terça-feira, 27 de abril de 2010

Campanha de Vacinação do Idoso terá inicio dia 8


Por determinação do Ministério da Saúde, o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, contra a gripe comum, foi alterado. A Campanha, que começaria no último sábado, 24, teve o início adiado para 8 de maio nos Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Seguindo o cronograma Nacional, o município de Nossa Senhora do Socorro realizará o dia “ D” da Vacinação, no dia 8 de maio, que seguirá até o dia 21 desse mesmo mês. A alteração, segundo o ministério, não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.

A decisão de alterar o calendário foi tomada no último dia 16 pelo Ministério da Saúde, em parceria com os Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) da Saúde, após informe do Instituto Butantã – único laboratório público que fabrica a vacina no Brasil – que disse que não conseguiria entregar os 18 milhões de doses para que a imunização fosse realizada, até o dia 24 de abril. No momento, apenas seis milhões de doses foram entregues.

Sendo assim, os idosos que moram no município só poderão tomar a vacina entre os dias 8 e 21 de maio. Lembrando que quem tem mais de 60 anos de idade e é portador de doença crônica terá que procurar uma Unidade de Saúde duas vezes este ano – uma para receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – e outra, logo após, para ser imunizado contra a gripe comum.

´´Esse adiamento não trará nenhum prejuízo aos idosos. O importante é que o mesmo receba a vacina sazonal, antes do inverno, que é a época mais propicia ao aparecimento da gripe, devido a queda na temperatura e a intensificação das chuvas na nossa região”, destacou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rita Perete. “Já os idosos portadores de doenças crônicas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe A, podem procurar um posto e tomar dose”, completou.

Gripe H1N1
A Secretaria da Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro já vacinou mais de 21 mil pessoas contra a Gripe A, vírus influenza H1N1. Por determinação do Ministério da Saúde, a terceira etapa da imunização que está voltada pra alcançar a população de 20 a 29 anos de idade, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos não idosos - que terminaria nesta sexta-feira, 23, foi prorrogada. Já a quarta etapa que teria inicio dia 24, foi adiada e terá inicio dia 8, seguindo até o dia 21 de maio

Confira o calendário de Vacina contra a Gripe A
- De 8 a 21 de maio, as doses serão aplicadas em pessoas com 60 anos de idade ou mais, e com doenças crônicas;
- De 10 a 21 de maio é a vez dos adultos de 30 a 39 anos de idade serem vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário