eu me preparei muito”, comemorou ao relatar que a competição teve várias adversárias consideradas favoritas ao título. “Nunca perdi a esperança e nós últimos dez dias os treinos foram muito puxados, mas valeu a pena todo o sacrifício”, enfatizou a atleta.

A atleta que é servidora da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Socorro também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e incentivo que tem recebido do município. “Sem o apoio do prefeito Fábio Henrique e do secretário de esportes, Roberto Wagner nada disso seria possível. Sou funcionária do município e sempre que preciso de liberação para treinar, sou liberada”, agradeceu ao afirmar que tem orgulho de representar o município de Nossa Senhora do Socorro no cenário esportivo sergipano.

Satisfeito com o resultado alcançado pela atleta servidora, o secretário Roberto Wagner informou que desde o ano passado a gestão vem fazendo importantes investimentos no incentivo a prática esportiva em Socorro. “Esses investimentos passam pela realização e apoio de vários eventos esportivos, como os Jogos Escolares de Socorro e de atletas individuais como Nadiane”, completou.

Câmara de Vereadores de Socorro lança site


Com o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que disponibilizou um link no site da administração, os socorrenses terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura do legislativo municipal. As informações serão disponibilizadas através do endereço eletrônico: www.cmsocorro.se.gov.br.

O lançamento do site da Câmara Municipal de Vereadores foi realizado na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro Cultural, na sede de Socorro, durante a sessão plenária. O portal vai disponibilizar informações sobre os vereadores, projetos, prestação de contas, agenda de eventos, sessões plenárias, entre outros.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria dos Anjos (PDT), relatou que o site representa uma ferramenta de comunicação importante com a população. “O portal vai servir como um canal de interação entre o legislativo e o cidadão”, declarou.

O vereador José Washington de Jesus (PP) elogiou a iniciativa da mesa diretora da Câmara. “A criação do portal significa um grande avanço para o município. O site está bem elaborado, com informações que são importantes para a população”, frisou o parlamentar

quinta-feira, 18 de março de 2010

Festividades em homenagem a São José encerram sexta-feira


A comunidade católica do Mutirão no conjunto João Alves em Nossa Senhora do Socorro, realiza na próxima sexta-feira, 19, a festa do padroeiro São José. Esse ano a festa tem como tema “Eucaristia, vida para a igreja”. As atividades religiosas são coordenadas pelo padre Inaldo Luis da Silva.

As festividades foram iniciadas no último dia 10 de março. Durante as novenas são realizadas missas, reza do terço e crisma, entre outras atividades. As missas são celebradas por párocos do município, a exemplo do padre Claudomiro Alves Rocha, Genivaldo Garcia, Manoel Fernando de Jesus.

O padre e administrador paroquial, Inaldo Luis, disse que a festa do padroeiro de São José realizada nos últimos anos conta com o apóio de diversas pastorais e movimentos. “Esse ano mais uma vez recebemos o apóio não só das pastorais, mas de paroquianos que vem de outros conjuntos para prestigiar a nossa festa”, afirmou.

Na sexta-feira, acontece o ponto alto da festa de São José com uma programação que começa às 5 horas, com Alvorada Festiva e o Terço dos homens. A noite, às 19 horas, tem Adoração ao Santíssimo Sacramento, em seguida às 19h30, o padre Inaldo celebra a Missa solene. Após a missa, tem a tradicional procissão com a imagem de São José, pelas ruas da comunidade.

terça-feira, 16 de março de 2010

Socorro vai realizar programação do Dia Mundial da Água


Para festejar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, irá promover na próxima semana, a campanha da Semana Municipal da Água.

A campanha que este ano tem como tema “Vamos Cuidar Juntos das Águas de Socorro”, tem como objetivo, informar, sensibilizar e mobilizar, setores da comunidade local na busca de soluções conjuntas para o uso racional da água, além de socializar o decreto federal nº 55.795/1956, que institui em todo o território nacional a Festa Anual das Árvores, comemorado na última semana de março.

A assessora ambiental, Leuzenilda Pereira da Silva, informou que o público alvo da campanha são as lideranças comunitárias, setores educacionais do município, nas esferas municipal, estadual e particular; proprietários rurais; comerciantes em geral; funcionários das secretarias municipais, além de voluntários e comunidade em geral.

“Esse é um trabalho que os resultados são obtidos em longo prazo, mas que tem surtido bastante efeito no nosso município e com o apoio da atual administração que abraçou a causa, estamos tendo um ótimo resultado”, frisou Leuzenilda.

Confira a programação das atividades da Semana Municipal da Água:

DIA 22/03/06 – SEGUNDA-FEIRA
AÇÃO: Seminário para Socialização da Política Municipal de Meio Ambiente instituída por Lei Municipal .
PARTICIPAÇÃO: Grupo de Dança Formado por Adolescentes do C.E.Alfredo Montes Intitulado, “Tempo de Ser Feliz”.
TEMA: Salvem o Nosso Futuro.
LOCAL - Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, sede do município
HORÁRIO: 8h às 12h

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sergipe perde mais uma e ver ameaça de rebaixamento


O que para muitos parecia impossível, já começa a ser admitido como quase certa. Estou falando na queda do Sergipe da primeira para a segunda divisão do futebol sergipano. NO último domingo, o mais querido, que hoje é formado numa mescla de jogadores jovens com experientes, junção que deveria dar certo, foi goleado pelo Sete de Junho e entrou de vez na zona de rebaixamento.

Quero chamar atenção para o fato de algumas pessoas estarem sem acreditar que um time da tradição do Sergipe possa ser rebaixado. Lembrem-se do que aconteceu com o CSA de Alagoas, um dos mais tradicionais clubes do Nordeste, que desceu e nunca mais teve forças para retornar à primeira divisão, fator que lhe tem rendido um prejuízo sem precedentes na sua história

Iluminação no São Brás é finalizada


Iluminação no São Brás é finalizada

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro concluiu a expansão na rede de iluminação pública no Loteamento São Brás. Nesta segunda-feira, 15, uma equipe da Energisa, trabalhou na colocação de três braços de luminária nas proximidades da capela Nossa Senhora Aparecida.

O trabalho segue um cronograma diário de manutenção e expansão de iluminação pública no município. O serviço é realizado pela Diretoria de Espaços Públicos, Urbanismo e Iluminação, vinculada a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Socorro.

O diretor de Espaços Públicos, Urbanismo e Iluminação, Carlos Augusto Figueiredo, informou que mediante a solicitação dos moradores é feito um estudo da necessidade da localidade. Em seguida o processo segue para Energisa, que envia a equipe. “Esse serviço no São Brás foi iniciado na semana passada com a colocação dos postes. Hoje os técnicos vão colocar os conjuntos de braços de luminárias e a noite os postes já estarão acesos”, relatou.

O serviço também atendeu uma solicitação da moradora, Iris Leite Messias dos Santos, 36 anos, que reside no São Brás há mais de onze anos. Ela contou que as pessoas reclamavam muito da escuridão e que, por conta da escuridão alguns moradores foram vitimas de assaltos. “Tenho certeza que vai melhorar a situação das pessoas que moram aqui. Principalmente para quem precisa chegar tarde da noite em casa”, ressaltou.

Já o morador Luiz Carlos Menezes, 48 anos, elogiou o serviço feito na localidade. “Graças a Deus que essa iluminação chegou”, afirmou ao lembrar que por conta da escuridão as mulheres do loteamento se tornaram alvo fáceis da ação de vândalos.

Blitz de combate a exploração infanto-juvenil percorre feiras livres


Fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma das atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Socorro (CMDCA/Socorro). Na noite da última quinta-feira, 11, foi realizada uma blitz de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi organizada pela Prefeitura de Socorro, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Combate a Pobreza, responsável pela execução da política de assistência social no município.

A coordenadora da Casa dos Conselhos, Anne Janaína Andrade Moraes, explicou que a ação visa garantir a segurança das crianças e adolescentes socorrenses. “Esse trabalho além de atender a diversas denuncias feitas pela comunidade, também cumpre uma orientação do Ministério Público”, informou ao revelar que serão feitas outras blitze.

Durante a ação foi feito abordagens a jovens, que estavam em bares localizados em uma das feiras, consumindo bebida alcoólica. De imediato eles foram notificados pelos conselheiros tutelares e encaminhados para residências.

Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente coordenados pela Procuradoria Geral do Município inspecionaram alguns bares denunciados ao Ministério Público Estadual (MPE), pelo excesso do volume do som dos referidos estabelecimentos comerciais. Os fiscais trabalharam equipados com o decibelímetro, utilizado para medir o excesso do volume de equipamentos de som.

O trabalho contou com a participação de equipes da SMTT/Socorro, Guarda Municipal. Com o apóio de policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar, Companhia de Policiamento de Trânsito (CPtran), Disk Silêncio e Conselheiros Tutelares.

domingo, 14 de março de 2010

Socorrense vence o Pirambu e lidera Grupo D

Socorrense vence o Pirambu e lidera Grupo D

A seleção de futsal de Nossa Senhora do Socorro continua fazendo uma boa campanha na Copa TV Sergipe de Futsal. No jogo realizado na noite desta sexta-feira, 12, a equipe do Socorrense venceu a partida com o placar de 3 X 0 contra a equipe de Pirambu. A partida foi acompanhada por um público misto, no Ginásio do Sesi, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju.

O jogo transcorreu morno ao longo do primeiro tempo e apesar dos ataques o Socorrense não marcou o tão esperado gol. No segundo tempo, o técnico da equipe Obanshe Severo fez algumas alterações que começaram a apresentar resultados. E já nos cinco minutos, do segundo tempo, o jogador recém contratado, Jadson, marcou o primeiro gol para o Socorrense.

O atleta é conhecido do público esportivo pelo histórico e PE elas atuações em times sergipanos como o Confiança, Riachuelo, Lagartense. A Seleção Universitária, o Capela e o Ypiranga de Pernambuco . Conforme o secretário Adjunto de Esporte de Socorro, Fábio Teles, a aquisição do jogador Jadson chega para fortalecer a equipe, e junto com os demais atletas classificar o Socorrense para a disputa final da Copa TV Sergipe.

Após esse gol a partida pegou mais ritmo e não demorou muito para o segundo gol acontecer. Depois do chute forte do ala Akes, o goleiro adversário deu rebote, nesse momento o canhoto Luan aproveitou para marcar o segundo gol do Socorrense, comemorado pela torcida.

Já o terceiro gol foi marcado do meio da quadra por cobertura, pelo também ala Akes. Ele aproveitou que o goleiro do Pirambu estava adiantado, chutou forte e marcou o gol da consagração.

O resultado da partida classificou a equipe para a próxima fase da Copa TV Sergipe. O Socorrense que lidera o Grupo D, seguido do General Maynard e o Aracaju. O técnico Obanshe Severo disse que a equipe ainda pode jogar muito mais. “Conseguimos vencer esse jogo. A equipe tem apresentado bons resultados, mas ainda pode melhorar. Eles precisam colocar nas disputas as belas jogadas e os passes bem feitos, realizados durante os treinamentos”, afirmou.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Imperador garante que nunca usou drogas


O jogador negou, mais uma vez, ser usuário de drogas e disse ainda que o problema da bebida é aumentado por ser tratar do Adriano (fato revelado pelo vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz). O Imperador também não teme perder sua vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo, na África do Sul.

“Se eu usasse drogas, já teria sido pego no exame antidoping. Ela não sai de uma hora para outra. Nunca usei, nunca provei e tenho a consciência tranquila”, salientou, acrescentando sobre a sua noiva.

“Quem nunca brigou com uma mulher? O carinho dela me fortalece. Estou bem, nunca perdi alegria de jogar. Estou pensando apenas no clássico de domingo”, emendou

Rodada do Sergipão pode trazer mudanças


Neste momento crítico do campeonato sergipano 2010, esta 12a Rodada poderá de acordo com os resultados, apresentar algumas mudanças, não só no que se refere a jogadores, como e também à manutenção de alguns treinadores à frente das equipes perdedoras.
Neste final de semana teremos mais uma vez uma rodada dupla no Batisão.

15h15 - River x Riachuelo - às 17h30 Confiança x S. Domingos - Batistão

15h15 - Olímpico x América - 15h15 Guarany x Itabaiana - P. da Folha

15h15 - 7 de Junho x Sergipe - Brejeirão.

Hoje as três equipes que não têm sequer um campo para treinamento, lideram a competição ambas com 20 pontos positivos.

Semana de Saúde da Mulher é encerrada com sucesso


As atividades da Semana de Saúde da Mulher foram encerradas nesta sexta-feira, em Nossa Senhora do Senhora do Socorro. Durante a ação especial de saúde das mulheres, foram realizados exames de lâmina, auto-exame de mamas, ultra-sonografia para gestantes, verificação de glicemia, pressão arterial, teste HIV, além de atendimentos de saúde bucal. A mobilização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher celebrado no último dia 8 de março.

A enfermeira Rosa Lôpo que trabalha na Unidade de Saúde Albert Sabin, no conjunto Marcos Freire I, contou que apesar dos serviços estarem disponíveis todos os dias, durante a Semana da Mulher a procura dobrou. “Esses serviços são disponibilizados em todas as unidades de saúde do município, mas o fato de elaborarmos uma programação alusiva a semana da mulher, aumentou significativamente a procura”, reafirmou ao relatar que ações direcionadas as mulheres é uma forma de a prefeitura valorizá-las. “O saldo desse trabalho foi extremamente positivo”, avaliou a enfermeira.

Rosa disse também que nos cinco dias de realização da Semana da Mulher, o Albert Sabin recebeu públicos diferenciados, formado por adolescentes, jovens e mulheres casadas, além de grupos da melhor idade. “Muitas dessas mulheres não tem tempo para vir no posto de saúde. Por causa da oferta de serviços elas aproveitaram para realizar alguns exames de rotina como lâmina”, frisou.

A diarista, Maria Cristiane Ribeiro, 31 anos, que mora no Marcos Freire II, aprovou a ação. “Sempre que necessário procuro as unidades de Saúde, mas durante a semana da mulher teve muitos serviços intensificados e o atendimento é bem mais rápido. O pessoal daqui da Unidade Albert Sabin são muito prestativos e educados. Aqui me sinto valorizada e bem cuidada”, destacou.

Obras chegam as ruas da Piabeta


A população que reside no loteamento Piabeta foi beneficiada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que está realizando a colocação de piçarra em diversas ruas. Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos tiveram início na manhã desta quinta-feira, 11.

Estão sendo recuperadas a Travessa Contorno e mais quatro ruas paralelas a ela, além de seis ruas da Piabetinha. Segundo o encarregado de obras, José Augusto, dentro de aproximadamente 15 dias os serviços deverão ser finalizados. Para agilizar as atividades de melhoramento das vis públicas, foram disponibilizadas dez caçambas, um rolo compressor, carros pipa além da fiscalização realizada por um servidor da SMTT do município.

De acordo com o secretário de Obras, Wagner Lucena, os serviços fazem parte do calendário de atividades da pasta e serão estendidos até outras localidades do município. “A determinação do prefeito Fábio Henrique é que nossas equipes não parem de trabalhar para proporcionar bem estar para os socorrenses”, disse.

Morador da localidade há 17 anos, o aposentado Nilton Pereira Silva de 69 anos, aprovou a iniciativa da prefeitura. “A melhoria das ruas nos trará benefícios, agora não sofremos com lama, ratos, buracos e a água poderá escoar no período das chuvas. Estou muito safisfeito”, afirmou.

quinta-feira, 11 de março de 2010

NOTÍCIAS DA CÃMARA MUNICIPAL DE ARACAJU


Danilo Segundo critica declarações do senador Almeida Lima

O vereador Danilo Segundo (PSB), na sessão plenária desta quarta-feira, 10/3, criticou a declaração do senador Almeida Lima, em que afirmava que seria eleito ao cargo que concorresse nas próximas eleições, apenas firmando acordo em Brasília.


Chico Buchinho quer explicações de Samarone sobre novos pardais

Para falar do "exagero" no tamanho dos pardais que estão sendo colocados nas ruas de Aracaju, o vereador Chico Buchinho (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na sessão plenária desta quarta-feira, 10/3. Segundo o parlamentar, os sensores de velocidade estão assustando a população.

Para Valdir Santos, oposição só quer causar problemas.
Na sessão desta quarta-feira, 10/3, o vereador Valdir Santos (PTdoB), fez um registro sobre a Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em homenagem ao Dia da Mulher. "Quero aqui parabenizar as minhas colegas Miriam, Rosângela e Simone pelo comando da Sessão Especial".

Nitinho critica atuação do Conselho Tutelar
De acordo com o parlamentar, três repórteres que estavam acompanhado o caso de uma adolescente moradora de rua, mãe de três filhos, sendo um deles de apenas 12 dias de nascido, vivendo em condições precárias de sobrevivência em uma praça; ligaram para ele solicitando sua ajuda, pois teriam sido destratatos pelo Conselho Tutelar.

SMTT não investe em campanhas educativas na capital, diz Ivaldo José
O vereador Ivaldo José (PDT) aproveitou para abordar o tema da sinalização retrógrada de Aracaju, se comparada a Maceió. Na sessão plenária desta quarta-feira 10/2, o parlamentar falou que, ao fazer uma visita a cidade alagona, percebeu os constrastes quanto a sinalização do trânsito de Aracaju e a de Maceió, dizendo ser espetacular. "Lá não há radares, nem foto censores, mas, lombadas eletrônicas de fácil visibilidade para o motorista".

Simone parabeniza a primeira mulher em Sergipe a comandar um batalhão da PM
Na sessão desta quarta-feira, 10/2, a vereadora Simone Góis (PT) parabenizou a tenente-coronel Araci Ferreira Fontes de 39 anos, por ser a primeira mulher na história da Polícia Militar em Sergipe a comandar um batalhão.

Miriam Ribeiro parabeniza D. Gina Franco

A vereadora Miriam Ribeiro (PSDB parabenizou D. Virgínia Leite Franco, viúva do ex-governador Augusto Franco, pelo seu aniversário de 93 anos. A homenagem foi feita na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na sessão plenária desta quarta-feira, 10/3.

Câmara concede título de Cidadã Aracajuana à Lúcia Fálcon
Na manhã desta quarta-feira, 10/3, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), entregou o título de Cidadã Aracajuana à secretária Estadual de Planejamento, Lúcia Fálcon. A solenidade, que aconteceu no gabinete da presidência da CMA, contou com a presença de familiares e amigos da homenageada que reside na capital sergpana há 19 anos."

Município inicia vacinação de servidores contra gripe A


A Prefeitura Municipal de Socorro iniciou à vacinação de servidores da Secretaria Municipal de Socorro contra a gripe A, provocada pelo vírus Influenza H1N1. De acordo com a responsável pela vacinação, a enfermeira Magna Rita dos Santos Lima a iniciativa visa imunizar as pessoas que prestam serviços de saúde à população socorrense.

“Nós que formamos o quadro de funcionários da Saúde precisamos estar bem para que não haja falha de atendimento em nenhuma das 26 Unidades Básica de Saúde do município. Por isso demos prioridade aos servidores, cerca de 70% deles já foram imunizados e darão continuidade à prevenção da doença até o mês de abril”, explicou Magna Lima.

Ela explicou que a meta da secretaria é atingir a cobertura vacinal igual ou maior a 80% da população do município, índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Magna acrescentou que não é necessário que as pessoas se desloquem do local onde residem para tomar a vacina, já que a campanha será realizada em todos as unidades de saúde da cidade.

Ainda em relação aos servidores a enfermeira disse que para manter a imunização dos trabalhadores da saúde, a vacinação contra o vírus Influenza H1N1, prossegue até o dia 19 de março. “Após essa data, começam as etapas de prevenção da população”, afirmou.

Confira o calendário de vacinação em Socorro:

- De 22 de março a 2 de abril serão vacinadas gestantes, crianças a partir dos seis meses de idade, menores de dois anos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

- De 5 abril a 23 de abril é a vez das pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

-De 24 de abril a 7 de maio, as doses serão aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais e com doenças crônicas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Massa acredita que 2010 será a melhor temporada


O brasileiro Felipe Massa, piloto da Ferrari, acredita que 2010 marcará seu melhor início de temporada, haja vista a performance da F10 nos testes em Valência, Jerez de la Frontera e em Barcelona.

A escuderia liderou os tempos no primeiro teste em Valência e seguiu na ponta durante todo o mês, com poucos problemas mecânicos e elétricos.

Após uma fraca temporada da Ferrari em 2009, ano que contou com o grave acidente do piloto brasileiro, Massa crê que neste ano será possível "dar a volta por cima" e voltar a brigar pelo título.

Michael Schumacher: voltei a ter alegria no que faço


O alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1 que retorna à categoria no próximo fim de semana a bordo da Mercedes, reconheceu nesta quarta-feira em declaração ao semanário alemão Stern duvidar de si mesmo, mas que isso é um dos motivos de seu êxito como piloto.

"Sempre duvidei de mim mesmo, inclusive nos melhores anos. E acredito que isso ajuda no meu êxito: buscar sempre o detalhe em que posso melhorar", disse o heptacampeão em uma entrevista ao lado de Dieter Zetsche, presidente da Daimler, proprietária da Mercedes.

O que estão fazendo com o Olímpico?


Não dá mais para aceitar sem reclamar e externar indignação, a forma como vêm tratando o Olímpico de Itabaianinha. Desde Janeiro de 2009 o estádio Souzão está interditado e o time que representa a cidade no campeonato sergipano de futebol profissional, tendo que mandar seus jogos em outros municípios, acarretando sérios prejuízos e o deixando longe da sua torcida.

Sabemos que as ordens da Justiça são para serem cumpridas, porém temos também o direito e o dever de não concordar com determinadas situações. O estádio foi construído nos arredores da cidade, em local desabitado, e, tornou-se a principal opção de lazer do povo daquela cidade, pois como todos sabem(menos a promotora local), o futebol é o esporte mais popular do mundo, é uma grande fonte de geração de emprego e é o caminho mais fácil de tirar as crianças das ruas.

Com o crescimento da cidade, o estádio terminou ficando dentro do perímetro urbano rodeado por residências, e, nos dias de jogos as bolas começaram a incomodar os moradores,, fato que deu origem à interdição judicial. Até aí tudo bem, realmente seria necessária a colocação de telas protetoras para evitar o problema. As telas foram colocadas, alguns reparos na estrutura foram feitos, obras que duraram mais de um ano. Agora a dignissíma promotora volta a interditar o estádio. Pergunta-se, o que é que está faltando? Por favor deixem de persseguir o Olímpico.

Prefeitura realiza limpeza em unidade de ensino


Na manhã desta terça-feira, 09, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou um mutirão de limpeza nas áreas internas e externa da Escola Estadual Marinalva Alves, no Loteamento Cajueiro, no Conjunto Marcos Freire II. A assessora da Coordenação da Escola, Neuza Timóteo de Souza, disse que fez a solicitação ao prefeito Fábio Henrique e foi atendida de imediato. “Os alunos e a direção da escola não tem palavras para agradecer o apoio recebido da prefeitura”, destacou.

Neuza lembrou que mesmo não sendo obrigação da prefeitura fazer a limpeza do prédio, uma vez que a escola é estadual, de imediato o prefeito acatou a solicitação e acionou a Diretoria de Espaços Públicos do município. “Essa escola nunca recebeu manutenção e tanto a área interna como externa estava totalmente abandonada, mas graças a atenção do Fábio Henrique hoje recebemos esse mutirão de limpeza e de imediato podemos ver a grande diferença. Os alunos estão super felizes e todo corpo docente também”, informou.

Ao todo 22 agentes, distribuídos em duas equipes, trabalharam sem parar na localidade nesta manhã, executando serviços de limpeza, capinação, varrição e pintura. Segundo o diretor de Espaços Públicos, Urbanismo e Iluminação, da Secretaria de Obras, Carlos Augusto Figueiredo, a previsão para o término dos serviços é a próxima quarta-feira.

´´Assim que a solicitação foi feita, o prefeito nos ligou e pediu que déssemos uma atenção especial ao pedido. Também foi solicitada a retirada de duas caixas coletoras na rua do fundo da escola, devido a mau cheiro gerado pelo lixo. Havia um vazamento de água na localidade, por conta de algumas pedras de alicerce que obstruía a calçada, ligamos para Deso e o serviço já foi executado”, disse Carlos Augusto ao afirmar que a Secretaria de Obras vai efetuar ar manutenção dos serviços realizados na localidade.

terça-feira, 9 de março de 2010

Obras do Complexo Taiçoca são retomadas no Marcos Freire III


As obras de recapeamento asfáltico realizadas pelo Governo do Estado no Complexo Taiçoca em Nossa Senhora do Socorro, foram retomadas na manhã desta segunda-feira, 8. A ordem de serviço dessa obra foi assinada pelo governador Marcelo Déda e pelo prefeito Fábio Henrique, em 2009. Os serviços são supervisionados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município.

Desde que foi iniciado o recapeamento já passou por vários conjuntos habitacionais do município, a exemplo do conjunto João Alves, e algumas avenidas de acesso aos conjuntos Marcos Freire II e III. Nesta manha as equipes trabalharam na rótula da primeira etapa do conjunto Marcos Freire III, onde toda a malha viária está sendo recuperada.

No local trabalhavam 16 operários, mais caminhões que faziam o deslocamento da massa asfáltica da usina para a avenida. Ainda um veículo rolo compactador de chapa, um rolo de pneu e uma máquina que realiza o acabamento do asfalto. A previsão é que sejam utilizadas cerca de 400 toneladas de massa asfáltica em uma área de 300 metros de extensão.

O encarregado de obras da Torre, Reinaldo de Jesus, explicou que por conta no atraso do calendário das obras foram disponibilizados um quantitativo maior de operários e máquinas para agilizar os serviços.

Ele também informou que após realizar as atividades no Marcos Freire, a equipe será deslocada para executar o recapeamento da avenida principal do conjunto Albano Franco. “Queremos finalizar os serviços no Marcos Freire ainda nesta segunda-feira pela manhã, para em seguida iniciarmos as obras no Albano”, concluiu

segunda-feira, 8 de março de 2010

Emoção marca Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher


Os vereadores não pouparam as palavras e expressaram o reconhecimento da luta diária do público feminino, ressaltando as suas conquistas no decorrer dos anos e a sua participação nas mais diversas esferas da sociedade.




Chico Buchinho afirmou que é preciso acabar com o preconceito contra a mulher
O vereador Chico Buchinho (PT) discursou da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em homenagem às mulheres nesta segunda-feira, 8 de março, data dedicada a elas.


Entrega de flores encerra Sessão Especial dedicada à mulher
Em nome dos colegas vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) subiu à tribuna da Casa, para homenagear as vereadoras, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. "O cerimonial e os colegas me incumbiram desta tarefa. Queremos entregar estas flores à vice-presidente Miriam Ribeiro, em nome das demais parlamentares".




Danilo relembra a história que originou o Dia da Mulher
Para homenagear todas as mulheres nesta segunda-feira, 8/3, o vereador Danilo Segundo (PSB) contou da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a história que originou o "Dia Internacional da Mulher"

Urbanização da Praça na Avenida Lourenço Matos de Barros é inaugurada


A noite deste sábado foi marcada por grandes realizações da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro no conjunto Jardim. Entre elas está a inauguração da inauguração da urbanização da Praça da Avenida Lourenço de Barros Matos. “Uma homenagem extremamente justa a pessoas que vivem aqui e lutaram pelo engrandecimento do conjunto”, declarou o prefeito Fábio Henrique, referindo-se ao nome da nova praça.

Durante a solenidade o prefeito ressaltou a importância de a comunidade ajudar a manter o bem público. “Faço um apelo à comunidade para cuidar dessa praça. Ajudem a prefeitura nesse sentido. Vamos passar sempre com o carro pipa por aqui para molhar a grama e peço aos moradores que também zelem por esse patrimônio. Estamos fazendo a nossa parte e a comunidade também tem que ajudar”, ressaltou.

Um dos filhos do homenageado, Lenivaldo de Jesus Santos, falou sobre a satisfação de ver o nome de seu pai em uma das principais avenidas do conjunto Jardim. “Eu e minha família ficamos muito felizes por esse presente. Fábio Henrique está de parabéns”, disse, ao acrescentar que os investimentos que a prefeitura vem fazendo na comunidade têm ajudado a população do conjunto Jardim a superar os preconceitos.

´´Nós moramos aqui há muito tempo e o conjunto Jardim era muito discriminado. Quem dizia que morava aqui tinha dificuldades até de arranjar emprego. Hoje em dia, as coisas já estão começando a mudar. Fábio Henrique tem feito muito por todos nós e agora temos é orgulho de dizer que moramos no conjunto Jardim”, afirmou ele.

Confiança e Sergipe insistem em não vencer



Os dois times de maior torcida do nosso estado, estão atravessando um péssimo momento dentro no Sergipão 2010. O Confiança, bi-campeão sergipano, está a sete jogos sem saber o sabor de uma vitória, isto sem falar no jôgo contra o Fluminense-RJ, partida válida pela Copa do Brasil. A situação não é pior, porque o Dragão começou o campeonato vencendo todos os seus compromissos, vitórias que lhe renderam doze pontos.

Já o Sergipe, detentor da maior torcida, este vive momentos de sérias dificuldades técnica, administrativa e financeira. No campeonato venceu duas vezes e empatou seis e perdeu três, totalizando doze pontos. Como perdeu três pontos por ter colocado um atleta irregular, está bem perto do rebaixamento. è certo que ainda serão disputados vinte e hum pontos, mas, não esqueçam, que um a pouco tempo faltavam dezoito rodadas, agora só faltam sete. Ao menos para o Sergipe, todo cuidado é pouco.

Confraternização: servidores públicos e militares participam de torneio


A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro realizou na manhã do último sábado, 6, um torneio de futebol de confraternização entre times formados por servidores do município e policiais militares do 5° Batalhão da Polícia Militar, da Rádio Patrulha e Batalhão de Choque. A iniciativa teve como objetivo agradecer aos militares pelos serviços prestados na manutenção da ordem pública e segurança do município durante os festejos carnavalescos 2010.

´´O importante dessa festa foi à confraternização. O município está oferecendo um almoço aos policiais em reconhecimento ao trabalho que eles fizeram durante nossos festejos de carnaval, principalmente, no arrastão dos conjuntos Jardim e Parque dos Faróis, onde houve uma presença maciça de mais de 20 mil foliões por dia, que brincaram com muita tranqüilidade e segurança”, declarou o prefeito Fábio Henrique.

A decisão da disputa ficou entre os times do 5° Batalhão da PM, Rádio Patrulha e Batalhão de Choque. Mas, o jogo acabou empatado com um placar de 1 X 1. E na disputa de pênaltis, o grande vencedor foi o time da Rádio Patrulha e Batalhão de Choque. “Ficamos felizes por essa iniciativa do prefeito. É um reconhecimento importante do trabalho eficiente dos militares que fizeram um policiamento ostensivo durante o carnaval de Socorro”, afirmou o comandante do 5° Batalhão da PM, coronel Enilson Aragão.

No torneio, o time de Socorro formado por servidores, secretários e vereadores do município ficou em 3° lugar. Na disputa pela segunda colocação, os servidores do município empataram o jogo com um gol marcado pelo coordenador de Esportes, Wallace Adan, e outro pelo secretário de Planejamento Eliel Felipe, fechando um placar de 2 X 2.

Na disputa dos pênaltis, o troféu do 2° lugar ficou para o 5° Batalhão da PM. Ao final das partidas o prefeito Fábio Henrique fez a entrega da premiação e aproveitou a oportunidade para agradecer pessoalmente aos oficiais da Polícia Militar pelo apoio e trabalho que vem realizando em Socorro.

domingo, 7 de março de 2010

CMA homenageará funcionárias no Dia da Mulher


Na próxima segunda, 8 de Março, a Câmara Muncipal de Aracaju (CMA) irá homenagear as funcionárias da Casa, com uma Sessão Especial em comemoração ao Dia da Mulher. O evento contará com a presença das esposas dos vereadores e personalidades femininas que exercem funções nas mais diversas áreas do setor público e privado. Entre as convidadas especiais estão a promotora Euza Missano; a delegada Catarina Feitosa, coordenadora da Polícia Civil da capital; e da defensora pública Emília Corrêa.

Inscrições para concursos da CMA são prorrogadas

Permanecem abertas até o dia 23 de março as inscrições nos concursos para a escolha do hino e da bandeira da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O edital lançado em dezembro do ano passado previa inicialmente o período de inscrições entre os dias 5 de janeiro de 2010 e 26 de fevereiro de 2010. A data foi prorrogada para que os interessados ainda possam participar do concurso neste mês de março, quando o Legislativo Municipal completa 155 anos de fundação. “ A intenção do concurso é, justamente, comemorar e homenagear a Câmara pelo seu aniversário”, explicou o presidente da Casa Legislativa, vereador Emmanuel Nascimento (

sábado, 6 de março de 2010

Dunga: “2006 de novo, não”


Dunga: “2006 de novo, não”

Se à imprensa fluminense o treinador da Seleção não comentou o episódio literalmente, Dunga deixou um recado a Adriano e outros afeitos às badalações: “Já disse e vou repetir: não vão fazer o que fizeram no Mundial de 2006, na Alemanha. E não é só porque não quero. É porque eu não quero, o presidente da CBF não quer, os próprios jogadores não querem e os torcedores brasileiros também não querem”.

Obras seguem em todas as regiões de Socorro


Verificar o andamento das obras e avaliar novas demandas. Esse foi o objetivo das inspeções técnicas, realizada pelo prefeito Fábio Henrique, as várias obras espalhadas pelo município. As inspeções foram iniciadas pela Praça Carlito Barbosa, localizada no conjunto Jardim, na manhã desta sexta-feira, 5. A ação teve como fim verificar a conclusão dos últimos reparos feitos no local, para a inauguração que acontece no sábado.

Acompanhado pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Wagner Lucena, o prefeito aproveitou as inspeções para ouvir algumas explicações e esclarecer dúvidas relativas a questões técnicos das obras. “Desde o início da gestão que nos realizamos essas visitas para verificar o andamento da obras e observar o que pode ser melhorado. Até porque essas obras têm como finalidade única melhorar a qualidade de vida dos socorrenses, seja com a construção de novas áreas de lazer e ofertas de novos serviços, como a criação do Caps Infantil”, destacou Fábio Henrique.

Na ocasião ele verificou o andamento das obras de implantação da rede de drenagem de esgoto, no Jardim. A recuperação de rede de esgoto e colocação de piçarra, na Rua 20; ainda a implantação da rede de drenagem na Rua A, Loteamento Itacanema II, ambas no conjunto Parque dos Faróis.

Durante as paradas Fábio Henrique conversou com proprietários de estabelecimento comercial e moradores das duas localidades. “Essa rua estava péssima, depois que a prefeitura mandou passar a máquina e arrumar a rede de esgoto melhorou cem por cento”, elogiou o técnico Elenilton, dono da oficina de conserto de eletrodomésticos.

No Complexo Taiçoca, a visita seguiu para uma série de obras que são realizadas pelo município no conjunto Marcos Freire II. A primeira foi à reforma do prédio da antiga Unidade de Saúde Dr. Augusto Cesar Leite Franco, que depois de concluída funcionará como Centro de Atendimento Psicossocial In (Caps) Infantil, o primeiro do interior.

Ainda no Marcos Freire II, ele conferiu a obra de construção, da mureta de proteção em toda a extensão do canal próximo à área de lazer, localizada entre as Ruas 20 e 21, nas proximidades do Loteamento Cajueiro. Ele encerrou as inspeções verificando as obras do recapeamento asfáltico, em 24 ruas, no conjunto. As obras feitas com recursos próprios da prefeitura estão orçadas em R$ 1,2 mil.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Emmanuel cobra medidas no trânsito do Centro da capital


Thursday, 04 March 2010 10:37 Alexandra Brito e Grecy Andrade


O presidente da Câmara da Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), cobrou uma ação da administração municipal, no sentido de amenizar as dificuldades que existem no trânsito do Centro da capital. "Não tem guarda, o congestionamento é intenso e além disso, nos retornos os motoristas formam fila dupla, o que dificulta ainda mais o trânsito nessas vias", informou.

De acordo com o parlamentar, essa região é complexa, já que depende dos sinais de trânsito, da conscientização dos motoristas e muitos deles não tem formação adequada. "Eu já vi até um policial parando em fila dupla para ir à farmácia", relatou.

Emmanuel Nascimento comentou ainda que nos dias de sábado a situação se agrava, pois há um fluxo intenso de veículos até o Mercado Municipal. "O trânsito fica caótico, não há nenhum guarda para organizar o trânsito na área. O problema do trânsito não é só da capital sergipana, mas sim um problema mundial", explicou.

De acordo com o parlamentar, pesquisas apontam que aproximadamente mil carros novos são adquiridos no município por mês. "Solicito em nome do povo de Aracaju, dos moradores e trabalhadores do Centro da capital e da rua Laranjeiras, que alguma ação seja tomada para melhorar o trânsito nessas localidades".

Para Emmanuel, se nada for feito, a tendência é que os problemas no trânsito na área se agravem a cada dia. "É preciso estudar uma maneira de atender à população satisfatoriamente", finalizou.

Caminhada abre Semana da Mulher em Socorro


A 2ª Caminhada das Mulheres pela Paz acontece nesta sexta-feira, 5, em Nossa Senhora do Socorro. A atividade dará início a programação relativa às comemorações do Dia Internacional da Mulher celebrado, no dia 8 de março. A iniciativa é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate a Pobreza, da prefeitura do município.

A concentração se dará na rótula da ponte do conjunto Marcos Freire II, a partir das 14h, com encerramento na Praça Hilton Lopes no conjunto João Alves. O evento promete repetir o sucesso da edição 2009, com a participação maciça das mulheres socorrenses.

Durante a semana a Secretaria de Assistência Social vai promover diversas reuniões e palestras com as mães inseridas nos programas sociais do município a exemplo do Pró Jovem, Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros.

Já a Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar ao longo da semana a intensificação de vários exames da saúde da mulher, a exemplo do exame de prevenção do colo do útero. Também serão realizados atendimento odontológico e palestras educativas, nas 36 unidades de Saúde da Família do município.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dragão perde mais uma e técnico pode cair


Mesmo sem ser o maior culpado, o técnico do Confiança, Gilmar Silva, pode ser demitido pela direção proletária. A torcida já começa manifestar-se e isto sempre termina afetando diretamente aquele que comanda. Se perguntarmos se a culpa é do Gilmar? a resposta é simples: claro que não.

Para este blog, o grande erro do Confiança, foi o desentendimento que ocorreu envolvendo o presidente Milton Dantas e o ex-diretor Jorge Luiz, culminando com a demissão do técnico Polozzi, que sequer teve tempo de mostrar o seu trabalho. Naquele momento, a imprensa já reconhecia que, mesmo vencendo seus jogos, o time não rendia um bom futebol.

Embalado pelas vitórias, o presidente do Dragão preocupou-se apenas em sustentar um litígio com o ex-diretor e não tratou de buscar os reforços para suprir as deficiências mostradas por unanimidade pela imprensa e por boa parte da torcida. Agora a seis jogos sem vitória no campeonato, terão que de cabeça fria buscar uma solução para o declínio. Será que só mudando o técnico resolve? Com a palavra a direção proletária.

Capítulo X um pouco de mim


Mesmo com tantas dificuldades, o garoto Zizinho sempre acreditava que um dia as coisas iriam mudar, mesmo não tendo mais condições de estudar, por falta de tempo e condições, com muita persistência, buscava sempre ler tudo que encontrava pela frente. Um dos meios encontrados para sempre estar em dia com a leitura, foi buscar nos tonéis de lixo, colocados em frente às mansões da Avenida Simeão Sobral, local onde residia a burguesia de Aracaju, os jornais e revistas que alí eram jogados. Com muita paciência, Zizinho retirava as páginas sujas e aproveitava o que sobrava, para ler nos poucos momentos de folga.

Foi em uma dessas leituras, que nasceu a vocação para a profissão de radialista. Nos jornais ele grifava todas as notícias e à noite, fechava a mão direita e a utilizava como se fosse um microfone, empostava a voz e procurava imitar o radialista Silva Lima, apresentador do noticiário "Informativo Cinzano". Em outras oportunidades, grifava trechos do Jornal dos Esportes, que traziam os gráficos dos goals da rodada do campeonato de futebol do Rio de Janeiro, e, procurava narrar o que alí estava escrito. Estes exercícios foram fundamentais para que Zizinho tomasse gosto pela profissão.

A sobrevivência continuava difícil para o pequeno guerreiro, porém nada conseguia retirar da sua cabeça que um dia seria um homem de rádio, haja vista que, jogar futebol, apesar de ser a sua paixão, naquela época não lhe rendia dinheiro, por sinal o que mais ele necessitava. Neste espaço de tempo trabalhando nas Olarias, Zizinho conheceu uma menina, morena como ele, bonita e muito corajosa. Esta jovem de família humilde, também trabalhava em uma das Olarias, e, os encontros foram se tornando frequentes, principalmente nos ensaios de quadrilha que eram realizados na casa do Sr. Pedrinho.

Neste período da sua vida, Zizinho mesmo tendo começado um namoro com a morana Maria, iniciou um pequeno romance com uma jovem branca, de família classe média, filha do Sr. Zequinha e dona Alaíde, o nome da jovem era Luzia. naquela época quem trabalhava na matança dos porcos, no Matadouro Modelo, era considerado rico, este era o caso do Sr. Zequinha, o pai de Luzia. O namoro durou poco mais de três dias, pois ao tomar conhecimento do romance, o Sr. Zequinha obrigou que o namoro fosse desfeito e o pior, proibiu Zizinho de transitar pela rua onde a jovem residia, sob pena de sofrer sérias represálias. (Aguardem o próximo capítulo).

Dragão perde mais uma e técnico pode cair


Mesmo sem ser o maior culpado, o técnico do Confiança, Gilmar Silva, pode ser demitido pela direção proletária. A torcida já começa manifestar-se e isto sempre termina afetando diretamente aquele que comanda. Se perguntarmos se a culpa é do Gilmar? a resposta é simples: claro que não.

Para este blog, o grande erro do Confiança, foi o desentendimento que ocorreu envolvendo o presidente Milton Dantas e o ex-diretor Jorge Luiz, culminando com a demissão do técnico Polozzi, que sequer teve tempo de mostrar o seu trabalho. Naquele momento, a imprensa já reconhecia que, mesmo vencendo seus jogos, o time não rendia um bom futebol.

Embalado pelas vitórias, o presidente do Dragão preocupou-se apenas em sustentar um litígio com o ex-diretor e não tratou de buscar os reforços para suprir as deficiências mostradas por unanimidade pela imprensa e por boa parte da torcida. Agora a seis jogos sem vitória no campeonato, terão que de cabeça fria buscar uma solução para o declínio. Será que só mudando o técnico resolve? Com a palavra a direção proletária.

Atletismo socorrense é destaque em competições


A servidora e atleta de Nossa Senhora do Socorro, Nadiane Andrade Pinto, 27 anos, ganhou mais duas provas de atletismo. A primeira vitória foi na 7ª Corrida Rústica Unidos Ombro a Ombro, realizada na orla de Aracaju no último dia 28. Ela percorreu 9,5 quilômetros em 38 minutos e conquistou o 2º lugar. Já na Corrida de Santo Antônio, realizada no dia 20 de fevereiro em comemoração ao aniversário do bairro, de mesmo nome, ela conquistou a terceira colocação.

A luta da atleta para se superar cada vez mais não pára por aí. Ela já está se preparando para participar da competição mais importante do Estado. A Corrida Cidade de Aracaju, que acontece no dia do aniversário da capital, 17 de março. “Os atletas saem de São Cristóvão em direção à Aracaju. É a mais importante competição de Sergipe. Ano passado disputei com mais de mil atletas e fiquei em segundo lugar”, disse ao ressaltar que na edição deste ano, pretende continuar entre as primeiras colocadas. “Estou treinando bastante e vou brigar para conquistar uma vaga entre as cinco melhores do Estado”, afirmou.

Nadiane elogiou o apóio da prefeitura de Socorro em sua grande paixão, o atletismo. “Sou funcionária do município e sempre que preciso de liberação para treinar, eles me liberam. Além disso, a prefeitura também me patrocina com fardamento esportivo, tênis e ajuda de custo quando preciso viajar para participar de uma competição fora do Estado. Esse apoio é muito importante porque o atleta precisa de uma boa alimentação, de suplementos alimentares e recursos para participar das competições”, destacou.

A atleta tricampeã na Corrida Socorrense contou orgulhosa que a prefeitura de Socorro é sua patrocinadora oficial em todas as suas participações, em competições de atletismo há mais de três anos. “Comecei a receber o apóio da prefeitura desde que ganhei a primeira competição e consegui destaque”, concluiu.

quarta-feira, 3 de março de 2010

IBGE inicia processo de seleção para recenseador em Socorro


Uma oportunidade de emprego para jovens e adultos que residem em Nossa Senhora do Socorro. É que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou processo seletivo simplicado para recenseador. As inscrições podem ser feitas através dos postos credenciados dos Correios e pela internet. Em Socorro são ofertadas 149 vagas, sendo 141 para recenseador e oito para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), a idade mínima exigida é 18 anos.

De acordo com o coordenador Sub-Área do IBGE, unidade estadual em Sergipe, Moises Araujo Guimarães, a oferta de vagas nos município é uma forma de convocar os socorrenses para trabalhar na cidade em que reside. “Essas pessoas já conhecem o município e o costume dos moradores que serão entrevistados, por isso o instituto resolveu trabalhar dessa forma”, explicou ele durante visita a Secretaria Municipal de Planejamento, na manhã desta terça-feira, 2.

As vagas no município foram desmembradas em três áreas: na sede do município, são disponibilizadas 36 vagas de recenseador e duas para PNE; no conjunto Jardim são 40 vagas para recenseador e duas para PNE e no Complexo Taiçoca, são 65 para recenseador e quatro PNE. A remuneração paga será de acordo com a produção, o recenseador vai receber 13° salário proporcional.

Os candidatos podem efetuar as inscrições nos postos credenciados das agências do Correios até 19/03/2010. Na sede, a agência na Praça Getúlio Vargas, 144, Centro e no conjunto João Alves, na agência localizada na Avenida ‘J’, 473, Taiçoca. Uma das exigências para exercer a função de recenseador, é ter concluído o Ensino Fundamental, antigo 1° grau. Pela internet as inscrições podem ser efetuadas através do endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio: http://www.cesgrario.org.br até o dia 04/04/2010. A taxa de inscrição é R$18 reais.

Reunião

Micheli Marri assistente social da Secretaria de Planejamento

Moises Araujo

Processo Seletivo do IBGE

terça-feira, 2 de março de 2010

Photos de Sergipe, o maior acervo de fotos do nosso estado



O repórter fotográfico Cesar Oliveira, ou simplesmente Cesar Fotógrafo, hoje um dos mais conceituados profissionais(para mim o melhor), do nosso estado, começou a sua brilhante carreira utilizando esta pequena máquina fotográfica que está à esquerda do leitor.

Com muito esforço, o jovem fotógrafo, procurou investir em sua profissão, não mediu esforços e trabalhando dia a noite, conseguiu comprar equipamentos sofisticados e de última geração, para oferecer aos seus clientes (e são muitos), o que de melhor um profissional da fotografia, que preza deve oferecer.

Hoje este brilhante profissional dono do site Photosdesergipe.com.br, está nos brindando com equipamentos de alto nível, como o que você está vendo à direita, exibindo o maior acervo de fotos dos diversos pontos turísticos do nosso estado.

Para contar com o trabalho fotográfico/profissional de Cesar Oliveira, acesse o site photosdesergipe.com.br e tire as suas dúvidas.

Confiança e River desfalcados para o jôgo desta quarta


Mais um clássico movimenta o campeonato sergipano de futebol profissional, nesta quarta-feira(03.03).

Às 20h30 jogarão no Batistão as equipes do Confiança x River Plate.

Para esta partida que envolve o que chamamos de matriz e filial, o Dragão do bairro Industrial não podera contar com a participação do lateral direito Jadson. Em contrapartida, o time do Gilmar Silva terá à disposição nada menos do que quatro dos novos contratados.

Já o time do interior, o River Plate de Carmópolis, também não contará com o seu lateral direito Glauber. Para o seu lugar o técnico Rocha deve escalar o jovem Israel.

No dia 04.04,(quinta-feira), teremos mais quatro jogos, complementando a 10a rodada:

7 de Junho x Riachuelo

Guarany x Sergipe

São Domingos x América

Olimpico x Itabaiana