sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto Mais Educação beneficia 19 escolas socorrenses


Dezenove das 37 escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro foram escolhidas pelo Ministério de Educação (MEC), para integrar o projeto Mais Educação. O programa é destinado a alunos em situação de vulnerabilidade social, como idade defasada, dificuldade de aprendizagem e altos índices de evasão ou repetência. O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos uma escola em turno integral, funcionando em turno inverso das aulas.

Em Socorro cerca de 1,9 mil crianças participam de atividades esportivas, recreativas, ambientais, artísticas e culturais, além de reforço escolar e projetos de comunicação, como rádio e jornal escolar do Mais Educação. O secretário de Educação do município, Wellington Mangueira, explicou que o programa tem a finalidade de integrar a escola com a comunidade.

´´Esse programa torna a escola integral não só pelo complemento escolar, mas cuidar além da mente, também do corpo, o que acaba se tornando um compromisso de toda a sociedade. É a educação cidadã, que foi implementada graças aos esforços de toda a equipe da secretaria”, afirmou Mangueira.

As atividades ocorrem em parcerias com ginásios, sindicatos, igrejas e associações recreativas e de moradores. Um dos espaços utilizados pelos estudantes da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos , do conjunto Parque dos Faróis, é o Centro Cultural José do Prado Franco Sobrinho, que também fica localizado no conjunto.

Segundo a diretora da escola, Cleide Alves, 100 crianças dos turnos da manhã e tarde, se revezam em seis turmas diariamente, para participar das oficinas. “A aceitação é tão grande que os próprios alunos vem nos procurar querendo se integrar ao projeto. Os pais então, nem se fala, estão super satisfeitos e felizes” afirmou Deise ao acrescentar que desde o inicio das oficinas já é possível ver a melhora tanto no comportamento como no aprendizado dos alunos.

Sobre o Mais Educação – O projeto é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. A operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola (IEE), indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

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